31 de dezembro de 2012

Adeus Ano Velho, feliz promessas novas

Hoje é o dia universal da renovação de promessas para o ano seguinte e de lembrar tudo o que deixamos de fazer ou que aconteceu no ano que se vai.

Este era o ano do tal apocalipse, porque o calendário Maia terminava antes do ano de 2012 encerrar. Acho que estavam certos aqueles que disseram que o calendário Maia não era um mal presságio, mas uma simples falta de espaço para seguir os anos.

E já que o fim do mundo não veio, que tal sentar, relaxar e assistir uns filmes que abordam o assunto? Na verdade, se você procurar em sites sobre filmes 2012, vai encontrar uma porção, a maioria eu nunca ouvi a respeito, mas vamos aos mais conhecidos (e nem por isso menos horríveis).

"2012", lançado em 2009, deve ser o filme mais característico, já que o próprio título é o ano do tal apocalipse.

O filme aborda a questão do calendário Maia que acabara de ser confirmado pelos cientístas, através de análises do clima e movimentações do solo, que gerariam caos e destruição.

O geólogo interpretado por John Cusack, avisa o presidente dos EUA, que em reunião com outros líderes mundiais, começam a pensar em maneiras de salvar partes de suas populações em arcas, como na história de Noé.

Um filme que me marcou muito, por ter um final ridículo, foi o "Presságio" (Knowing), também de 2009, com Nicolas Cage, razão pela qual fui assistir o filme no cinema.

Ele é um astrofísico da famosa universidade MIT, viúvo, com um filho que estuda numa escola onde uma cápsula do tempo (aquelas caixas que as pessoas colocam coisas de sua época para serem abertas depois de 50, 100 anos) foi aberta naquele ano. Cada aluno pegou uma carta da cápsula e a do pequeno Caleb continha uma lista de números.

John (Cage) começa a analisar os números e se dá conta de que ele os números, escritos por uma menina que foi dada como louca na época, são presságios de acontecimentos que terminam com o fim do mundo.

O filme não é de todo ruim, mas os 5 minutos finais estragam todo o trabalho de suspense e ação.

"O dia depois de amanhã" (The day after tomorrow) é um pouco mais antigo, lançado em 2004, e não trata exatamente do final do mundo, mas de algo que os cientistas destacam como uma das possibilidades para o final da humanidade.

Dennis Quaid é um cientista que descobre que estão ocorrendo mudanças radicais no nosso ecossistema que acarretam em pontos de congelamento total, sem possibilidade de reações, restando somente a fuga das pessoas para regiões não afetadas pelo fenômeno natural devastador.

Como sugere o cartaz de divulgação da época, trata-se de uma nova era do gelo, onde nenhum ser vivo pode sobreviver e o alerta precisa ser dado imediatamente, o que causa pânico e caos. Aliás, essa é a característca comum entre todos os filmes.

Deste filme, que eu fui assistir com baixíssimas expectativas depois de um monte de conhecidos dizerem que o filme era péssimo, numa sessão de cinema onde eu fui de vela de uma super amiga que insistiu que eu fosse junto, sai até satisfeita. O filme nem é tão ruim.

Dos listados, esse é o mais antigo, "Armagedom" (Armageddon). Lançado em 1998, fui assistir, pressionada por uma amiga que não queria ir para um encontro às escuras sozinha e que, coitada, terminou por levar um bolo.

O filme que apresentou a filha do vocalista da banda Aerosmith, Liv Tyler, fala da teoria do meteoro que vai atingir o nosso planeta e nos transformar em poeira.

Um grupo de perfuradores de poços de petróleo, liderado pelo personagem de Bruce Willis, é convocado pela NASA para tentar destruir o tal meteoro.

No começo rende até algumas risadas e termina com um poço de lágrimas, num filme que mistura drama e romance. Não vou dizer que é o melhor filme que eu assisti, mas dá para terminar com umas unhas a menos até o desfecho.

Como eu disse, existe uma lista enorme de filmes sobre o fim do mundo, mas essa é a minha listinha, afinal, você não vai querer desperdiçar o tempo após o fim do mundo não ter acontecido assistindo um monte de filmes no sofá de casa, certo?

24 de dezembro de 2012

Filmes com o tema Natal

Esta data sempre foi tema para muitos filmes, alguns muito conhecidos, outros nada conhecidos, uns bons para rir, outros bons para refletir e outros que é melhor nem comentar. rs

Eu não vou falar de clássicos, como vi num post do crítico de cinema, Ewald Filho, porque não sou cinéfila ou especialista no assunto, mas conheço alguns que merecem ser reassistidos só por diversão. Espero que gostem também.

Ah, e antes que digam "existem muitos outros", eu não pretendo esgotar a lista, só deixar uma lista possível de se assistir num feriado, já que televisão não deveria ser o foco nesta data.

Os Fantasmas de Scrooge (Disney's A Christmas Carol) é um filme muito interessante e serve para refletir sobre muitos assuntos relacionados a essa época, como o amor ao próximo, a ganância e o que é felicidade para cada indivíduo.

Aqui, uma animação, que usou de base atores reais e tem como personagem principal o ator Jim Carrey, mostra o espírito de natal aparecendo para o Sr. Scrooge e mostrando que a vida é mais do que juntar dinheiro, mas que com pequenas mudanças em suas atitudes, ele poderia ser uma pessoa menos só e mais alegre.

Pode assustar um pouco as crianças pequenas, mas vale a pena deixar os pequenos na sala para ver que a vida pode ser cheia de revezes.

Outro filme temático, mas esse só para dar umas boas risadas, é o Esqueceram de Mim (Home Alone) que lançou ao estrelato o pequeno Macaulay Culkin, na época com apenas 10 anos.

Aqui, uma família enorme decide viajar para Paris, para passar o Natal, mas na correria e confusão típica da casa, o caçula acaba sendo esquecido e muitas situações engraçadas se passam quando ele tenta se virar sozinho contra uma dupla atrapalhada de bandidos.

Um filme que eu até dei umas risadas, mas já aviso, é considerado filme para maiores por usar de linguagem inadequada e referências a violência e sexo apesar de ser uma animação, é o Oito Noites de Loucuras de Adam Sandler (Adam Sandler's Eight Crazy Nights), que se refere ao Hanukkah, um feriado judeu para celebrar o natal, muito difundido nos Estados Unidos pela forte presença da comunidade judaica no país.

Na animação, um mix de comédia e musical, Adam Sandler aparece como um cara-problema, que não deu certo na vida e acha que a culpa é do universo, descontando tudo no álcool e nos outros.

Após estragar metade da cidade, por estar embrigado, o juiz da pequena Dukesberry decide puní-lo primeiro com a prestação de serviços à comunidade, na qual a falha o levaria a 10 anos de cadeia.

Agora se seu espírito natalino se perdeu no caminho, talvez você prefira O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas), que eu comentei em outro post, que se trata de uma animação com a técnica stop motion e é de autoria do sombrio Tim Burton.

A história é sobre o rei do Halloween que, entediado de ser o ícone de somente um feriado, decide que vai roubar o natal pra ele e faz a maior confusão no natal dos mortais.

Não recomendado para crianças, porque para os pequenos o filme tem tom de filme de terror como tudo o que Tim Burton cria.

Feliz Natal!

17 de dezembro de 2012

Filme: O Besouro Verde
Bursite: inflamação da bursa

Opinião, cada um tem a sua, então peço desculpas àqueles que são fãs ou curtem o filme, mas eu não faço parte dessa turma.

Pensa num filme bobo. Pois é esse: O Besouro Verde (The Green Hornet).

Já devia ter desconfiado, uma vez que o protagonista é o Seth Rogen. Eu acho ele simpatiquinho, mas fraco como ator para qualquer estilo, e até hoje, todos os filmes em que ele fez parte do elenco não foram lá essas coisas.

O filme conta a história de um menino mimado, de família muito rica, mas que perde a mãe muito cedo. A única coisa que o garoto sabe fazer é atazanar a vida de seu pai e cresce sem saber nada dos negócios da família ou de qualquer outra coisa que não seja "catar" mulher e encher a cara em festas de arromba.

Quando seu pai morre subitamente, ele se vê perdido, com um jornal que ele não sabe como funciona e um monte de pessoas que ele não conhece ao seu redor.

Eis que ele descobre Kato (nome estranho para um personagem chinês), um ex-assistente de seu pai, que manja tudo de engenharia e cria as engenhocas que tornam carros comuns em verdadeiros bat-móveis!

Assim, os 2 decidem fazer justiça com os próprios recursos e se metem em muitas confusões.

Eles tentaram misturar uma coisa de Batman (a saída da garagem é notadamente inspirada na saída da Bat-Caverna, a máscara para desfarçar o homem comum, o homem cheio da grana que vai salvar o mundo como hobby etc) com Homem Aranha (o justiceiro visto como bandido).

Vale uma sessão da tarde no máximo.
__________________________________

Eu não sou da área de biológicas, mas conforme vou me acomentendo com essas adversidades da natureza, sou obrigada a estudar alguma coisa sobre o assunto.

Digo isso para justificar a falta de liguajar apropriado e técnico para descrever o tema.

Agradeço imensamente a existência do Google nessas horas, ainda que eu saiba que muita coisa não confiável está publicada por aí, mas se soubermos filtrar, podemos encontrar um mundo de informações enriquecedoras.

Boa parte das informações que eu tenho sobre o tema Bursite aprendi com o ortopedista, outra parte com a fisioterapeuta, algumas coisas com os pacientes professores da academia que eu faço por questões médicas (eu já desisti de tentar entrar em forma, porque tenho preguiça de fazer aeróbico) e o restante na internet.

Como toda "ite", a bursite também é a inflamação de alguma coisa, e essa coisa chama-se bursa, uma espécie de "bolsa" que fica no meio do ombro, como um ligação entre as partes que compõe o ombro.

No meu caso, a bursite foi adquirida na sala de aula, escrevendo na lousa. Na época eu nem dei bola, mas algumas semanas após o término do período letivo é que vieram dores terríveis e debilitantes. Fiquei por 2 semanas, até me dar conta de que o problema não se tratava de mal jeito ao dormir, sofrendo a ponto de não conseguir virar a chave do carro e tendo que trabalhar em pé, pois era a única posição que meu ombro me permitia, muito porcamente, digitar e executar minhas tarefas.

Após sofrer um bocado, buscar ajuda médica e iniciar um tratamento que já dura pouco mais de 4 meses, gostaria de deixar as dicas que eu reuni para me proporcionar um pouco de conforto enquanto não melhoro de vez.

Quente e Frio: o adequado no caso é a aplicação de bolsas frias, pois se trata de inflamação, porém, como envolve uma parte muscular em conjunto, deve-se usar do calor também. A recomendação do médico foi para que eu aproveitasse o banho para deixar o ombro relaxado e após, usar bolsas de gelo no local dolorido.

Na fisioterapia as únicas coisas que eu faço são os "choquinhos" (Tens) e "quentinho" (infravermelho). Não resolve, mas a sensação de alívio é imediata.

Na academia é onde eu posso tentar mais coisas para melhorar a situação e aproveitar para fortalecer a região e as adjacências. Falando com as fisioterapeutas e os professores, os exercícios recomendados foram os mesmos.

Buscando na internet eu encontrei um site que tem muitas dicas de exercícios ilustrados e um outro que traz vídeos explicativos com exercícios que podem ser feitos em casa.

Mas cuidado: se você nunca fez exercícios e desconhece as posições corretas, nem tem um espelho para verificar se a postura está correta, melhor não fazer, porque ao invés de melhorar você pode acabar se machucando sério!

O primeiro site, de onde sairam as 2 primeiras imagens que estão neste post, é da Clínica Deckers (não é a que eu vou, mas fica o crédito pelas boas informações disponibilizadas).

Ilustrações como esta e explicações de exercícios direcionados encontram-se junto com o alerta "Atenção, cuidado ! Sempre faça os seus exercícios acompanhado por um profissional".

O outro site, que tem os vídeos é o Ombro e Cotovelo que tem muitos vídeos, separados por exercícios pendulares, ativos, passivos, de alongamento e fortalecimento.


O exercício desse vídeo eu faço segurando um peso considerálve na mão para aliviar ainda mais a bursa, mas a recomendação do peso foi do professor da academia que me acompanhou na execução nas primeiras vezes. Cuidado com carga, porque pode ser um agravante caso não saiba como fazê-lo corretamente!

 Uma dicas adicionais são:
- não espere a coisa ficar muito ruim, como aconteceu comigo. Ao primeiro sinal, corra para o ortopedista.
- não use analgésicos, porque isso, quando muito, vai camuflar o problema enquanto ele cresce "escondido". Eu não tomo remédios. Fiquei sofrendo mesmo, porque acreditava profundamente que era mal jeito e ia passar logo.
- às vezes, mudar a posição que você dorme ou alongar pode resolver seu problema, mas não demore para procurar ajuda se a dor persistir por mais de 2 dias.

10 de dezembro de 2012

Evento: XVI Gran Kouhaku Beneficente do Grupo The Friends
1ª fase do IX Exame Unificado da OAB

O Grupo The Friends foi criado com o intuito de usar a música para ajudar os outros, sendo assim, todos os eventos promovidos pelo grupo tem caráter beneficente.

Ao longo do ano são diversos tipos de atividades, incluindo o já tradicional concurso de karaoke no dia 12 de outubro, além de jantares e outras festas.

Imitando uma tradição japonesa criada pela rede de televisão NHK, o grupo faz ao final do ano, sempre no 3° domingo de dezembro, o Gran Kouhaku Beneficente do Grupo The Friends, realizado no grande auditório do Bunkyo/SP.

A entrada é livre, mas o grupo pede para quem puder levar 1kg de alimento não perecível, que será doado ao Kodomo no Sono, entidade beneficente que cuida de pessoas com deficiência intelectual, sendo que os internos entraram na casa quando crianças e muitas foram abandonadas por suas famílias.

O show tem acompanhamento musical ao vivo com a orquestra The Friends e, além de músicas japonesas interpretadas por alguns dos melhores cantores da comunidade nipo-brasileira, tem apresentações de dança típica e moderna, teatrinhos, brincadeiras, taiko e tudo mais que a imaginação dos participantes, todos voluntários, permitir.

Local: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa - Bunkyo/SP - Rua São Joaquim, 381 (próximo ao metrô São Joaquim)
Data: 16 de dezembro de 2012
Horário: das 10 às 17h
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Infos: 3277-8433, com Helena ou 3209-7383, com Mizue
__________________________________

Repeteco: Dicas para o Exame da OAB

Eu sei que meu blog não é um desses super populares, que as pessoas consultam antes de sair de casa, mas vou continuar insistindo nas dicas, porque se eu conseguir ajudar 1 única pessoa a cada exame, já estou satisfeita.

Na semana da 2ª fase do VIII Exame Unificado da OAB, eu escrevi um longo post com dicas para quem presta o exame, particularmente na cidade de São Paulo, que você pode conferir clicando aqui.

Mas vou ser redundante e colocar algumas mais específicas para a 1ª fase, que acontece neste domingo. Não estarei junto com a Comissão do Exame de Ordem da Seccional São Paulo, porque estarei no evento indicado acima, mas desejo sorte aos que farão a prova.

1 - Na capital a dica master é VÁ DE METRÔ!!! Pelo seu bem, eu insisto, deixe seu carro longe, de preferência na garagem da sua casa, mesmo que seja de carona, porque o trânsito fica impossível na região, afetando a 23 de maio, a Av. Paulista (informação de uma amiga que mora na região e não sabia da prova, mas sofreu no trânsito) e qualquer via que dá acesso à Rua Vergueiro.

2 - Leve somente caneta azul ou preta de corpo transparente, tipo BIC cristal. Na última prova eu vi que uns cursinhos deram uma caneta que podia ser usada na prova, mas vai que eles decidem reduzir custos e só dar lápis? Vai correr o risco?!

3 - Deixe o relógio e acessórios suspeitos em casa. Vai ser super constrangedor ouvir os apitos do detector de metal cada vez que você for ao banheiro e não pode usar relógio durante a prova. Os examinadores da OAB informam o horário se você esbarrar com um no corredor. Ninguém morde! rs

4 - Leve os seus comes e bebes, mas não leve squeeze. Garrafas de água devem estar sem o rótulo e cuidado com comidinhas que podem sujar seu cartão de respostas.

5 - NÃO LEVE MATERIAL!!! Não vai dar para estudar mais nada, vai gerar suspeita e só vai fazer peso na sua mochila/bolsa.

6 - NÃO TENTE COLAR!!! Na faculdade é um esquema, no Exame da Ordem eu te garanto, não tem perdão. Se te pegarem, pode chorar, espernear, implorar ou ameaçar que não tem conversa. Você será gentilmente convidado a se retirar do prédio e vai ter que começar tudo de novo.

Seguindo essas dicas básicas e estudar de acordo com o edital, tenho certeza que tudo vai dar certo.

BOA SORTE!!!

3 de dezembro de 2012

Cinema: 007 - Operação Skyfall
Exposição e Bazar Beneficente do Shiinomi Gakuen e
Curso de Pintura do Bunkyo

O novo filme do espião mais famoso do mundo, James Bond, que completa 50 anos, recebeu o título em português de 007 - Operação Skyfall (Skyfall).

Eu dei um azar danado quando fui assistir, no último domingo, o filme. A sala 5 do shopping Paulista estava com algum problema de som e isso acabou com os efeitos do filme, porque os "booms" das explosões estavam tão abafados que não tinham impacto.

Além disso, a velha pentelha que sentou do meu lado, que estava acompanhada de outra senhora mais sem noção ainda, ficou o filme inteiro conversando e fazendo comentários. O pior de todos, momento em que tive que respirar muito profundamente para não mandar o mulher para aquele lugar, foi quando ela soltou um "nossa, que forçado". Como é que é??? Ela entra na sala para assistir James Bond e quer que o filme seja normal? Então vai assistir Os Penetras, Curvas da Vida, mas não entra na sala onde está passando um filme de ação, poxa!

Desconsiderando esses contratempos todos, a história é interessante, mas o final é triste. Talvez uma sala IMAX ou um XD deva ser considerado por quem pensa em ver o filme, porque aquelas explosões devem ficar show com um som mais potente e uma tela maior.

Vale a pena o ingresso (só torça para não ter um par de senhoras que pensam que estão na sala de casa, sozinhas e que o som da sala de cinema esteja funcionando).
__________________________________
 
48ª Exposição e Bazar Beneficente do Shiinomi Gakuen

A Shiinomi Gakuen, para encerrar o ano de 2012, faz uma exposição com os trabalhos dos alunos, de desenhos, caligrafia japonesa e ikebana, e um bazar beneficente em prol da Ikoi no Sono, Kodomo no Sono, Kibo no Ie e Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, no domingo.

Como sempre, não faltarão comidinhas como udon, sushi e hot-dog, muitos jogos e brincadeiras para entreter a criançada, um animado bingo.
Data: 09 de dezembro de 2012 - domingo
Horário: das 9 às 18h
Local: Rua Santa Cruz, 2130

__________________________________

50º Curso de Pintura Infanto-Juvenil

Logo mais começam as férias escolares e os pais ficam sem saber o que fazer com os pequenos.

Não vai resolver o problema dos período inteiro das férias, mas resolve o problema das manhãs de 2 semanas em janeiro.

Meus pais fizeram isso durante a minha infância e eu adorava, porque você fica no meio de um monte de japinhas da mesma idade, fazendo arte, literalmente. Isso sem contar o passeio no zoológico*, onde eu sempre procurava um bichinho fácil, porque nunca fui muito hábil para pintar os desenhos.

Ao final do curso acontece uma exposição dos melhores desenhos de cada participante no próprio Bunkyo.

As inscrições podem ser feitas até dia 21 de dezembro de 2012, para crianças de 5 a 15 anos, por R$150,00 com material incluso.


Período do Curso: 7 a 11 de janeiro de 2013
Horário: das 9 às 12h
Exposição: 12 e 13 de janeiro de 2013
Horário: das 10 às 17h
Local: Museu de Arte Nipo-Brasileiro, no Bunkyo - Rua São Joaquim, 381 - 1º andar (próximo ao metrô São Joaquim)
Infos: 3208-1755, com Aurora ou bunkamatsuri@bunkyo.org.br 

* não sei dizer se ainda fazem o passeio ao zoológico.

26 de novembro de 2012

Shopping JK IGuatemi e seu cinema 4D
Cinema: Amanhecer - Parte 2
e 13ª Expoverão de Orquídeas

A Saga Crepúsculo chega ao final com o filme Amanhecer - Parte 2 (Twilght Saga - Breaking Dawn Part II), no melhor filme da série.

Eu sei que tem um monte de gente que fala mal, que acha o filme patético, mas assim como muitas séries e filmes, este também é destinado a fãs da série e não para você escolher aleatoriamente para assistir no cinema. Odeio aqueles críticos da Folha que só gostam de filme cult e falam "um lixo". Eles não são o público do filme. Ninguém disse que era para eles assistirem.

A mesma coisa vale para Harry Potter ou Star Wars.

Se você quer arriscar ainda assim, por causa dos filhos ou por que a paquera adora e você não faz ideia do que se trata, mas quer agradar, arrisco dizer que você até pode curtir se deixar seu preconceito em casa e souber um geral sobre os personagens.

Todos já ouviram sobre o triângulo amoroso: Edward, o vampiro (Robert Pattinson), Bella , agora vampira (Kristen Stewart) e Jacob, o lobo (Taylor Lautner). Os pais de Bella são separados e ela vivia com a mãe, até ela se envolver com outro homem e Bella decidir se mudar para a casa do pai.

Desde de pequenos, Jacob e Bella se conhecem, porque o pai nunca saiu de Forks, cidade onde é policial. Eis que no ano que Bella se muda para a casa do pai e, consequentemente, de escola, a família Cullen se muda para Forks e foi amor a primeira vista.

Edward tentou de tudo para afastar Bella, porque sabia que o amor entre uma humana e um imortal era impossível, tendo a ajuda de Jacob que não queria ver Bella envolvida com o vampiro.

Entre muitas idas e vindas, Edward se rende aos encantos de Bella e se casam. Após uma lua de mel numa ilha privada no Rio de Janeiro, acontece o impensável, ela, ainda humana, fica grávida de um vampiro. O ser começa a consumí-la e apesar dos pedidos de seus amores, Edward e Jacob para um aborto, ela decide ter o bebê.

No momento do parto, ela não resiste e morre, mas Edward decide tentar transformá-la, como era do desejo de Bella, em vampira. Aparentemente, ele falha e é aí que termina o filme, parte 1, com ela abrindo os olhos, já transformada de imortal.


Com esse super resumo dos 4 primeiros filmes, você consegue entender o que se passa e vai poder curtir a batalha final. E nem adianta falar que eu fiz spoiler da saga, porque os livros já estavam disponíveis há muito tempo para alguém dizer que eu antecipei a história.

Uma coisa eu digo, curti e muito esse final. O box da Saga, que deve sair em breve nas lojas, eu vou comprar só por causa dessa parte final que tem muita ação e até uns momentos de boas risadas.

Vale o ingresso, mas só se você não é do tipo que fica chamando o Edward de fada.

Foi para assistir esse filme que eu fui até o JK Iguatemi, onde o filme está passando nas salas 4D. A pequena decepção é que o filme Amanhecer não foi lançado em 3D, ou seja, o 4D fica por conta dos efeitos de movimento, cheiro, vento e água, mas sem imagens com uso de óculos especiais.

O shopping JK Iguatemi, fica na zona sul de São Paulo, numa região comercial em expansão, cujo trânsito é horrível e está ainda pior por conta de uma obra de via de acesso, para, teoricamente, aliviar o trânsito da região.

A construção é assim, imponente como na imagem, porque conta com 1 torre de escritórios (a 2ª está em vias de construção), além da área do shopping, que tem terraço de onde se pode ver os arredores e, num dia sem chuva, ficar sentado nas poltronas confortáveis para bater um papo ou descansar, o teto todo em vidro, que permite a iluminação natural de uma parte considerável do shopping, corredores amplos, sofás e lojas, na grande maioria, consideradas de luxo para o público AAA.

Numa das lojas, encontrei sapatos por pouco mais de R$2.000,00 (não errei a quantidade de zeros) e um par de brincos por "meros" R$75.000,00 (sim, o preço de um carro médio).

Como toda mulher, acabei comprando 1 par de sandálias (foto), mas foi na Arezzo, então o preço tem 1 zero a menos do que o citado acima.

O estacionamento é salgadinho. As primeiras 4 horas saem por R$20,00, enquanto no Eldorado, por exemplo, o mesmo período sai por R$9,00.

O cinema do JK Iguatemi é da rede mexicana Cinépolis, que tem uma unidade na região de Santo Amaro e essa outra, que é super chique, a única com a tecnologia 4D.

O 4D tem algumas restrições, entre elas, altura e questões relacionados à saúde (problemas cardíacos, de pressão, gravidez etc.), mas não é nada super radical, tanto é que as poltronas não tem cinto de segurança.

Meu veredito: é divertido, mas dependendo do filme deve ser difícil ficar sentado, porque num filme como Amanhecer levamos um susto com um movimento mais brusco e umas rajadas de vento. Até os efeitos de raios são feitos com iluminação a parte. Foi uma experiência divertida. Mas fica o aviso: se você não tem carteira de estudante, nem é cliente do Santander, vai ter que ter coragem para pagar o ingresso, que, hoje, custa R$68,00.
__________________________________

13ª Expoverão - Exposição de Orquídeas

A Associação Orquidófila de São Paulo realiza sua 13ª exposição no estacionamento do Bunkyo de São Paulo, onde irá, além de expor belos exemplares, oferecer aulas gratuitas de cultivo e reunir diferentes produtores que trazem para a feira vasos, mudas, livros e materiais para cultivo que podem ser adquiridos pelo público.

Data: 30 de novembro a 2 de dezembro de 2012, sexta a domingo
Horário: das 9 às 19h
Local: Estacionamento do Bunkyo - Rua Galvão Bueno, 540
Informações: 3207-5703 - www.aosp.com.br

19 de novembro de 2012

Filme: Chicago
V Teishoku e II Paella Solidária ABDIM e
Jantar das 4 entidades

O filme Chicago é um lindo musical, com um elenco estrelado, figurino incrível e coreografias muito bem executadas.

A história conta a história de Velma (Catherine Zeta Jones) uma dançarina famosa que cometeu um crime e tem como advogado o oportunista Billy (Richard Gere), que está mais preocupado com dinheiro do que com ética e princípios. Enquanto defendia Velma, aparece o caso de Roxie (Renee Zellweger), uma aspirante dos palcos que também entra para o rol de assassinas.

Aproveitando a situação, Billy acrescenta este caso para sua lista e mostra o gostinho da fama à Roxie.

Uma história cheia de reviravoltas, drama e música, que tem no elenco Queen Latifah, John C. Reilly, Lucy Liu, Taye Diggs e Dominic West.

Eu não dou muita bola para filmes premiados, mas esse eu achei merecido. Só no Oscar foram 13 indicações, das quais 6 conquistadas, entre outros muitos prêmios para os atores e diretores.

Se você gosta de musicais e ainda não assistiu, não sabe o que está perdendo.
__________________________________

V Teishoku & II Paella Solidária em prol do 10° Natal Solidário ABDIM/Harmonia Solidária

Para arrecadar fundos para o pagamento do aluguel da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas-SP), espaço onde será realizado o 10° Natal Solidário ABDIM/Harmonia Solidária, no dia 02/12/2012, evento que proporciona aos 122 pacientes portadores de distrofia muscular atendidos pela ABDIM uma Festa de Natal Especial, a ABDIM em parceria com o grupo Harmonia realizará seu V Teishoku & II Paella Solidária.

O Sanma Teishoku (arenque com acompanhamentos) ou a Paella de Frutos do Mar custam R$30,00 cada, e o Yakisoba, R$20,00, sendo que o valor inclui uma sobremesa e uma bebida a escolher (água, refrigerante ou cerveja), com opção para viagem.

Além dos pratos saborosos, o evento conta rodadas de bingo e shows especiais para entreter a todos, tendo entre as atrações uma apresentação musical com a profª Maria Grosso e André Suegama, portador da distrofia muscular.

O evento também terá um posto de coleta de doações de roupas, brinquedos, utensílios, livros e outros tipos de materiais, novos ou usados em bom estado, para o nosso Bazar da Pechincha, que é acontece durante o 10° Natal Solidário.

Data: 25 de novembro de 2012
Horário: das 11 às 15h
Local: ACE Saúde - R. Diogo Freire, 307 (atrás da Lojas Nipon, da Av. Cursino, 1464)
Infos: 95797-5966 e 97199-8964 ou harmonia.solidaria@gmail.com
__________________________________

Jantar Beneficente das 4 Entidades

Anualmente, as 4 entidades, assim conhecidas como Ikoi no Sono, Kibo no Ie, Kodomo no Sono e Yassuragui Home, se unem para fazer um grande jantar beneficente com show ao vivo.

O valor do convite deste ano não foi encontrado em nenhum dos sites das entidades, então recomendo entrar em contato com um das entidades caso haja interesse em participar (a imagem ao lado é do convite do jantar do ano passado).

Data: 23 de novembro de 2012 - sexta-feira
Horário: a partir das 19h
Local: Espaço Hakka - Rua São Joaquim, 460 - Liberdade
Infos: Ikoi-no-Sono - 3209-0215 / sede@ikoinosono.org.br
Kibô-no-Iê - 5549-2695 / voluntariado@kibonoie.org.br
Kodomo-no-Sono – 3208-3949 / kodomo@kodomonosono.org.br
Yassuragui Home - 5581-3105
__________________________________
21° Festival de Motitsuki da Associação Hokkaido

Com o final do ano chegando, vem as festas de encerramento. Uma festa importante é a do motitsuki, que costuma ser feita no último dia do ano no Japão (e na praça da Liberdade, em São Paulo), mas que acontece neste domingo na Associação Hokkaido de Cultura e Assistência.

Motitsuki é o preparo de forma artesanal do bolinho de arroz japonês, em que o arroz é batido num pilão de madeira (como na foto).

No evento será possível provar pratos com o bolinho, como o ozouni (sopa com moti), oshiruko (caldo de feijão doce com moti) e yakimoti (moti assado), entre outros pratos salgados e doces com ou sem o moti, que poderão ser apreciados durante as apresentações diversas que acontecem no palco.

Data: 25 de novembro de 2012 - domingo
Horário: das 11 às 15h
Local: Associação Hokkaido de Cultura e Assistência - R. Joaquim Távora, 605 (próximo ao metrô Ana Rosa)
Infos: 5084-6422

12 de novembro de 2012

Filme: E se fosse verdade
II Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania e
Eventos no Feriado

E se fosse verdade (Just Like Heaven) é um filme de 2005, estrelado por Reese Whiterspoon, a eterna advogada de Legalmente Loira, e Mark Rufalo, o Hulk dos Vingadores, uma comédia romântica, com uma pitada de drama e uns assuntos sérios por trás da piada.

No filme, ela é uma médica, que abriu mão de sua vida social e amorosa em nome de sua carreira brilhante. Ele, um cara cheio desanimado com as perdas da vida. Seus caminhos se cruzam da forma mais inusitada possível, quando ele aluga o apartamento de Elisabeth (Reese) que se encontra em coma após um grave acidente, e ela aparece no apartamento, como uma alma perdida.

Aos poucos e fantasminha vai se encantando por David (Mark) que decide ajudá-la a descobrir onde o corpo dela está.

O filme aborda a questão de abrir mão de outras partes da sua vida em função da profissão, um dilema muito comum enfrentado pela maioria das pessoas.

Na sequência, apresenta a história sobre vida e morte, além da questão da separação entre corpo e alma (para quem acredita pode ser considerado um conto, para quem não, fica como ficção).

Acho que a parte mais intrigante do filme é a questão do desligamento dos aparelhos. No filme nós vemos o desespero da alma de Lizzie quando sabe que a família vai autorizar o desligamento dos aparelhos após 3 meses em coma. Se você tiver alguém nessa situação, vai pensar muito, porque fica a pergunta: e se for verdade???

Esse filme vai além da sessão da tarde. Não é um simples romance e, talvez, devesse ser usado em aulas sobre humanização no atendimento hospitalar, nos cursos de medicina, porque não temos como afirmar que esse filme é uma viagem total, afinal, existem pessoas que dizem ter vivido exatamente o retratado aqui.
__________________________________
Imagem: Unicuritiba.edu.br
II Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania
V Publica Direito

Entre os dias 12 e 14 de novembro, a Unicuritiba, localizada na capital do Paraná, sedia o II Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania e o V Publica Direito, além de outros paineis abordando temas relacionados ao Direito Empresarial.

As inscrições para participação podem ser feitas até hoje, 12 de novembro de 2012, através do site da Unicuritiba, e abordará diversos temas relacionados ao Direito Empresarial e suas responsabilidades.

Local: Unicuritiba - Câmpus Milton Vianna Filho - Rua Chile, 1.678 - Curitiba/PR
Datas: 12 a 14 de novembro de 2012
Horários: nos dias 12 e 13, das 8:30 às 22h, e no dia 14, das 9 às 22:30

Infos: conbradec@unicuritiba.edu.br
__________________________________

Exposição Bonecos do Japão – Formas de Oração, Encarnações de Amor, um passeio pela tradição milenar japonesa

Desde o dia 30 de outubro de 2012, a Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto, em parceria com a Fundação Japão, sedia a exposição que conta também com oficinas de origami e furoshiki.

As vagas para participar das oficinas são limitadas, mas o acesso a todo o evento é gratuito.

Data: até 30 de novembro de 2012
Horário: segunda a sexta, das 9 às 16h e sábados, das 10 às 16h
Local: Espaço Cultural e de Extensão Universitária - Av. Nove de Julho, 980 - Ribeirão Preto/SP
Infos: www.fmrp.usp.br

5 de novembro de 2012

Tratamento de canal no dente e
Exposição de Oshibana-e

Depois de uma visita inocente ao dentista para limpeza de placas, já fiz a extração de um siso, estou em processo de renovação de obturações e no momento acabo de terminar um tratamento de canal num dos dentes do fundo.

Preciso admitir que estou ficando com medo de ir ao dentista. Cada vez que eu abro a boca, parece que eles encontram mais alguma coisa para fazer.

Fiz a avaliação para o tratamento de canal no dia 13/09/2012 e após 1 radiografia do dente a ser tratado, umas "sopradas" no dente, o dentista disse que 1 sessão poderia bastar, já alertando que em alguns casos, quando se abre o dente, podem haver surpresas.

Marcada a sessão de 1 hora e meia para 18/09/2012, lá fui eu, acreditando que sairia de lá pronta! Doce ilusão... após 1h30 de boca aberta, mandíbula doendo e uma sensação de gengiva inflamada, fui informada que precisaria de 1, talvez 2 sessões mais, porque apareceu alguma coisa mais complicada do que ele esperava.

Voltei dia 04/10/2012 por falta de agenda dele numa semana e indisponibilidade de horáro na minha, e após mais 1h de procedimento ouvi o que eu não queria: "nos vemos de novo na semana que vem!"

Mais um retorno, que deveria ser o último, mas houve mais uma complicação. Na perfuração, o dentista acredita que foi um pouco mais fundo do que era para ser e a medicação que ele aplica ao final quase me matou de dor. E isso nem é drama. Ele teve que tirar a capa, os prendedores da boca e anestesiar correndo tudo de novo. As lágrimas corriam involuntariamente. Foi terrível.

E seja lá o que for o tal medicamento, eu sei que passei o dia me contorcendo, porque aquilo subia para o nariz e ardia. Com isso, terminei o dia com o nariz todo acabado de assoar (porque se aquilo descesse para a boca ardia dobrado), com a garganta inflamada e a voz levemente rouca. Eu sentia como se tivesse ácido na minha boca e nariz.4 dias depois, eu ainda estava com a boca dolorida de tanta injeção que levei.


Enfim, em 30/10/2012 terminou o dito canal e agora vou aproveitar para contar como funciona, isso narrado por uma pessoa que é da área de humanas (porque narrado por dentistas não dá pra entender rs).

Imagem do site Verdade Mentira*

O Procedimento

Eu estava apavorada, porque não fazia ideia de como era esse tratamento de canal e umas obturações depois em outro dentista, eu fiquei com medo que fosse passar tanto tempo sofrendo de dor na cadeira.

A anestesia para o procedimento é forte e eficiente. Não saí do dentista com aquela sensação de inchaço tão comum no pós-anestesia**, mas senti todos os pontos onde o dentista agulhou a anestesia, tão logo o efeito passou. As que vão na gengiva são indolores na aplicação e depois, mas as que vão no palato são incomodas na hora da aplicação e depois ficam doloridas.

O dentista usa um monte de coisas: a broca (aquela maquininha horrorosa, de barulho típico do dentista), uma porção de lixas, outras brocas, e eu sentia algo que parecia com uma furadeira. Durante a maior parte do tempo eu só sentia a pressão no dente, mas dor, só um pouquinho e bem no final, quando eu imagino, o efeito da anestesia começa a se perder.

Não fosse o episódio da 3ª sessão, eu diria que é tranquilo, mas não posso dizer isso. Doía tanto, que naquele dia eu não queria nem olhar mais para a cara do dentista. Eu quase fui embora sem me despedir.

Se você vai passar por isso, torça para seu endodontista ter a mão boa e ser gentil, porque de tanto empurra, pressiona e do tempo que você vai ter que manter sua boca aberta direto, uma coisa que você não vai querer é alguém com a mão pesada.

* o site diz que só são necessárias muitas sessões em caso de problemas causados por bactérias, mas segundo meu endodontista, o meu foi porque o acesso estava difícil e para não me fazer ficar 3 ou 4h direto com a boca aberta é que foram necessárias mais sessões.
** a exceção foi o dia do desespero, quando ele deu mais um punhado de anestesias. Fiquei inchada por dias.
__________________________________

XII Exposição de Oshibana-e

Oshibana é a arte de prensar flores e folhas para, com isso, criar desenhos diversos ("e" em japonês quer dizer desenho). Uma arte delicada e encantadora. 

Se você não conhece ou se admira, pode visitar a exposição que acontece no Salão Nobre do Bunkyo de São Paulo, de graça.

Data: 10 e 11 de novembro de 2012
Horário: 10 às 18
Local: Salão Nobre do Bunkyo/SP - Rua São Joaquim, 381
Infos:  www.oshibana-e.com.br
ENTRADA FRANCA

29 de outubro de 2012

Filme: Cinderela
Palestra sobre Bolsas de Estudos e Treinamento no Japão - JICA

Com o re-re-lançamento do filme Cinderela, da Disney, nada melhor do que aproveitar o momento para comentar sobre um grande clássico da animação.

Cinderela foi uma grande aposta dos estúdios Disney em 1950, quando o estúdio estava em baixa. A aposta era tão forte, que se o filme não vingasse nas bilheterias, Walter poderia ter visto seu reino desabar literalmente.

Tão grande como seus sonhos, Cinderela não deixou seu criador na mão e foi sucesso absoluto naquela época e continua sendo até hoje, no imaginário de todos (ou pelo menos nos das meninas que cresceram ouvindo e lendo um dos clássicos contos de fadas).

A animação foi feita no método de desenho tradicional, à mão, mas pela primeira vez eles incrementaram a edição final com efeitos de computação gráfica. Claro que não é nada parecido com os efeitos atuais, mas era um avanço enorme para a época: o brilho do feitiço da fada.

Encantador, a remasterização melhorou as cores, mas não alterou a imagem, ou seja, os fãs não precisam se preocupar que o desenho tenha ficado com ares digitais, porque não ficou. Deve ser a mesma coisa de quem fala que prefere ouvir vinil, o "chiado" do desenho de 1950 está todo lá, mas com os tons recuperados pelo computador.
__________________________________

Palestra sobre Bolsas de Estudos e Treinamento no Japão - JICA

A palestra que acontece nesta segunda, 29 de outubro, destina-se aos interessados em uma bolsa de estudos financiada pela JICA - Japan International Cooperation Agency.

Os ex-bolsistas explicam como é o processo, quais os requisitos e como é a experiência.

As inscrições podem ser feitas de forma gratuita através do link docs.google.com/spreadsheet
 


Data: 29 de outubro de 12, segunda
Horário: 19h
Local: Bunkyo/SP - R. São Joaquim, 381 - 1° andar - próximo ao metrô São Joaquim)
Infos: abjica@gmail.com

22 de outubro de 2012

Cinema: Looper - Assassinos do Futuro e
Wadaiko Zinka & Kaito Shamidaiko in Concert

Esse é um daqueles filmes que eu escolhi com base no elenco, porque não tinha entendido direito nem o trailler, muito menos a sinopse do filme. E saí do filme certa de uma coisa: não era para entender a sinopse, porque a sinopse não explica do que se trata o filme que eu assisti!

Looper - Assassinos do Futuro (Looper) tem como protagonista, Joseph Gordon-Levitt, que fez, recentemente, o Robin no último filme do Batman, Bruce Willis como a versão do futuro do personagem de Joseph, e Emily Blunt.

Joseph está tão diferente nas telas, que por um momento pensei ter confundido quem ele era, mas a culpa não é minha, porque usaram uma maquiagem que estica o nariz dele e os olhos estão claros. Segundo os produtores, isso era para que o ator lembrasse Bruce Willis. Sinceramente, o diretor de maquiagem viajou, porque não parece nada.

A história é baseada na experiência da viagem no tempo, no qual um grupo de extermínio envia ao passado criminosos para serem, literalmente, apagados no tempo. Eis que os tais assassinos do passado, depois de um determinado tempo são enviados ao passado para serem mortos por eles mesmos, fazendo com que eles saibam quanto tempo a mais eles têm de vida.

No dia em que Joe (Joseph) dá de cara com sua versão mais velha é que a coisa sai de controle e começa uma corrida contra o tempo para manter o presente e o futuro como deveria ser.

Destaque para a atuação de um menino (o personagem tem 5 anos, mas o ator não deve ter mais do que isso), Pierce Gagnon. Ele é genial!

Não posso negar que sai meio decepcionada com o filme. Tem uma parte que parece cena de filme de terror, outras que são um poucos paradas e, no geral, é surreal! O final faz sentido no contexto do filme, mas te deixa com uma sensação de "acabou?".

O filme não é ruim, mas não acho que valeu quase 1h de fila na bilheteria, no feriado.
__________________________________

Wadaiko Zinka & Kaito Shamidaiko in Concert

Aproveitando a visita dos integrantes do grupo Wadaiko Zinka, do Japão ao Brasil, o grupo Kaito Shamidaiko, muito conhecido dentro da comunidade japonesa por seus shows, cursos e por ser fabricante dos instrumentos de percussão e sopro, se apresentarão em conjunto, no show intitulado Wadaiko Zinka & Kaito Shamidaiko in Concert.

A abertura do show será com os grupos Shinkyo Daiko de São Caetano do Sul e Tenryu Wadaiko de São Miguel Paulista, no Pequeno Auditório do Bunkyo de São Paulo, com entrada de R$10,00.

Na mesma data, antes do show, acontecerão palestras, com inscrições antecipadas e gratuitas por email.

Os temas são:
  • Hokkai Daiko, sua história e fundamentos, por Masahiro Kanazawa do grupo Wadaiko Zinka;
  • Técnicas e formas de utilizar o corpo para melhorar a potência e qualidade do som do Taiko, por Ayaka Kanazawa do grupo Wadaiko Zinka; e
  • Trocas de experiências, informações, bate-papo, curiosidades, tira-dúvidas com todos os participantes, intermediado por Yoohey Kaito do Grupo Kaito Shamidaiko.
Palestras sobre Taiko
Data: 27 de outubro de 2012 (sábado)
Horário: 16h

Local: Pequeno Auditório do Bunkyo/SP - Rua São Joaquim, 381
Inscrições gratuitas pelo e-mail: kaitoshamidaiko@yahoo.com.br

Show Wadaiko Zinka & Kaito Shamidaiko in Concert
Data: 27 de outubro de 2012 (sábado)
Horário: 19h
Local: Pequeno Auditório do Bunkyo/SP - Rua São Joaquim, 381
Infos: (11)95797-5966 / e-mail: shinkyo.daiko@gmail.com / www.kaitotaiko.com.br
Convites limitados: R$10,00
__________________________________

Exposição de Ikebana - Jubileu de Ouro da Associação de Ikebana do Brasil

A Exposição que celebra os 50 anos da Associação de Ikebana do Brasil, acontece desta sexta até domingo, no Auditório do Bunkyo de São Paulo, com a participação de 13 diferentes escolas.

Dois diferentes ambientes serão usados para a exposição: o hall do Grande Auditório e o Salão Nobre, que fica no 2° andar do mesmo endereço, com entrada livre aos visitantes.

Abertura: 26 de outubro de 2012, sexta-feira, às 20h
Exposição: 27 e 28 de outubro de 2012, das 10 às 20h
Demonstração: das 14 às 16h, no Grande Auditório
Local: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social - R. São Joaquim, 381 (próximo ao metrô São Joaquim)
Infos: 3208-1755

15 de outubro de 2012

Dicas para chegar tranquilo para o Exame da Ordem

Se você caiu aqui pensando que eu vou dizer o tema que vai cair ou como fazer sua prova, sinto dizer que não tem nada disso no texto abaixo.

Já faz 3 anos que faço parte da Comissão do Exame de Ordem da Seccional de São Paulo e desde antes disso, quando eu era uma das examinandas, sempre reparei numas coisas que não fazem sentido para mim.

A primeira delas: por que uma pessoa que está se candidatando a ser advogado faz sua inscrição sem ler o edital completo?

Passado essa incógnita sem uma resposta lógica, sigo: por que as meninas vão vestidas de forma tão desconfortável para uma prova que tem duração mínima de 2 e máxima de 5 horas, em carteira universitária?!?

O edital não exige trajes formais, mas menciona que o candidato vá trajado de forma adequada, sendo assim, morando na cidade de São Paulo, dá para imaginar que moda praia não seja adequado.

Por fim, o eterno problema do material não autorizado ou de conteúdo duvidoso. Tem gente que insiste em bancar o espertinho. Já adianto: não funciona!

Todo material é conferido e se houver dúvida, será feita uma consulta para a Comissão de Exame de Ordem em Brasília, e quando o Conselho Federal diz não, acabou! Pode ameaçar (como aconteceu no último exame), pode espernear, gritar, xingar que não vai poder usar e se insistir, já sabe, prova anulada.

Após essas exposições, se me permitem, gostaria de deixar umas dicas e sugestões para o dia da prova (algumas válidas para qualquer candidato, outras somente para quem é da capital de São Paulo).

1 - LEIA O EDITAL: faça um favor a si mesmo, leia com atenção todos os itens que dizem respeito a prova. Não só o local, data, horário, prazo e taxa de inscrição. Vá ciente do que você NÃO pode levar e nem leve. Não adianta ir de boné, porque vão mandar tirar, não precisa levar relógio, porque não vai poder usar, não leve squeeze que não tenha o corpo transparente, porque não vai poder usar, e assim segue a lista. E dê uma conferida na última publicação no site da FGV sobre uso de post its e marcações. São novidades que vão causar muito mal-estar se você não estiver ciente.

2 - NÃO LEVE EXCEDENTES: não leva a farofa completa, nem a biblioteca inteira no dia da prova, porque vai te atrapalhar. Só vai fazer volume e pode causar desconfiança, o que pode fazer com que os fiscais fiquem o tempo todo em cima de você. Depois vai reclamar que está sendo perseguido...

3 - SÓ CANETA PRETA OU AZUL: não adianta levar borracha, lápis, lapiseira, corretivo, marca-texto entre outros apetrechos de papelaria, porque não vai poder usar! O mais seguro é levar a tradicional Bic Cristal, já que o corpo da caneta DEVE ser transparente. Canetas bonitinhas serão retidas e você corre o risco de ficar sem ter como escrever na prova.

4 - ALIMENTE-SE: não se deixe consumir pela ansiedade e procure se alimentar normalmente. Muita gente passa mal por não almoçar antes de ir para o local de prova. Lembre-se, você pode ter que ficar no local até às 19h ou mais.

5 - LEVE SEUS COMES E BEBES: como se sabe, a prova é longa, então vai chegar um momento que você vai ficar com fome. Barrinhas de cereal são boas por segurarem melhor a fome e não sujarem a prova, já que é um alimento seco. Chocolate é bom para dar energia e é prático como a barrinha. Para beber, e não ter nenhuma implicância, eu levaria em uma garrafa transparente com um suco doce. Açúcar durante a prova ajuda a manter o cérebro funcionando.

6 - NÃO ESQUEÇA O SEU RG ORIGINAL E EM BOAS CONDIÇÕES: parece besta dizer isso, mas não é. Já tivemos um caso de candidato que ficou no portão aguardando a mãe ir e voltar de casa por causa do esquecimento. E sem documento não entra na sala para fazer a prova. Carteira de estudante não vale como documento. Lembre-se que só documentos oficiais com foto e sem sinais de adulteração são aceitos.

7 - ARRUME TUDO O QUE PRECISA LEVAR NO DIA ANTERIOR: outra dica boba, mas que muita gente parece não seguir. É um tal de "ai, esqueci isso ou aquilo" que dá dó. E não adianta a gente ficar com dó, porque não temos o que fazer. As regras são as mesmas para todos e, com exceção da caneta e da água que podem ser comprados na porta de ambulantes, o material tem que vir de casa. Até tem um shopping perto (em São Paulo estamos perto do shopping Paulista), mas a livraria não abre antes do início da prova, aos domingos.

8 - ESCOLHA COM BOM SENSO SUAS ROUPAS: como eu comentei, conforto deve ser o primeiro pensamento na hora de escolher a roupa. A cadeira é desconfortável, você vai querer se mexer e ainda precisa equilibrar o código no seu colo para copiar as partes que interessam para sua peça. Pensa fazer isso com uma saia curta ou um short que vão te deixar exposta? No verão, minha recomedação é para que você use a tradicional combinação: calça jeans + camiseta + tenis e uma blusa leve ou uma manga comprida. Na Uninove Vergueiro* não tem ar condicionado, mas vai que muda o local e vocês tem que enfrentar um arzinho?

9 - VÁ DE METRO: a atual locação é um lugar infernal para ir de carro, porque não há estacionamentos próximos, os poucos que abrem tem poucas vagas para avulsos, as ruas são estreitas, incluindo a Rua Vergueiro, onde não se pode estacionar nem aos domingos, a rua lateral é super conhecida por furtos e assim seguem os aspectos negativos. Se você vem da zona sul, pare seu carro até a região da Ana Rosa. Mais do que isso e você já esbarrará no trânsito sentido centro (o trânsito começa perto do metrô Paraíso). Se você vem da zona oeste, acho melhor parar ali pela região da Consolação e seguir de metrô. Quem vem da zona norte ou leste pode chegar até a altura da Praça da Sé, mais do que isso, ainda vai ter que encarar a muvuca da feira da Praça da Liberdade.

Não sabe como chegar do metrô até a Uninove? Moleza. Saiu da catraca procure a saída que indica Rua São Joaquim. Você vai sair de frente para o Hospital Santa Helena. Siga a Rua Vergueiro sentido Paraíso. Você vai passar o hospital, passar pela Rua Pirapitingui, continue reto no quarteirão que tem um bar numa esquina e na outra esquina o banco Bradesco, passe pela Rua Siqueira Campos, que tem na sua esquina um prédio administrativo da Esan, depois uma associação de japoneses (Shizuoka Kenjinkai), mais alguns passos e você estará na porta principal da Uninove. Fácil assim. Já de carro... só se for de carona pra na hora do desespero desembarcar e seguir a pé.

Acho que isso basta de sugestões e espero que você possa aproveitá-las para ir um pouco mais tranquilo para esse dia tão importante e tenso em nossas vidas.

Desejo boa sorte, uma véspera fazendo o que você curte para relaxar (só não vale encher a cara de álcool) e que seu domingo comece com um bom café, um almoço tranquilo e uma prova relaxada, para depois poder celebrar a conquista.

* o local é mesmo a Uninove Vergueiro, mas o tempo de São Paulo é imprevisível, então melhor levar uma blusa. Você não vai querer perder a concentração por causa de frio, certo?
__________________________________

Japan Experience 2012

Tenho que confessar um carinho especial pelo evento do qual fiz parte da edição inaugural, em 2005.

O evento idealizado pela Comissão para as comemorações do centenário da imigração do Japão no Brasil e batizado pela grande empresária Chieko Aoki, teve como ideia principal permitir a todos os que participassem do evento a experimentação da nossa cultura e não a simples apresentação.

Então, além dos shows diversos de grupos representantes de diversas artes e esportes, o público tem a oportunidade única de participar das atividades e se interessar já fazer o contato para saber onde praticar depois que o evento terminar.

Ninguém paga nada para entrar ou participar das atividades. Algumas tem quantidade limite de participantes, então fique de olho nos horários e esteja cedo para fazer sua inscrição.

Nos vemos por lá!

Data: 20 e 21 de outubro de 2012
Horário: 10 às 18h
Local: Bunkyo/SP - Rua São Joaquim, 381 (próximo ao metrô São Joaquim)
Infos: www.japanexperience.com.br

8 de outubro de 2012

Filmes: Carros 2 e O Estranho Mundo de Jack

Na semana do dia das crianças, nada mais apropriado que comentar sobre filmes infantis... ou não, já que O Estranho Mundo de Jack pode causar um bocado de crises de pesadelo em crianças.

Ambos os filmes estão longe de ser lançamento. O mais recente dos dois é o Carros 2 (Cars 2) lançado em 2011. O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas) foi lançado em 1993.

Eu não lembro por que não assisti O Estranho Mundo de Jack e Carros 2 no cinema, mas no geral é porque tenho problemas de encontrar quem queira me acompanhar para assistir animações. Já não tenho mais esse problema: se ninguém quiser, eu vou sozinha! rs

Carros 2 chega a ser melhor que o primeiro pelo visual super modernoso, mas é claro que o começo é sempre o mais marcante.

Aqui, o protagonista deixa de ser o McQueen, para se tornar, como eu acredito que para muitos já era desde o primeiro, o enferrujado guincho, Mater (em português o nome do personagem perde o R final), um tipo abobalhado, mas de coração puro e apaixonado, como uma criança.

Essa pureza de espírito o faz ser alvo de gozações por muitos e neste filme, ele acaba sendo confundido com um espião secreto que acreditavam estar fingindo ser bobo para passar despercebido.

Umas cenas me deixaram com lágrimas nos olhos por conta dos sentimentos do Mater e um desentendimento entre ele e o seu melhor amigo, McQueen.

Não sei se os adultos vão morrer de amores pelo filme, mas não tem como deixar de torcer para que o "italiano" se dê muito mal no final.

O Estranho Mundo de Jack ao contrário, é um filme para gente grande. Nem pense em deixar uma criança na sala, porque você vai ter que deixar a luz acesa e dormir com ela pelo próximo ano. É sério!!!

O criador é Tim Burton e acredito que isso já diga o suficiente sobre o tipo de filme que estamos falando: animação com humor sombrio.

Eu lembro que na época assisti só porque descobri que a animação era de "stop motion", ou seja, bonecos de massinha "fotografados" movimento por movimento, o que eu acho incrível.

A história mostra um esqueleto, conhecido como o rei das abóboras da cidade Halloween, entediado de ser o responsável somente pelo Halloween e buscando algo a mais, quando decide que quer fazer o Natal. Dentro do que ele acha divertido e do que ele entende por "espírito natalino" após estudar sobre o Natal, cria todos os aparatos e cria uma confusão que assusta ao invés de agradar os mortais.

Para arrumar a confusão ele conta com a ajuda de uma espécie de boneca frankestein, Sally, apaixonada por ele e do Papai Noel.

O 3D do Blu-Ray lançado em 2006 é muito melhor do que os outros filmes que a Disney andou lançando em seu 3D não tão 3D e tem uma única cena onde seu reflexo faz com que você abaixe a cabeça para não levar uma abóbora na cabeça. rs

Não sei se vale a pena comprar agora, já que Blu-Ray em 3D ainda custa muito caro, mas vale a locação com certeza.

1 de outubro de 2012

Koleston Espuma = roubada!


Pensa num arrependimento?

Eu já sou usuária da tintura Koleston há alguns anos. Foi ainda na época da faculdade que eu decobri as cores chamadas fantasia e tudo começou com luzes, que viraram mechas destacadas e por fim, o cabelo todo mais por preguiça do que por radicalismo.

Sou do tipo alérgica a um monte de coisas, inclusive tintura de salão (que é mais concentrado ou coisa do tipo, ainda que seja da Wella), mas com essa, nunca tive problemas. Tem outras marcas que eu uso vez ou outra, quando não encontro a minha ou decido testar algo diferente, que também não me dão reação, mas hoje eu quero falar sobre essa tintura espuma.

Quem nunca viu uma novidade no anúncio de TV ou revista e saiu em busca da novidade para comprar que atire a primeira pedra, mas tem coisas que eu vou atrás mesmo, porque a curiosidade mata! Dessa vez eu estou numa daquelas situações em que bateu o arrependimento.

Calma, não é uma crítica à marca. A Wella tem cosméticos maravilhosos. A linha de tinturas, nas versões com ou sem amônia tem as cores mais interessantes e eu vou continuar usando Koleston, mas em creme, nada de espuma.

A propaganda diz que a aplicação é mais prática. MENTIRA!!!

Começa pelo detalhe: precisa de pelo menos 10 minutos a mais que a versão creme para pegar a cor, segundo as instruções da embalagem, e faz 10 vezes mais sujeira, principalmente quando está no final do frasco.

O frasco espirra pra todos os lados. Fiquei toda manchada de bolinhas dos espirros do frasco e até a parede eu tive que limpar depois de aplicar a espuma. =S

Para não dizer que as vantagens são zero, misturar o descolorante com a coloração é mais fácil, porque tudo é líquido.

O resultado final, em termos de cor, foi satisfatório, mas o cabelo não fica gostoso como quando você usa a tintura creme, isso sem contar o cheiro ruim que fica no cabelo mesmo depois de ter passado shampoo e o creme gloss (foram 3 dias seguidos lavando até o cheiro parar de me incomodar).

Resumo:
Prós: mistura mais fácil
Contra: preço, tempo, sujeira, cheiro, cor
__________________________________

 Eleições Municipais 2012

No domingo, acontecem as eleições municipais para eleger o próximo prefeito e os vereadores do próximo mandato.

Para votar, você deve estar com sua situação perante à Justiça Eleitoral em dia e apresentar um documento oficial com foto na sua seção.

Não adianta aparecer com carteirinha de estudante ou a credencial do seu serviço, que não serão aceitos e você vai ter que voltar pra casa sem votar. RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira profissional (OAB, CRC, CRM, CREA etc) ou passaporte são aceitos desde que estejam em boas condições. Se não, é melhor correr no Poupatempo e fazer a sua antes do final de semana.

E se você não sabe onde colocou seu título de eleitor e não lembra qual sua zona e/ou seção de votação, você pode consultar no site do TSE, informando seu nome completo, nome completo da mãe e data de nascimento. O link é www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome

Lembre-se: o ato de votar não é brincadeira, não é palhaçada. Palhaço é aquele que vota em qualquer coisa, porque tem preguiça de pesquisar os candidatos que merecem o nosso voto para nos representar neste cargo de tanta importância, mas que as pessoas desaprenderam que é.

Sabe quem é que cria as leis tão odiadas por todos? São aqueles que a gente escolhe para ser vereador ou deputado!

Ainda se acha esperto por votar em qualquer coisa? Pense bem.

24 de setembro de 2012

Cinema: O Legado Bourne

Eu preciso admitir que a escolha do filme foi mais pelo protagonista do que pelo enredo, que eu nem conhecia direito, mas o Jeremy Renner vale o ingresso. rs

Falando sério agora, O Legado Bourne (The Bourne Legacy) não se trata da continuação da trilogia anterior, estrelada por Matt Damon, mas carrega a história de uma agência ultra-secreta que tem agentes super treinados ao redor do mundo. Eles fazem um link, mencionam Jason Bourne, mas ele não aparece no filme.

Jeremy Renner, a razão da escolha do filme, ganhou destaque no último filme da série Missão Impossível - Protocolo Fantasma e faz parte do grupo de Os Vingadores, como o Gavião Arqueiro.

Ele aparece no começo do filme parecendo um homem das cavernas, barbudo, mas lá pelo meio fica do jeito que a gente conhece, lindo!

O filme tem muita ação, muitas mortes, um bocado de cenas cheias de emoção e, claramente, haverá a continuação, porque o filme termina num ponto que ninguém sabia se levantava ou não, até ver os funcionários do cinema abrindo a porta de saída.

Não sei se eu teria gostado tanto se não fosse o Jeremy Renner, mas eu não morri de amores pelo "Identidade Bourne", então não sirvo de referência. Pretendo assistir a continuação caso seja com o Jeremy Renner, até para ver se, completando as reticências desse filme, gosto mais da história.

Obs: esse filme está disponível em 4D, em São Paulo (não tem 3D nem XD, mas também tem em Imax).

Review: Celular Samsung Galaxy S3 e
Evento: Japan Sul

Após meses de flerte, finalmente criei coragem para me tornar uma proprietária da sensação do momento no mundo Android: um smartphone Samsung Galaxy S3 (ou SIII) GT-I9300.

Apesar de ser declaradamente da turma anti-Apple, não vejo como correta a abordagem publicitária que a Samsung vem usando. Eticamente falando, estou com vergonha alheia por ter adquirido esse celular (comprei um pouco antes de estourarem na rede as agressões mútuas).

Tirando a parte da disputa entre um coreano e um americano, o fato é que o aparelho impressiona em diversos aspectos: velocidade, funcionalidade, tamanho, leveza, design, entre outros atributos que eu ainda vou descobrir.

Sei que existem posts mais detalhados, milhares de vídeos contando sobre o aparelho, mas eu costumo deixar as minhas impressões sobre coisas que experimentei para quem quiser e estiver buscando mais informações, ter acesso a elas.

O aparelho é vendido em 2 cores, o branco e o azul. O meu é azul e digo: é lindo! Peço desculpas a quem tem, mas o branco me soa "paga-pau" da concorrente. rs

A tela dele é realmente grande (4.8"), feita com o Gorilla Glass 2 (confirmado no site da Samsung para a versão brasileira, na área de FAQ) e de uma nitidez de admirar. Segundo testes da CNet, o aparelho, como um todo, é bem resistente, mas segundo relatos de proprietários em um fórum do qual participo, ele é resistente e não inquebrável! Ou seja, se você é o desastre em pessoa, pode ter a tela riscada ou até quebrada.

Vídeo em inglês do canal Cnet - Always On: cenas doloridas. 
Se seu estômago é fraquinho, melhor não assistir! rs

Super leve por ser feito quase todo em um material plástico, não atrapalha na bolsa. Não sei dizer no bolso da calça dos rapazes, mas as garotas vão amar. Mesmo com a capinha de proteção de silicone (a versão mais volumosa das capas) ele continua fino e leve.

O sistema operacional é o Android 4.0, apelidado de Icecream Sandwich - ICS, que roda muito bem e não apresenta incompatibilidade com aplicativos mais antigos disponíveis no Play Store.

A câmera abre rápido e tem funções bem interessantes, como a possibilidade de tirar fotos preto e branco com destaque para uma cor (alaranjado, azul ou verde), além de efeitos de envelhecimento entre outros. Entre os modos de disparo, destaque para o contínuo, modo em que ele tira várias fotos e te mostra a melhor para salvar.


O restante vai depender de como você usa o aparelho, os apps e widgets que vai carregar e as configurações que fizer no aparelho.

Funções/App Samsung

O Allshare ajuda a fazer a comunicação entre equipamentos que estejam conectados numa mesma rede wifi. Eu instalei o aplicativo no meu notebook da Acer e no celular (já vem instalado). Após uma breve configuração, um pode se "comunicar" com o outro. Muito bom para quando você não quer ou não tem como conectar usando um cabo USB para compartilhar arquivos diversos. O mesmo serve para comunicar meu celular com as SmarTV.

O Kies Air é outra forma de fazer seus equipamentos se comunicarem, mas até onde me consta, somente arquivos de mídia podem ser passados de um lado para o outro usando ele, ou seja, fotos, vídeos ou músicas.

O S-Voice merece um comentário que muita gente ainda não entendeu: ele não tem opção de idioma em português! Sendo assim, ele funciona parcial, desde que você saiba falar inglês (acento britânico ou americano), espanhol (da Espanha ou Latino Americano), coreano, alemão, francês ou italiano. E funciona parcial, porque a agenda telefônica, por alguma razão, ele não consegue entender qual dos números de um contato eu estou pedindo, ainda que eu possa pedir para ele "call 12345678" e ele disca exatamente o número que eu ditar. Ah, e nomes em português são um problema. Num dos testes, ele achava que todo nome que eu dizia era Mario ou Emilio! rs

O S-Memo aceita escrita por teclado ou à mão. E se você ativar o widget dele, seu recadinho salvo fica na tela do jeito que você anotar. Dá para fazer até desenhos.

O S-Planner é a agenda nativa da Samsung. O funcionamento é normal, como o Google Agenda, mas o visual é muito mais bonito. Pelo menos eu gostei bastante.

Por fim, o Samsung Dive, que ajuda você a proteger seus dados ou localizar seu aparelho em caso de roubo/furto. Você se cadastra no site www.samsungdive.com e consegue rastrear a localização, bloquear e até apagar o conteúdo do seu aparelho. Se você não conseguir recuperar seu aparelho, ao menos suas informações estarão à salvo.

Aplicativos Android

Eu já fiz outros posts sobre aplicativos para Android, mas acabei descobrindo outros muito úteis ou muito fofos nesse meio tempo, que eu gostaria de compartilhar com quem veio até aqui.

Entre as novas descobertas estão o Dropbox, muito bom para fazer backups automáticos de todo conteúdo, seja do celular ou do seu computador. Sim, ele pode ser instalado em tudo quanto é lado e você acessa o conteúdo do seu Dropbox onde quer que o tenha instalado. Já virei fã (e instalei no desktop do escritório, de casa, no notebook e no celular).

Outro aplicativo descoberto só agora é o Flipboard, uma espécie de quadro interativo com destaques de sites de notícias. Você pode escolher quais periódicos irão aparecer na sua tela e ele fica visualmente bem bonito.

E a fofura descoberta é o Live Wallpaper da Hello Kitty criado pela própria Sanrio. Apesar de super master cute, sou obrigada a dizer que é bonitinho e ordinário. Explico: ele é lindo e se você instalar um joguinho criado pela Sanrio ganha um bonus pro seu LW, umas bolhas com os outros personagens famosos da marca, como o Keroppi e o Pochacco. O problema é que essa combinação acaba com sua bateria. Eu vi minha bateria ir de 100% a 30% em 3 horas. Se você não liga para isso, vai adorar, porque as bolhas são interativas.

Além desses continuo usando muitos dos que eu já comentei em posts anteriores e deixei de usar outros, não porque são ruins, mas porque a nova ICS OS já tem a função sem o uso de app de terceiros e eu costumo ficar com as opções nativas por ocuparem menos espaço.

Caso interesse, segue a lista dos apps que eu tenho instalado no meu smartphone (todos com link para o Play Store, exceto o Dropbox, que está linkado para o site de cadastro no serviço, necessário para usar o app):


Outros posts com dicas de apps neste blog:
http://celinayamao.blogspot.com.br/2012/01/android-rules-o-meu-ranking-dos.html
http://celinayamao.blogspot.com.br/2012/01/android-rules-2-novas-descobertas.html
http://celinayamao.blogspot.com.br/2012/02/truco-no-carnaval.html
http://celinayamao.blogspot.com.br/2012/07/cinema-valente-brave-e-novo-digito-9.html
__________________________________

34ª Festa do Verde

A Festa do Verde da Kibo no Ie é a maior festa de arrecadação de fundos da entidade beneficente, que cuida de pessoas com deficiência mental, e depende da doações, trabalhos voluntários e seus eventos para manutenção de suas atividades.

O evento familiar conta com muitas atrações musicais, shows diversos, muita comida boa e um bazar com variedade de produtos alimentícios e para presente.

Data: 29 e 30 de setembro de 2012 - sábado e domingo
Horário: sábado das 11:30 às 18h, domingo das 9 às 17h
Local: Sede do Kibô-no-Iê - Trav Hideharu Yamazaki, s/nº, Estrada do Tronco, altura do km 206 da Via Dutra (Sentido São Paulo – Rio de Janeiro – a 20 minutos da Marginal do Tietê) – Itaquaquecetuba -SP
Contribuição: R$ 5 (crianças até 8 anos acompanhadas de adulto e pessoas com idade acima de 65 anos não precisam contribuir)
Infos: www.festadoverde.com.br

__________________________________

3° Japan Sul

 A festa, realizada pela União das Associações Culturais de Santo Amaro, une tudo o que a cultura japonesa tem de melhor para apresentar, num espaço na zona sul de São Paulo.

Muita música, comidinhas, artes marciais e shows diversos acontecem no evento que será no São Paulo Golf Club, na antiga Robert Kennedy.

Tem entrada (não informada), meia para idosos e crianças menores de 8 anos acompanhadas dos responsáveis não pagam.

Data: 29 e 30 de setembro de 2012 - sábado e domingo
Horários: sábado das 10 às 21h e domingo das 10 às 20h
Local: São Paulo Golf Club - Av. Atlantica, altura do 2750
Infos: 5631-2968 / 7837-5351