16 de fevereiro de 2015

Minha primeira corrida de rua: 1ª Netshoes Fun Race


Eu gosto do Facebook por essas coisas, porque se não fosse a timeline eu nem saberia dessa corrida.

Tudo bem que eu descobri a dita no último dia de inscrição, mas antes descobrir no último dia do que no dia seguinte ou bem depois.

Eu nem curto corrida, nunca participei de uma, mas o que me motivou a embarcar nessa foi o kit pós-prova: uma sportband da própria Netshoes. Como já tinha um tempo que eu vinha procurando uma para uso diário e mais em conta, achei a inscrição na corrida o melhor jeito e mais barato.

Para comprar o Connect U220 da All4One, comercializado pela Netshoes, você precisa desembolsar R$199,00 +  frete, já para se inscrever na corrida e ganhar o mesmo produto no final da participação, saia R$170,00.

Conclusão, nem pensei muito, fiz a inscrição depois de constatar que o regulamento permitia que eu cumprisse o percurso de 6km em 90 minutos. O meu passo normal de caminhada na rua é de 6km/h¹, então teria 30 minutos de lambuja para ter direito ao brinde e a medalha.

Sem treino nem nada, há meses sem ir na academia nem para andar na esteira, lá fui eu.

Curiosidades na aquisição do kit corredor: a compra era feita pelo site da Netshoes e tinha todas as vantagens de compra que o site oferece, como parcelamento sem juros no cartão e até desconto por meio de cupons ou convênios.

Existiam 3 opções de frete: grátis, com prazo de até 1 semana; rápido, com prazo de até 3 dias; e o super expresso, que poderia ter a entrega feita até às 15h do dia seguinte. Eu tentei fazer a compra pelo super expresso, por R$18,90, mas não consegui.

Liguei para a central da Netshoes, que tem atendimento super simpático e atencioso, e me disseram que pela data de inscrição não havia mesmo a possibilidade de entrega.

Bobeada minha, porque no site da corrida estava escrito que quem fizesse a inscrição na última semana teria que retirar o kit na véspera, no ginásio do Ibirapuera.

Fiquei aguardando um email com as instruções e... 2 dias depois da compra, mesmo tendo optado pelo frete grátis, recebi o kit no meu endereço. Não vou reclamar, mas não entendi o que aconteceu para eles terem enviado, já que o SAC da Netshoes disse que não daria tempo de enviar e por isso eu deveria retirar.

O regulamento ainda dizia sobre a questão do seguro acidente dos participantes, e que só teria direito a ele quem efetivasse a inscrição até o dia 06/02/2015, sendo que os kits só poderiam ser retirados no dia 07/02/2015. Apesar de saber que cláusulas abusivas não tem valor, mandei uma mensagem para a organizadora do evento, a Noblu, que respondeu em menos de 24h a mensagem enviada pelo site, dizendo que eu teria que perguntar para a Netshoes, porque essa parte não era responsabilidade deles.

Lá fui eu falar com a Netshoes de novo, e a informação passada é que essa cláusula seria ignorada visto a quantidade de inscrições de última hora que eles receberam. Isso me deu uma tranquilidade boa, porque a Netshoes parece querer fazer tudo direitinho.

O local da corrida é um trajeto básico aqui em São Paulo, que percorre os arredores do Parque do Ibirapuera, local bom para iniciantes, já que o percurso é bem plano. Até tem um trecho com uma subidinha, mas deu para encarar.

Eu lamentei não ter água no começo do percurso, mas eles estavam bem distribuídos, com um no quilometro final, o que ajudou bastante. Uma dica seria, leve um pouco de água para beber antes da corrida, porque antes da largada eles não servem nada.

E uma coisa que me marcou foi o fato de uma moto, com um câmera ter tentando me atropelar no meio do percurso. O cara chegou a encostar a moto em movimento no meu braço, porque eu estava viajando no som dos fones de ouvido e nem percebi que ele estava atrás de mim. Achei isso um absurdo e quem estava em volta, também, afinal, no meio da corrida o fotógrafo deveria ter noção de que passar de moto no meio seria tentar machucar alguém.

Meu tempo final foi bom para mim, já que eu estimei 1 hora e fiz em 53 minutos, sendo que o percurso total, pelo meu GPS deu 6,48km.

Se eu vou ter coragem de ir em outra, não sei, mas achei bem divertido e ainda acabei encontrando uns amigos lá.

Para encontrar os calendários de corridas é só procurar no Google. O que não faltam são sites sobre corridas.

¹ Eu vou fazer um post na próxima semana sobre os cálculos que você pode fazer para criar uma lista de músicas para ajudar a manter o ritmo da passada e controlar o tempo da sua corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário