25 de abril de 2016

Review: Leitor Digital LEV com luz da Saraiva

Eu já tenho um e-reader desde 2014, quando o Kobo Glo da Livraria Cultura apareceu num email marketing pela metade do preço, sem ser Black Friday, nem nada.

Desde então sou amante dos leitores digitais pela sua praticidade, apesar de não dispensar um bom livro em papel, porque sou do tipo que ama aquele cheiro típico de livro novo.

Para quem lê na cama como eu vai concordar que carregar o leitor digital de 6" é bem mais fácil e leve do que segurar um livro de 500 páginas.

Mesmo no ônibus ou metrô, é mais fácil abrir o leitor do que um livrão. Sem contar que você só precisa de 1 dedo para virar a página no digital. Claro que se tiver imagens no livro você vai querer ver o livro físico, porque o leitor padrão não tem cores, nem resolução para belas imagens.

Eis que meu pai, que tem a visão bem fraca, sofria para ler à noite, já que ele precisa de óculos, luz e não consegue ficar com um livro enorme na cara, foi apresentado ao meu Kobo Glo e curtiu. Só que ele não é do tipo que lê muitos livros, acho que por preguiça, então 1 livro de 500 páginas pode durar o ano inteiro. rs

Pelo preço dos leitores com luz, ele tinha deixado a ideia de lado, até a última Black Friday, quando a Saraiva resolveu colocar em promoção seu LEV com luz pelo mesmo preço do sem luz e com frete grátis!

Quando eu vi, perguntei se ele ainda tinha interesse e ele achou que era uma boa oportunidade para comprar o brinquedinho.

De presente, eu comprei a capa padrão para proteger o leitor. A capa não é muito legal, mas é melhor do que nada, tem todas as aberturas para encaixe no aparelho e tem várias opções de cores.

O LEV não difere muito do Kobo. O formato padrão de livros de ambos é o epub, a tela é de 6", tem 1 botão para menu e o restante dos comandos é na base do touch.

Uma coisa que eu acho mais prático do Kobo Glo do que no LEV com luz é o botão de luz físico que não existe no LEV. Para acender a luz de fundo você precisa acessar o menu do LEV para acender. Não que seja complicado, mas o botão de liga e desliga no Kobo é prático.

Como a Saraiva anuncia o LEV, ele vem com uma Saraiva.

Verdade, você vai usar sua conta na Saraiva para baixar livros gratuitos e suas compras, mas pode carregar com a facilidade do plug and play seus livros e arquivos direto no LEV, usando um cabo USB. E os livros adquiridos pela conta da Saraiva ficam disponíveis para leitura no Saraiva Reader, aplicativo disponível para tablets e smartphones.

O LEV também pode ser sincronizado com o Calibre, um programa maravilhoso e gratuito, que permite você converter arquivos de texto em livros para diversos formatos, além de permitir que você edite ebooks e até crie os seus, tudo de forma intuitiva.

Enfim, assim como o Kobo, se você gosta de ler, vai adorar o LEV.

E qual o melhor? Eu diria que o melhor é aquele que estiver mais barato, mas que tenha luz de fundo, necessariamente.

Sério, eles são todos iguais seja em funcionalidade como em problemas. Se você procurar na internet vai encontrar relatos de uns bugs eventuais para todas as marcas, mas que podem ser facilmente resolvidos em casa.

Um bug que eu dei de cara pouco antes da publicação deste post foi o travamento da tela. No meio de uma leitura, a tela do LEV travou e lá ficou. Eu tentei reiniciá-lo, segurando o botão de ligar por 15 segundos, mas comigo isso não funcionou.

A tentativa seguinte foi colocar no carregador. Assim que liguei na tomada a tela destravou.

Se isso não funcionasse, o próximo passo seria ligar no computador e tentar uma re-sincronização com o aplicativo da Saraiva, mas não cheguei a testar essa alternativa.

Ah, só não vale comprar aqueles que parecem tablets, porque a intensão aqui é exatamente não ter interrupções e se dedicar à leitura. A função wi-fi dos e-readers padrão é só para sincronizar com sua conta e possibilitar que você adquira novos livros da livraria vinculada ao seu leitor.

Boa leitura!

ps: o Kindle, da Amazon, também é a mesma coisa, só que a livraria padrão deles é a Amazon. Se você perguntar para quem tem, os relatos das vantagens e desvantagens serão as mesmas. Eu sei porque conheço quem tenha e por isso concluí que eles são todos iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário