23 de novembro de 2015

Campanha de Natal: Papai Noel dos Correios 2015

No ano passado, inspirada por um amigo que fez o mesmo no ano anterior, eu decidi que adotaria uma cartinha e seria o papai noel de alguém. Aqui vou contar como você pode fazer o mesmo e fazer uma criança carente feliz.

De antemão vou fazer um alerta: você vai ter que ir com algum tempo, porque algumas cartas não me parecem de crianças de famílias carentes, mas de famílias que não querem dar o que a criança quer e encontraram como saída o "pede pro papai noel e vê se ele te dá".

O tom dessas cartas é um tanto quanto autoritário, no geral usando o verbo "eu quero" e sem nenhum "por favor" ou a velha máxima que a gente usava quando criança "eu fui uma boa criança durante o ano, fiz todo meu dever de casa, tirei boas notas, ajudei meus pais etc". São simples "eu quero" quase como quem diz "você é o papai noel, então você tem que me dar".

O pior, entre os pedidos de 2014 eu encontrei Playstation, tênis e roupas de grife com exigência das marcas e modelos, bonecas e bonecos caríssimos, tudo em pedidos cumulativos que mal cabiam no papel que você leva como protocolo para providenciar o pedido.

Fora isso, existem, sim, cartinhas nos velhos moldes, com PEDIDOS e não ordens, contando um problema, uma dificuldade e pedindo uma ajuda, tinha até cadeira de rodas.

A cartinha que eu escolhi ano passado, por exemplo, dizia num tom super delicado "papai noel, se você puder, eu gostaria de ganhar um brinquedo ou camiseta, calça e um tênis". Comprei todos os itens, mas não dá para ajudar um monte de cartinha como eu gostaria.

Para adotar uma cartinha, você precisa ir numa agência dos Correios (não pode ser franqueada). A lista das agências está no Blog criado para a campanha - blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios.

Chegando na agência, vá direto a um guichê e peça para ver as cartinhas. Eles te entregam a caixa com as cartas e você pode ler todas. Não existe limite para adoção e você também pode sair de lá sem cartas se não gostar ou não puder atender aos pedidos. Uma vez com a carta adotada, você se responsabiliza em atender o pedido todo que está na carta.

Você leva um protocolo com o nome da criança e o pedido. A cartinha você tem que ler na agência, porque fica com eles.

Compre o pedido e embale em uma caixa lisa, e por lisa não me refiro à textura, mas ao fato da caixa em questão não poder ter imagens ou cores. Você pode pegar um caixa qualquer e virar do avesso para usar como embalagem. Não adianta embrulhar bonito para presente, porque os Correios não podem enviar o pacote assim.

Com o pacote pronto, é só se dirigir a qualquer agência dos Correios (de novo, não pode ser franqueada) e entregar para a agência. Você não paga o envio, que é a parte social a cargo dos Correios, assina um protocolo de entrega e recebe o código de rastreio para acompanhar o envio e entrega do seu presente.

O prazo para adotar as cartinhas já começou e a data limite para levar o pedido nos Correios em São Paulo, capital, é dia 18/12/2014!

Para saber as datas limites para levar o presente nas agências de sua cidade, verifique o blog e a lista por estado.

Se você pode ajudar, ajude. Pode ser pouco para você, mas será muito para quem recebe! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário