28 de setembro de 2020

Filme: A Família Addams (The Addams Family)

Setembro é o mês que eu faço aniversário e eu nunca fui fã de comemorar essa data. Não tem nada a ver com a idade, até porque eu não tenho encanação com essa coisa de envelhecer.

Acredito que faz parte a passagem dos anos, na cultura japonesa o avançar da idade é visto com orgulho e eu acho que tenho isso incorporado na minha essência, mas festejar (e olha que japonês adora festa) não é a minha praia.

Apesar disso, eu sempre tenho o meu aniversário como um dia para fazer algo por mim e isso significa, em anos normais (leia-se sem a pandemia), ir no salão fazer cabelo e unhas, talvez uma massagem no shopping, ir ao cinema ou teatro, além de uma refeição num restaurante bacana.

Esse ano não deu para fazer nada disso. 

No lugar disso, meu cinema virou um filme no Telecine (dois na verdade) e uma refeição por delivery.

Um dos filmes escolhidos foi "A Família Addams", animação da Universal Studios do ano de 2019.

O elenco de dubladores foi uma das razões para a escolha: Charlize Theron como Mortícia e Chloe Grace Moretz como Wandinha.

O filme como um todo é meio sem graça, mas a temática do filme é muito importante e acho que merece respeito por trazer de uma forma bem ilustrativa a questão do preconceito ao diferente, da aversão ao desconhecido e da tentativa da mídia em criar padrões que muita gente acredita que seja a única forma de vida na Terra.

As cores escolhidas para os cenários e os personagens também foram muito bem pensadas, havendo as cores frias na parte onde vivem os Addams e os tons coloridos, com destaque para o rosa e azul bebê, e personagens brancos estereotipados no vilarejo vizinho.

A história começa com eles em busca de um lugar isolado para viver, sem serem atormentados pelos humanos "normais" (afinal, o que é normal?) e enfim encontrando a morada perfeita. Eis que como em todos os lugares, as cidades vão avançando e uma hora chegam onde não havia nada (Las Vegas que o diga).

Um programa de televisão, que é o responsável pela construção de uma vila toda coloridinha não gosta do que vê no horizonte e tenta a todo custo mudar a aparência dos Addams. Gomes, que quer se enturmar, dá uma chance e aí começa toda a confusão.

Se você tem crianças e quer mostrar que diferente não quer dizer pior ou ruim, esse me parece um bom filme para mostrar para os pequenos, desde que eles não tenham medo de monstros, já que esse não é tão fofinho quanto o Hotel Transilvânia, que também é uma ótima dica para a questão de aceitar as diferenças.

Vale uma pipoca na sessão da tarde no sofá de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário