20 de outubro de 2014

Review: comprando no Ebay

O Ebay é um site de produtos diversos, super antigo, no estilo do Mercado Livre. E assim como no Mercado Livre, o que um dia eram pessoas físicas negociando entre si, hoje tem predominância de empresas que existem ou não fisicamente e que não necessariamente começaram ali, mas usam deste meio para ampliar seu mercado.

O Ebay, assim como o Aliexpress, tem boa parte de vendedores da China, que vendem de tudo a preços super convidativos, mas prazos de entrega para testar a coragem de qualquer um, porque todos os programas de segurança que existem no site não cobrem o período todo que temos que esperar pelo produto. Tem horas que dá a impressão que o produto está vindo de, como diria um ilustre, de jegue!

Não foi minha primeira compra, mas a outra eu nunca cheguei a comentar. O outro produto era um adaptador que deveria desbloquear o aparelho para usar qualquer SIM card do mundo, mas não funcionou e devolver sairia mais caro do que o produto em si, então morri com o prejuízo. Na ocasião o produto levou 45 dias para vir dos EUA.

Dessa vez eu estava louca por um fone estéreo bluetooth para usar na academia e parar de me enroscar no maldito fio do fone enquanto tento me exercitar. Depois de umas pesquisas e ler muitas opiniões sobre as opções, escolhi e encontrei um vendedor de Hong Kong que vendia com frete grátis (dá quase sempre na mesma pegar anúncio com ou sem frete, porque no final das contas eles mandam tudo pela mesma empresa).

Pensei, li a reputação do vendedor e decidi encarar o desafio da paciência.

A compra foi efetuada na noite de 30/07/2014 (31/07/2014 na origem do produto), com pagamento via PayPal, que é a única forma possível para brasileiros pagarem via de regra. Após a confirmação do pedido, o prazo de entrega calculado pelo site ficou para 16/09/2014.

Adivinhem? Claro que NÃO chegou.

No dia 17/09/2014 abri um chamado, dizendo que sigo desejando receber o produto, mas que não recebi e desejo informações por parte do vendedor.

A mensagem do Ebay pediu para que eu aguardasse até o dia 23/09/2014 por uma resposta e caso a resposta do vendedor não fosse satisfatória ou se ele não retornasse o contato, que eu deveria voltar a contatar o Ebay para o início do processo de reembolso.

Dia 23/09/2014, recebo uma mensagem de lembrete do Ebay, perguntando se eu já tinha recebido um retorno, que infelizmente não aconteceu. Relatei o caso e em 24/09/2014 o Ebay já enviou resposta, dizendo que na ausência do contato por parte do vendedor no caso dá ganho para minha reclamação e a devolução do valor pago pelo produto e frete seria reembolsado (já foi devolvido pro Paypal, que já devolveu pro meu cartão).

Não era esse o desfecho desejado, porque eu cheguei a insistir que se o vendedor pudesse me dizer o que acontecia ou se ele sabia em que pé estava o processo de entrega, eu ainda preferia receber o produto, mas ele não se manifestou.

Triste isso. Não digo que não compro mais no Ebay, porque o Ebay cumpriu com a promessa de garantia ao comprador, mas vou pensar 2x antes de tentar de novo, porque o Ebay virou sinônimo de roubada. Gostei mais do Alibaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário