29 de janeiro de 2018

Livro: O Senhor dos Anéis - volume único, de J. R. R. Tolkien

Missão cumprida!

Não tem outro jeito de começar esse post, já que é uma missão ler O Senhor dos Anéis em volume único!

Minha "missão" começou quando, conversando com umas amigas sobre aventuras, elas insistiram que eu lesse o livro, porque acreditavam que eu gostaria da saga.

Decidi arriscar, porque a quantidade de páginas nem era das mais assustadoras (se considerar, por exemplo, que Harry Potter, do 1 ao 7 tem, aproximadamente, 3.283 páginas), tendo 1.228.

Comecei no final do ano passado e consegui encerrar a saga na segunda semana de 2018. Nada mal para quem estava quase sem tempo para ler e com o sono atrasado.

A vontade de terminar logo a leitura tinha muito a ver com o fato de que eu havia decidido ler primeiro e assistir ao filme depois, já que ao final da leitura de "Sociedade do Anel", eu assisti o primeiro dos 3 filmes e descobri que sem o livro, várias partes ficam sem sentido ou incompletos.

O livro começa no Condado onde vivem os hobbits, serem pequenos, menores que anões, e que levam a vida mais pacata de qualquer outra região. São praticamente desconhecidos, porque são pequenos e vivem escondidos em tocas, aquelas coisas fofas que todo mundo já deve ter visto, nem que seja no cartaz do filme, com portas redondas e rodeadas por jardins floridos.

O foco da história está em um anel, O um anel, que teria o poder de dominar a tudo e a todos. Um anel com vontade própria e que contamina quem o detém. Mas agora, a Sociedade do Anel tem uma certeza, ele deve ser destruído, como deveria ter acontecido na última grande batalha, mas que por culpa da ganância de um homem, não foi e a maldição do anel voltava a afetar a paz da Terra-Média.

O livro passa em cenários descritos em detalhes que só botânicos conseguiriam visualizar (tem nome de cada árvore que eu nunca ouvi na vida, que só buscando no Google para saber o que Tolkien dizia) e parte do princípio que o leitor tem uma noção absurda de direção. É um tal de viraram a direita na árvore tal, depois rumaram ao norte, depois viraram para o leste... gente, eu não sei dizer nem para que lado estou virada quando estou na rua, imagina num mundo descrito?

Mas muita calma, antes que fãs incondicionais de Tolkien que, eventualmente, possam estar lendo isso, eu não disse que a história é ruim. Muito pelo contrário. Tolkien que cansa quando começa a enrolar muito com descrições de caminhos incompreensíveis para a maioria (me incluo nesse grupo), faz descrições deslumbrantes de passagens históricas e personagens como poucos autores fazem. O cuidado em explicar a ligação entre as pessoas, os reinos, o passado e o presente da história, são de deixar qualquer leitor apaixonado.

Uma parte que minhas amigas disseram ter achado enfadonho era a festa de Bilbo, logo no começo da história, mas eu adorei! Saber como eram os costumes dos hobbits, como foi a festa, as picuinhas de parentes e conhecidos, e até os bicos, show de bola!

E a cada novo reino visitado, novos personagens conhecidos, você se encanta. Eu só queria que ele tivesse economizado no "vira a direita, ruma para o norte depois que passa um lugar, ruma para leste depois do tal ponto", porque eu não consigo visualizar pontos cardeais. Só não me senti só nessa sensação, porque quando contei para uns amigos sobre isso, eles concordaram que era desnecessário ficar indicando direção.

Enfim, eu gostei, mas para ser muito sincera (por favor, isso é só uma questão de preferência que, eu sei, muitos descordam) eu ainda prefiro Harry Potter e até Percy Jackson.

Recomendo a leitura antes do filme, fortemente, porque sem as informações do livro, algumas passagens do filme podem ficar sem sentido ou faltando um sentido e, não leiam o livro achando que cada parte é independente, porque não é. O ideal é que você leia em volume único para não ficar como eu fiquei ao final da última página da primeira parte, com cara de "WTF?". rs

E se for comprar o livro é bom fazer uma boa pesquisa. Eu comprei o volume único por menos da metade do preço que se vê por aí, porque aproveitei uma promoção de momento da Livraria Saraiva e nem era Black Friday.

Boa Leitura!

ps: mais alguém acha que Sam é o verdadeiro herói?

Nenhum comentário:

Postar um comentário