Acho que todo mundo já ouviu falar de Malala Yousafzai, ainda assim deve ter quem não tenha lido a história dessa corajosa garota que só queria ter direito de ir para a escola.
Eu já li a versão biográfica, mas não pude resistir a essa versão, delicadamente ilustrada por Bruna Assis Brasil, que conta em linguagem bem acessível para que crianças possam entender quem é e o que aconteceu com essa menina.
Claro que se trata do resumo de tudo, mas está bem explicado e traz uns vocábulos locais para que não reste dúvida das figuras envolvidas e até itens culturais como os trajes e costumes.
A jornalista Adriana Carranca, que correu grandes riscos nessa jornada, conta o que descobriu sobre o período que antecedeu a tentativa de assassinato e o que viram as pessoas próximas a Malala.
Fica a dica para os pais, pois acredito que esse seja um bom livro para apresentar às crianças e mostrar como elas são abençoadas por terem direito de ir a escola sem temer por isso, sem que isso represente um risco diário à vida, e como a educação pode mudar uma vida, um mundo.
Nunca vou me cansar de ler e reler a história dessa menina inspiradora, que teve a sorte de nascer numa família atípica naquela cultura onde as mulheres não tem voz, nem vez, cujo pai sempre acreditou na igualdade e educação, e que tem feito bom uso de sua benção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário