25 de fevereiro de 2019

Livro: 44 cartas do mundo líquido moderno de Zygmunt Bauman

Eu sempre quis conhecer o conceito de mundo líquido do filósofo moderno Zygmunt Bauman, falecido em janeiro de 2017, e no final do ano passado, quando eu fui na Feira de Livros da USP, onde todos os livros à venda tem no mínimo 50% de desconto sobre o preço de capa, eu peguei tudo o que vi pela frente com o nome do autor (quase tudo).

Dentro do trem, na volta para casa, eu escolhi o 44 Cartas do Mundo Líquido Moderno para ler, porque esse livro tem uma variedade de temas sobre o mundo líquido e não só um direcionado, como são os demais livros.

Trata-se de uma coletânea de cartas publicadas numa revista semanal feminina, chamada "La Repubblica delle Donne", e que traz temas diversos sobre fatos do mundo cotidiano, com direito a explicação do porquê do número 44 e não um outro número qualquer.

Uma leitura fluida, como se é de esperar quando o tema é o mundo líquido, aborda temas que nos são familiar, que podemos constatar ao nosso redor, mas que muitas vezes não prestamos a devida atenção por causa dos contos de marinheiros e de camponeses (ele fala a respeito logo no capítulo introdutório).

Não sei se essa seria a leitura de entrada para o mundo de Bauman, mas não é difícil entender os conceitos apresentados de forma tão clara e direta, como numa carta. E é o tipo perfeito de leitura para dentro do transporte público, porque são textos mais curtos.

Bauman, com certeza, ganhou meu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário