5 de novembro de 2018

Livro: O que o dinheiro não compra - os limites morais do mercado, de Michael J. Sandel (What money can't buy)

Da série "eu sou fã", segue mais uma obra (ele tem outras além das 2 indicadas e lidas por essa que vos escreve) do incrível professor Michael Sandel.

Esse livro nem é daqueles que eu estava procurando para comprar, mas eu estava na Bienal do Livro de São Paulo, perambulando entre tantos estandes e o encontrei por meros R$10,00 (sim, dez reais). Como ignorá-lo? Comprei!

Aliás, isso é uma das coisas que eu sempre comento com uma amiga, igualmente louca por livros, eu resisto facilmente a uma vitrine de promoções de sapatos e bolsas, mas de livros... não que eu seja nerd, mas livros têm um encanto especial. Talvez porque sapatos e bolsas saem de moda, livros nunca!

Esse livro trata de uma temática muito interessante para nosso mundo moderno e capitalista: até onde podemos colocar preço nas coisas?

Uma bolsa, um par de sapatos, um livro são itens fáceis de precificar. Pergunte a qualquer administrador, economista ou afins e eles te darão uma fórmula para calcular custos, margens e outros detalhes para que você consiga colocar um número, um preço.

E quando estamos falando de anúncios, propagandas. Qual o preço?

Você vai pensar "é só usar a mesma fórmula"!

Ok e quando a propaganda for sobre venda de crianças?

Isso pode estar à venda para começo de conversa? A sua resposta pronta será "não"! Mas, barriga de aluguel não é venda de criança? Talvez sua resposta seja "não estamos falando da mesma coisa". Será?

E o meio pelo qual esse anúncio é feito pode ser precificado? Mas e se estivermos falando da sua testa?

Essas e outras questões muito interessantes sobre os limites que devemos impor ao mercado de compra e venda estão nesse livro incrível, que mostra também como funciona o mercado capitalista nos Estados Unidos.

Muitas coisas que ele usa como exemplo ou casos não poderiam existir no Brasil, por exemplo, o pagamento pela doação de sangue, pois a lei brasileira não permite a venda de nada relacionado às partes humanas.

Um mundo de reflexões numa obra rápida de ler, mas intensa. Se você gostou de Justiça, vai adorar ler mais essa obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário