30 de maio de 2016

Livro: Sobre a Escrita de Stephen King

Eu não curto os temas dos livros dele, simplesmente porque não gosto de histórias que dão medo, mas quando vi o título deste livro, fiquei interessada, porque eu imaginei que ele contava como você pode aperfeiçoar sua forma de escrever.

Não estava enganada. Ele começa com dicas bem básicas sobre inspiração, gramática, publicação, mas ao longo do texto ele dá exemplos dos próprios acertos e fracassos na caminhada da escrita.

É engraçado ele se auto nominando autoridade para tratar de fracassos ou erros de produção, considerando o grande autor de best sellers que ele é. Mas lendo, você entende que ele ouviu muito não e pastou bastante antes de conseguir chegar onde chegou.

Ele conta desde quando ele era criança e foi desencorajado por professores a escrever sobre a temática de terror que o consagrou e de onde surgiram várias das inspirações dele, de fatos e situações corriqueiras.

O livro também é uma auto biografia na medida que conta toda a trajetória, da formação em letras, das aulas que deu, das casas por onde passou, da sua amada esposa, que sempre o apoiou e é sua maior crítica, e do acidente que quase o tirou desse mundo antes do término desta obra.

Talvez isso possa ser considerado spoiler, mas eu acho que uma parte interessante está nas páginas finais, onde ele lista os 100 livros mais interessantes que ele leu, no julgamento dele, é claro. Você pode ou não concordar. E depois, segue outra lista com mais 80 livros, que ele adicionou a pedido dos editores, porque a versão original, pelo que eu entendi, já está na 2ª edição.

Se você curte a arte da escrita, vai gostar. Se você é fã do autor, considere esse livro leitura obrigatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário