17 de março de 2014

Restaurant Week: Cafe Journal - Moema e
Ça Va Restaurante

Eu lembro de um evento que se chamava Brasil Sabor e acontecia simultaneamente em todo o país, num formato diferente, mas tinha o mesmo intuito: fazer as pessoas conhecerem restaurantes diferentes.

Lembro também de ter enviado um email ao organizador do Restaurant Week falando sobre a pouca divulgação do evento e ele respondeu enfurecido que não tinha apoio e como era difícil conseguir patrocínio etc... e agora, veja como o tamanho do evento mudou!

Naquela ocasião, eu não tinha a intenção de deixá-lo bravo, era só um comentário e eu até fiz um post no meu falecido blog sobre o evento, como apoio.

Mas já tem muito tempo que eu não encarava ir nos restaurantes do evento, porque tem umas casas que fazem a gente se questionar: por quê entra no evento se não quer receber os clientes que procuram pelo menu do evento???

Enfim, na noite de quinta, morrendo de fome sem vontade de pedir chinês pelo telefone, decidi buscar uma opção mais gostosa. Lembrei que estava rolando a semana para clientes do cartão de crédito patrocinador do evento* e liguei para me assegurar que conseguiria uma mesa perto das 23h.

Fui ao Cafe Journal, perto do aeroporto de Congonhas, testar o menu de jantar que sai por R$49,90 + R$1,00 para a entidade beneficiada (almoço sai por R$37,90 + R$1,00. Bebidas, serviço e estacionamento são à parte).

A casa tem decoração rústica, provavelmente patrocinada pela Amarula. O lugar usa iluminação indireta e lamparinas nas mesas para dar um clima mais romântico, mas muitas mesas estavam ocupadas por grandes grupos.

As mesas são bem espaçadas, então você não houve muito da conversa das mesas dos lados, mas naquela noite tinha 1 funcionário bufando pelo salão, discutindo com outro. Fora isso, parece um lugar bem tranquilo.

Pedi de entrada o ceviche com folhas, prato principal o filé de linguado com purê de banana da terra e de sobremesa a torta de cupuaçu com calda de jabuticaba.

A entrada foi a melhor parte. O ceviche estava simplesmente divino, com peixe muito bem temperado, pedaços de maçã e nozes. Aviso aos alérgicos, eu não tenho alergia a nozes, mas alguma coisa na mistura me fez precisar de loratadina antes de terminar o jantar.

O prato principal deixou a desejar, porque o peixe estava perfeito, mas o purê de banana da terra não estava bom. Eu comi, para ver se depois de mais umas bocadas melhorava, mas não melhorou. Antes fosse uma farofa com banana da terra na mistura. Teria sido mais gostoso.

A sobremesa foi mais ou menos também. A massa da tortinha era muito grossa e com gosto de farinha, então chega na metade e você já não quer mais a massa. A calda tinha gosto de terra. O que salvou a tortinha era o recheio de cupuaçu, que estava na medida.

Valor total do jantar: R$50,90 pelo menu, R$5,80 pelo refrigerante e 10% sobre a soma.

O estacionamento do local custa R$20,00, mas eu deixei na rua mesmo, porque a noite tem vaga. Durante o dia você pode tentar a rua, mas tem zona azul.

Na sexta-feira, aproveitando que já tinha ingressos para uma peça no teatro Gazeta**, fiquei em dúvida entre 3 restaurantes nas proximidades e escolhi com base na meu pré-conhecimento da casa, o Ça Va Café e Restaurante.

Esse bistrot francês é um lugar pequeno, mas aconchegante, bom para um jantar romântico, que eu já fui uma vez no passado e havia gostado bastante. Eles têm menus degustação no mesmo formato utilizado pelo Restaurant Week, mas com preços um pouco mais elevados e opções ainda melhores.

Mas se engana quem pensa que todo restaurante que adere ao Restaurant Week faz cardápio de segunda. O Ça Va me impressionou com um prato principal de primeiríssima qualidade.

De entrada, pedi o Terrine, que veio acompanhado de folhas e torradas. Muito gostoso, mas de tamanho diminuto, o que me fez pensar se o prato principal seria tão pequeno.

O prato principal foi um risoto de funghi com filet mignon. Para a minha grata surpresa, o prato principal era mesmo um prato inteiro e que delícia. A carne estava super macia e no ponto, combinando perfeitamente em sabor com o risoto. Que maravilha!

De sobremesa, uma tartellete de chocolate com calda de frutas vermelhas e uma bola de sorvete. Diferente da massa de farinha da torta do Cafe Journal, essa é feita de biscoitos e estava muito gostosa.

Não sei quanto é o refrigerante da casa, porque eu pedi uma taça de vinho, sem olhar o cardápio de bebidas, que saiu por R$20,00.

Claro que a lista do Restaurant Week é enorme, mas eu sei que não recomendo o Cafe Journal, apesar do atendimento ser bom, e recomendo muito o Ça Va, porque o atendimento e a comida são excelentes!

Detalhe para o folheto que vem junto da conta do Ça Va dizendo que se você quiser, pode doar sua nota fiscal sem o CPF para uma entidade assistencial, bastando informar ao garçom.

* não há necessidade real de ser cliente do referido cartão.
** a peça que eu assisti se chama No Quarto ao Lado, mas eu vou comentar no post da semana que vem, porque esse já ficou comprido demais! rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário