11 de abril de 2016

Livro: Eu Amo Correr e
Palestra: Como Correr Mais e Melhor

O livro "Eu amo correr" é uma publicação da Editora MOL, que tem entre suas publicações mais conhecidas (pelo menos para mim) a Revista Sorria que é vendida nos caixas da rede Droga Raia.

O diferencial da publicação é que sua renda é revertida para auxiliar projetos diversos, destinados a ONGs e instituições assistenciais diversas.

O "Eu amo correr" tem sua renda revertida para 2 entidades: a Ginga Social e o Instituto Mara Gabrili.

A obra é uma coletânea de histórias curtas sobre pessoas que têm na corrida um estilo de vida e até de sobrevivência. E junto de cada história uma dica sobre colaboração, alimentação, ou de como você pode começar ou melhorar sua corrida.

Você pode adquirir o livro no site www.bancadobem.com.br ou nas principais redes de livrarias do país. O meu eu comprei no dia da palestra, na Livraria Cultura. Na ocasião eles deram de brinde uma viseira com o nome do livro estampado e eu ainda consegui uma dedicatória do Marcos Paulo Reis e da Debs Aquino.

E para divulgar o livro, que foi lançado em algum momento de 2014, eles organizaram essa palestra no Teatro Eva Herz, que fica dentro da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.

As senhas foram disputadas e muita gente ficou de fora.

Lá, 3 dos personagens falaram para o público um pouco de suas histórias com a corrida e o que eles fazem hoje.

Primeiro falou a Silvia Cruz, uma ativista da corrida como meio de transporte.

Ela trabalha com gestão ambiental, estudou na Europa e ao retornar para o caos do trânsito de São Paulo, descobriu que era mais rápido correr, mesmo que devagar, do que tentar usar carro. O desafio estava na questão da segurança e das nossas vias, que são horrorosas.

Então ela decidiu montar um grupo de ajuda para quem quiser tentar usar a corrida como meio de deslocamento, à exemplo do Bike Anjo, grupo que ajudar quem quer usar a bike como meio de transporte.

Para conhecer mais basta acessar www.corridaamiga.com.br

Então falou o Marcos Paulo Reis, famoso por sua assessoria esportiva, no passado de atletas de alto rendimento, hoje direcionado àqueles que querem entrar no mundo da corrida com orientação.

Ele começou dizendo "eu nunca vou dizer que maratona faz bem", e justificou que maratona é mesmo coisa de loucos, porque no geral machuca e é muito sofrido treinar e participar de uma corrida dessas. Contou como foram suas experiências em maratona e que a última que ele fez foi horrível em termos de desempenho, mas a mais divertida.

Deixou algumas dicas importantes que eu pratico e recomendo também:
1 - antes de qualquer coisa, vá ao médico para ter certeza que você pode praticar a corrida.
2 - procure se informar. Leia bons materiais sobre o assunto ou procure uma assessoria, porque não adianta só sair correndo. As chances de você se machucar e nunca mais voltar para a corrida são grandes.
3 - quer correr precisa treinar. nada de participar de competições sem treino, porque vai dar errado.
4 - precisa se alimentar direito sem radicalismos. E deixou bem claro que vale tomar uma cerva de vez em quando, o que não dá é para manguaçar.
5 - faça tudo com consciência e preste atenção nos sinais que Deus envia. Sentir mal estar, estar com o batimento cardíaco alterado ou sentir dores são sinais claros de que você precisa se cuidar.
6 - na dúvida, a melhor atividade física é a caminhada acelerada.

Se você quiser treinar com a MPR é só procurar por www.marcospauloreis.net

Por fim, falou a Deborah Aquino, mais conhecida por Debs.

Ela é conhecida no meio da corrida pelo Blog da Debs, que começou como um diário virtual para contar sua vida de mãe e corredora, até o dia que ela descobriu um câncer de mama e o diário passou a contar como a corrida foi sua aliada na luta e na superação da doença.

Ela contou sobre o câncer de um jeito diferente do que eu ouvi outros relatos, porque deu mesmo para sentir a diferença que o treinamento para a maratona havia preparado o psicológico dela para encarar o baque que é encarar a tal doença.

E se você sonha com uma maratona, os 3 pilares dela devem ser os seus também. Acho que mesmo para quem não vai correr uma maratona, esses 3 pilares devem te seguir sempre: pergunte-se sempre "Pra que? Como? e Quando?". Pra que você está fazendo isso? Como você vai fazer para alcançar seu objetivo? e Qual seu prazo para que isso aconteça? Sabendo responder isso, suas chances de obter sucesso são maiores.

E se você gostou do meu resuminho da história desses 3 corredores e quer ler mais histórias assim, compre o livro. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário