12 de novembro de 2018

Ação Social: Papai Noel dos Correios 2018 - a sua boa ação de final de ano


Na época de festas, todo mundo, mesmo os corações mais peludos, ficam festivos, alegres e mais solidários. E nesse clima de irmandade que todos os anos os Correios fazem a campanha mais linda, que leva um pouquinho de esperança a crianças carentes.

Todos os anos eu tenho participado na medida do possível. E ninguém precisa ser rico para ajudar, basta ter um pouquinho de dinheiro e muita boa vontade.

O pouquinho de dinheiro é porque você pode adotar uma cartinha e fazer uma vaquinha com amigos e colegas para atender ao pedido. Muita boa vontade, porque você vai ter que procurar a carta (ou cartas) que toque seu coração, além de eventualmente mobilizar amigos e colegas para fazerem o mesmo.

Eu costumo ir na agência central, que fica na Praça do Correio, um prédio histórico lindo, tombado, que vive em restauro, onde estão abrigados um memorial dos Correios e com espaço para exposições gratuitas e abertas ao público, além de uma agência com espaço para atividades sociais.

O interessante dessa ação dos Correios é que não só quem envia os presentes é um voluntário, como um pessoal que trabalha recebendo e separando as cartinhas. Tem uma senhora que está lá todos os anos. Nem sei quantas horas por dia ela trabalha, mas ela faz isso como voluntária, pelo prazer de ajudar numa campanha tão bonita.

A campanha funciona assim:

- você acessa o site Papai Noel dos Correios para saber quais agências têm cartinhas para o Papai Noel.

- pode escolher quantas cartas quiser.

- depois de escolher a(s) carta(s), apresenta para o funcionário da agência que irá registrar o código da carta e os dados de quem levou a carta para controle.

- você providencia o pedido, embala com papel kraft ou caixa própria e anota na embalagem o código que está na cartinha. Não pode colocar identificação sua, porque o envio é do Papai Noel!

- leva até qualquer agência dentro do prazo informado e eles farão a entrega com base no código da carta (os Correios têm os dados da criança, nós não o recebemos por questões de segurança das partes e porque a postagem é por conta dos Correios).

Pronto! Você terá feito uma criança sorrir.

E se você tem dúvidas sobre o sorriso, vou contar o relato de uma amiga, cujo filho estudou em escola pública (um dos públicos-alvo da campanha) e enviou uma cartinha quando pequeno.

Eu comentava com a mãe que achava absurdo uns pedidos que aparecem entre as cartinhas deixadas nos Correios, como iphone último modelo, vídeo game da última tecnologia, brinquedos motorizados cujo valor são de até 5 dígitos, enfim, cartas que muitas vezes mostram um tom arrogante ou de crianças mimadas, e ela comentou que o filho dela enviou uma carta, até simpática, mas pedindo um Playstation na época.

Ela disse que ele não recebeu o que pediu, mas que alguém enviou um brinquedo para ele e que isso bastou para fazê-lo feliz, porque ele acreditou que talvez o cartão de crédito do Papai Noel estivesse sem crédito o bastante, mas que ele não havia sido esquecido.

Ou seja, de repente você não encontrou uma cartinha simples (alguns pedem comida. Tem gente que chora lendo as cartinhas, porque é de cortar o coração.), mas encontrou algum pedido de uma criança que te parece educada e merecedora de um sorriso, ainda que tenha feito um pedido absurdo, adote e envie algo que esteja a seu alcance financeiro.

De repente será igual o filho da minha amiga e assim teremos a propagação do espírito do Natal, tão ausente em tempos modernos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário