14 de agosto de 2017

Livro: TED Talks - o guia oficial do TED para falar em público de Chris Anderson

Eu sigo o seguinte pensamento: quando você quer fazer algo, você precisa estudar, pesquisar, buscar exemplos, modelos, quem saiba mais ou algo diferente de você sobre o assunto, e nunca se deve achar que você já sabe o bastante, porque isso faz regredir em qualquer área.

Um dos meus hobbies é apresentar eventos, então eu sigo perfis nas redes sociais, assisto, ao vivo e em vídeo, muitas aulas e palestras de pessoas que eu tenho como referência.

E quando eu encontro algo ruim, presto tanta atenção quanto nos bons exemplos, porque sempre podemos aprender como não se faz algo vendo alguém fazer errado.

Mas o review de hoje não é sobre algo ruim, ainda que ele traga os exemplos que não se deve seguir.

O TED Talks é um ciclo de palestras muito conhecido por trazer pessoas destacadas em suas áreas para falar a um público, muitas vezes leiga no assunto, em um curtíssimo espaço de tempo, mais precisamente 18 minutos.

No livro, o atual presidente do TED conta casos de insucessos, os de sucesso e traz muitas dicas de como fazer uma palestra atraente nos moldes do TED, usando ou não recursos visuais, usando ou não grandes espaços, tendo ou não plateia presente e contando dicas que alguns de seus mais notáveis e destacados palestrantes deixaram ao longo de tantos anos, além de experiências pessoais adquiridas a frente do TED.

O livro aborda numa linguagem direta e muito clara os percalços de se falar em público e como conseguir se sair bem, mesmo que você seja um iniciante no assunto ou tenha pavor de fazê-lo.

A parte que eu mais gostei foram os exemplos do que não funciona nesse tipo de palestra e que qualquer um pode aplicar a diversas áreas quando o assunto for falar em público.

Se você é um mestre de cerimônias ou um aluno tentando impressionar a turma e o professor com seu seminário, leia esse livro e suas dicas que eu tenho certeza, vão te ajudar.

E para quem quer ver os vídeos das palestras destacadas no livro, acesse www.ted.com/tedtalksbook/playlist

Nenhum comentário:

Postar um comentário