30 de novembro de 2015

Kanreki (還暦): a festa dos 60 anos

Os japoneses têm muitas superstições e rituais de passagens diferentes, entre eles os anos em que se comemoram aniversário.

Não é que japonês não faça aniversário todo ano, mas a celebração da data tem idades específicas e que são contadas com 1 ano de diferença em relação aos outros, porque o japonês leva em consideração o calendário chinês e os 9 meses de gestação.

Ainda existe a diferença entre homens e mulheres. As idades importantes são diferentes também, mas não vou escrever sobre isso aqui. Se você tiver muita curiosidade sobre as celebrações, recomendo o site www.culturajaponesa.com.br*.

Enfim, para os homens (no Japão moderno, as mulheres têm começado a celebrar essa idade também) os 60 anos são celebrados como o início de um novo ciclo ou 2ª infância, razão pela qual, o aniversariante costuma se vestir com o traje da foto, remetendo à uma criança.

A decoração da festa costuma ser infantil (claro que nos moldes japoneses, o que não inclui temas do tipo Disney, Avengers ou Discovery Kids rs) e são feitas muitas brincadeiras como numa festa de criança, deixando um clima bem descontraído.

E por que raios eu vim falar disso?

É que o pai de um casal de amigos celebrou recentemente a tal idade e veio o velho problema: o que dar de presente? Meus pais, que também são amigos do aniversariante vieram me perguntar o que eu ia comprar para entrar no rateio do presente, porque também não tinham a menor ideia.

Para mim, presente não pode ser dar por dar. Tem que ser algo ao menos útil ou que seja do real agrado da pessoa presenteada.

Pensando que muitas pessoas têm a mesma dificuldade, vim aqui para deixar minhas sugestões para descobrir ou decidir o que se pode dar.

1 - Tente conversar com a esposa e filhos para saber se há algo que o aniversariante esteja interessado. Muitas coisas a gente não compra pra gente, mas se ganhar vai gostar.
Meu caso: em conversa com a filha
descobri que tudo o que eu tinha em mente,
ou ele tem, ou ele não usa/gosta.
2 - Descubra os hobbies e passatempos da pessoa.
Meu caso: ele só joga bola
eventualmente e gosta de cantar
3 - Descubra gostos: comida e bebida.

Meu caso: ele come chocolates,
mas só do tipo simples e ao leite.
Não bebe, nem fuma.

4 - Se não tiver jeito, no caso dos japoneses, use o velho e bom "envelope". Os envelopes japoneses para tal finalidade são especiais, costumam ter desenhos que simbolizam prosperidade ou tem escrito o ideograma de prosperidade ou de celebração. O valor fica a cargo de quem dá, sendo que para o japonês não importa o valor, mas a intenção.

Mas e as sugestões de presente, você deve estar se perguntando? Logo abaixo.

Não recorremos ao envelope. Compramos um kit da Natura, com itens para barbear, igual ao que minha amiga encontrou no banheiro do pais, e uma caixa de bombons de chocolate ao leite alemães.

Uma lista de sugestões de presentes para um homem que, teoricamente, tem tudo:

  • se ele bebe, descubra qual sua bebida favorita para presente.
  • se ele fuma, talvez uma caixa de bons cubanos ou um belo isqueiro tipo Zippo podem agradar.
  • se ele gosta de ler, você pode procurar por algum lançamento de algum autor no estilo de leitura da pessoa, comprar um vale de alguma boa livraria ou ainda comprar um e-reader do tipo Kobo (Livraria Cultura), Kindle (Amazon) ou Lev (Saraiva).
  • se for uma pessoa ligada em moda, procure a loja da marca que você sabe que a pessoa mais usa.
  • se for uma pessoa que veste traje social todo dia, uma boa camisa sempre vai bem, principalmente as brancas que ficam feias com o uso por mais cuidado que você tenha ao lavar.
  • ainda no traje social, se você tiver como saber, um bom par de sapatos também é um presente legal.
  • se a pessoa é do tipo praia, você pode dar uma Havaianas ou similar. Quem usa sempre sabe que esse tipo de chinelo dura pouco e tem uma variedade bem legal para presentear.
  • se a pessoa curte bebida e chocolate, existem caixas de bombons com bebidas alcoólicas no recheio. Além de tudo, as embalagens costumam ser bem bonitas.
  • se for do tipo vaidoso, um kit de cosméticos é legal. Hoje em dia a maioria das marcas tem linhas dedicadas aos homens.
  • se for ligado em tecnologia, um HD externo pode ser uma boa ou um desses pendrives de personagens de filmes e desenhos. Aqui também dá para dar um vale presente de lojas especializadas.
  • se for ligado em quadrinhos, as livrarias estão repletas de itens que vão desde as revistas, até bonecos (supondo que seu orçamento seja bem grande).
  • se for cinéfilo, seja em DVD ou Bluray, existem lançamentos diversos. O problema é que para saber o gosto, tem que ser mais íntimo da pessoa. Uma saída, de novo, são os vale presentes.
  • se você não tem ideia, o vale presente vai te salvar. Tenha o cuidado de escolher uma loja que seja fácil de encontrar na cidade do presenteado ou que entregue as compras online na casa/trabalho da pessoa.


Concordo que tem gente que até para dar o vale presente você fica na dúvida, mas espero que minhas sugestões te ajudem.

* os autores do site e texto são Francisco e Cristiane Sato, estudiosos da cultura japonesa no Brasil, com uma publicação muito legal sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário