27 de outubro de 2014

Review: Aliexpress Brasil - a saga da compra da China

Já tinha muito tempo que eu vinha namorando esse site, mas e a coragem de encarar uma compra do outro lado do mundo e com prazos de entrega de esquecer da compra?

Não que eu nunca tivesse experimentado comprar à distância, porque já comprei um desbloqueador de chip pelo eBay, que não funcionou, diga-se de passagem e eu morri com US$18 de prejuízo, porque era isso ou enviar de volta para ter o reembolso, sendo que o envio sairia quase o mesmo valor.

Eis que estava eu com um celular novo e buscando por capinhas legais para ele e... nada! No Mercado Livre tinha só um par de modelos que variavam somente a cor e ainda assim, quando eu encontrava um preço legal, não tinha a cor que eu queria e assim seguia. Procurei nas lojinhas de chineses da Liberdade, mas o problema era o mesmo, falta de opção.

Numa busca apelativa pelo Google, dei de cara com o Aliexpress e encontrei um monte de opções lindas, coloridas, com brilho, sem brilho, rígidas, flexíveis... até me perdi! Comecei a selecionar uns modelos na lista de favoritos, verifiquei as avaliações dos usuários sobre os vendedores, diferença de preço e frete... por fim, decidi arriscar e comprar 2 capinhas com um mesmo vendedor.

Fiz umas perguntas antes e fui prontamente atendida pela vendedora (sempre em inglês, porque o site pode estar traduzido, mas o idioma de contato com chineses vai ser em inglês ou mandarim ou cantonês ou o dialeto que o vendedor usar e os preços sempre em dólares americanos). Pensei que quando eu dissesse que só iria compra 2 unidades de produto ela ia fazer pouco caso de mim, mas não, foi super atenciosa.

Além da questão de você ter que saber inglês se quiser se comunicar com os vendedores é que você precisa saber que os preços podem até aparecer em Reais (R$), mas a cobrança é feita em dólares americanos e você vai pagar pela cotação da data de fechamento da sua fatura de cartão de crédito, além do IOF de 6,38%. Ainda assim, costuma valer a pena pelo valor, mas não se esqueça desses detalhes e que seu cartão precisa ser internacional.

Efetuei a compra no dia 20/05/2014, quando recebi um email de confirmação do pagamento, e no dia seguinte recebi uma mensagem com o aviso, do Aliexpress, de que o vendedor havia postado o produto no dia 21/05/2014.

O total da minha compra foi de US$20,18, com frete grátis via China Post Air Mail, os Correios de lá.

O prazo estimado de entrega no Brasil é uma desgraça: 60 dias! E pelo que eu li no Facebook do Aliexpress Brasil, o prazo extenso é culpa do sistema de postagem brasileiro, já que existe um código de rastreamento e é possível acompanhar onde está a mercadoria no próprio site de compras, e sempre se descobre que depois que a coisa chega no Brasil, fica um tempão parado nos Correios.

Infelizmente, em 60 dias o produto não conseguiu chegar e quando eu entrei no site do Aliexpress pra ver onde estava o produto, um aviso alertava para o fato de que em função da (desgraça) da Copa do Mundo, todas as entregas estavam com atrasos de 30 a 60 dias além do prazo informado nos anúncios!

Pedi para a vendedora prorrogar o prazo da garantia da venda e ela prontamente o fez.

No dia 24/07/2014 consta que o produto, finalmente, deu entrada no Brasil e se encontrava em Curitiba... como é? Por que Curitiba? Enfim, parece que tudo o que vem da China, entra por lá e fica um tempão por ali mesmo.

Foi no dia 19/08/2014 que, finalmente, o tão aguardado envelope da China chegou (no site dos Correios constava que o produto ainda estava em Curitiba).

Veio bem embalado, em envelope com interior de plástico bolha e brindes para cada capinha (mini canetas para usar na tela touch e que podem ficar penduradas no celular no buraco do fone de ouvidos).

Até aqui, bem legal, mas... uma das capas veio com defeito. Eu comprei uma que parece um envelope com cordinha para pendurar no pescoço e outra no estilo S-View, aquelas capas com a janelinha, com a função wake/sleep. Essa função é ativada com um par de magnetos que vem colados na capa, mas a minha veio sem.

Fui até confirmar no meu pedido se tinha mesmo comprado a capa com a função, e confirmei que sim. Entrei em contato com a vendedora no mesmo dia, mas por questão de fuso, o horário que eu escrevi ainda era madrugada lá na China. Eu perguntei se havia como ela só enviar os magnetos para eu não ter que devolver a capa para a troca e no dia seguinte ela já tinha respondido que sim.

Por via das dúvidas enviei uma foto tirada do produto do anúncio e da minha capa, porque ela escreveu o nome da peça (IC chip) e para não ter dúvida que estávamos falando da mesma coisa achei que era prudente. Confirmado que estávamos falando da mesma coisa, ela já despachou no mesmo dia, agora por outro serviço de envio e sem me cobrar nada, como é justo, já que o erro foi dela e não meu.

Segundo informado (agora sem código de rastreio), ela postou no dia 21/08/2014 pela HK Post. Vamos ver quanto tempo vai levar. E após mais 72 dias de espera, os magnetos chegaram direitinho, já vem com o adesivo, que eu já coloquei e estou usando. Aliás, a capa funciona direitinho e fica linda.

Conclusão, vale pela economia, mas se tiver pressa, nem pense em comprar lá, porque demora mesmo e não tem nada a ver com má fé do vendedor. O esquema é ser cauteloso na escolha do vendedor, buscar as referências de avaliações de outros compradores e ter muita paciência. Demora, mas chega!

ps: quando chegarem os magnetos eu edito o post para contar quanto tempo levou para chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário