14 de julho de 2014

Os prós e os contras das compras pela Internet: Balão da Informática

Compras pela internet são tentadoras, muitas vezes surreais, e em algumas são verdadeiras roubadas, no melhor estilo "conto do Vigário", mas ela está aí, cada vez mais presente e cada vez mais forte no mercado.

Já não é de hoje que faço compras pela internet, mesmo daquelas lojas que tem unidades físicas, porque o que vale para muitos produtos é o preço e a melhor condição. Leva meu dinheiro quem me oferecer mais vantagem. Aliás, é assim que funciona o mercado, não é mesmo?!

Comprei um celular novo no Balão da Informática, após semanas de pesquisas e acompanhamento de preços no Buscapé e Mercado Livre, numa promoção de 72h, que é prática dessa loja, para pagamentos à vista.

Esse é o tipo de promoção que funciona para pessoas que, como eu, preferem guardar dinheiro até ter o suficiente para barganhar no preço com a condição de pagar o montante no ato.

Já não era a primeira compra na loja, por isso fui confiante (tinham outras 2 lojas virtuais com preços menores, mas com avaliações que colocam em dúvida a idoneidade, lá no Buscapé) e efetuei a minha compra.

Recebi um email confirmando o pedido, poucas horas depois, um email confirmando o pagamento e no dia seguinte um email confirmando o faturamento do produto. De repente, um silêncio. Fiquei com um friozinho na barriga e depois de 2 dias entrando no site e não vendo movimentação alguma do processo, abri um chamado no site e perguntei sobre a súbita parada de informações.

24h depois recebi uma mensagem que dizia que assim que o produto fosse postado, eu receberia o código de rastreamento. Não foi bem isso que eu queria ler, mas aguardei. 1 semana após o pedido feito e pago, veio um email com a cópia da nota fiscal e o link para emissão de NFe. Acessei o site e lá estava o código de rastreamento. No dia seguinte, estava com o meu produto na mão, inteiro e lacrado, com tudo o que constava no anúncio.

Até aqui, é a parte dos prós: facilidade de compra a qualquer hora do dia e preços convidativos.

Agora vem a parte dos contras: dificuldade em contatar o SAC por telefone, troca demorada e processo complicado, apesar de claro.

Eis que dias depois, tentando configurar e buscando vídeos e fóruns com explicações, descobri que tinha alguma coisa errada com meu celular¹. Entrei em contato com o SAC da fabricante, que me disse para procurar a loja, sem me dar maiores informações, e foi o que eu fiz.

Abri um chamado no site e 24h depois veio um email dizendo que eles reconheciam o motivo da chamada e que eu deveria enviar o aparelho de volta, sem ônus, para ser trocado². Na verdade, isso eu vejo como um pró ainda, porque isso indica que eles são cumpridores do Código de Defesa do Consumidor, que prevê a troca/reposição/reembolso em até 7 dias em caso do produto apresentar problemas ou pelo simples fato da pessoa ter desistido ou se arrependido da compra.

Exatamente 1 semana após o recebimento do produto, fiz o envio do produto de volta por conta deles. 2 dias úteis depois recebi um email confirmando o recebimento da minha devolução. Mais 3 dias e entraram em contato comigo para fazer a troca, mas como o produto foi comprado em promoção, se eles me mandassem um vale para que eu fizesse a compra, eu não conseguiria comprar o mesmo produto, então eles mesmos fizeram toda a operação para que eu não tivesse que pagar nada a mais e receber o mesmo produto.

Pedido novo gerado e 2 dias depois chegou o novo aparelho. Que lixo! Esse veio ainda pior que o anterior. Agora, ele nem atualiza e ainda por cima era de operadora. Desbloqueado, mas a ROM é de operadora. Lá fui eu entrar em contato com o SAC de novo.

E começa tudo de novo, com o agravante que tinha jogo da Copa no meio do caminho, que se não parava tudo, bagunçava o horário de funcionamento da loja, dos Correios e já sabe o que acontece nessas horas: muita demora!

Por fim, mais de 1 mês após a compra, consegui um aparelho funcionando. Tive uns desentendimentos com o SAC nesse intervalo de vai e vem, mas não posso desabonar a empresa como um todo, porque eles arcaram com as despesas das devoluções sem questionar e trocaram 2 vezes o aparelho, mas tirou minha vontade de negociar novamente com eles.
 
A saga do pedido:
  • Compra - 15/05/2014
  • Faturado - 16/05/2014
  • Envio - 22/05/2014
  • Recebido - 23/05/2014
  • Contato com SAC relatando problemas -  27/05/2014
  • Resposta do SAC - 29/05/2014 (no mesmo dia fiz o envio para a loja)
  • Aviso de recebimento pela loja - 02/06/2014
  • Procedimento de troca e reenvio - 05/06/2014
  • Recebido novo aparelho - 07/06/2014
  • Contato com SAC relatando problemas - 08/06/2014 (sem retorno por mais de 24h)
  • Abertura de novo chamado no SAC - 10/06/2014
  • Resposta do SAC -12/06/2014 (devolução para a loja)
  • Aviso de recebimento pela loja - 18/06/2014
  • Procedimento de troca e reenvio - 26/06/2014
  • Recebido novo aparelho - 27/06/2014


¹ - não era defeito. Depois eu descobri que era somente um detalhe de configuração que não se encontra em nenhum desses vídeos, nem no manual. Eu vou postar depois um review do aparelho comprado e comento melhor.
² - descobri que isso é uma resposta padrão para quando o produto está dentro do prazo de 7 dias corridos

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