9 de fevereiro de 2015

Uso consciente da água: como fazer para economizar?

Esse é o tipo de imagem mais fácil de encontrar nas notícias dos últimos meses, uma imagem que na minha infância seria sinônimo do sertão do nordeste brasileiro e não de cidades da região sudoeste do país.

Em casa, sempre fizemos uso consciente de tudo, mas agora é um momento crítico, então estamos fazendo nossa parte, reduzindo em tudo o que podemos, procurando seguir o princípio dos 3 Rs: reduza, reuse, recicle.

Há anos, separamos o lixo reciclável para levar no centro de coleta o que pode ser reciclado. Usamos os 2 lados da folha de papel e evitamos o uso de artigos descartáveis sempre que possível.

Mas o R mais importante do momento é o reduza, porque não dá para achar que a falta de água é responsabilidade dos outros. Se todos fizerem a sua parte, podemos passar dessa fase como já fizemos em outros tempos, porque não é a primeira vez que acontece uma super seca ou redução de produção energética.

Já passamos antes por períodos de racionamento de água, com rodízio, e tivemos até apagões elétricos, pelas mesmas razões de agora: falta de chuva.

E pra que escrever o que todo mundo já sabe?

Para contar o que estamos fazendo na minha casa para colaborar com a economia de água encanada.

NO BANHO

Um balde no box coleta toda a água que iria para o ralo sem uso. Sabe aqueles poucos segundos que você espera para a água sair quente no chuveiro? É essa uma parte da água que coletamos com o balde, além da água que correria enquanto me ensaboo ou passo shampoo na cabeça. E a água do enxague do shampoo também vai para o balde, além da água que eu espremo do cabelo depois.

Como eu tenho o chuveirinho no meu banheiro, eu estou tomando banho com ele ao invés do chuveiro. Isso também diminui a quantidade de água e o limite do tempo do meu banho é o balde. Se ficar cheio é porque já deu. rs

Essa água está sendo usada para a descarga. E a parte boa é que a água é cheirosa de sabonete e shampoo.

NA LAVANDERIA

Usando lixeiras de 60 litros, eu coleto a água da máquina separada por fases.

A da lavagem, que sai mais suja, eu separo para usar no quintal ou garagem. A do enxague, que sai mais limpa, eu uso para a primeira lavagem na máquina de lavar roupas mesmo, o que me faz economizar a água de 1 ciclo na máquina de lavar roupas. E a água que sai da centrífuga, eu também uso para lavar roupa, seja na máquina ou na mão, porque é a mais limpa de todas. E claro, não ligo a máquina enquanto ela não fica cheia.

Na lavanderia ainda dá para economizar com energia. Junte toda a roupa que precisa ser passada e separe o que não precisa de ferro. Assim, você liga o ferro só 1 vez, porque o ferro gasta mais energia para se aquecer e não para se manter quente.

NO QUINTAL

Eu moro em casa, então tenho um quintal e, apesar de não ter calha, a água desce do telhado em filetes. Claro que eu conseguiria coletar mais se tivesse montado uma calha, mas isso envolveria uma obra e fazer novas despesas não está nos planos.

Sendo assim, eu peguei algumas pets, cortei a parte de cima para fazer as vezes de funil, coloquei na boca de uns galões de 20 litros que estavam encostados em casa e de galões de 5 litros que iriam para a reciclagem, além de baldes e bacias da lavanderia, coloquei tudo no quintal e toda vez que chove eu consigo coletar a água.

Recentemente, comprei lixeiras de 60 litros para ajudar na tarefa. Quando não estão com a água da máquina, elas ficam no quintal esperando a chuva cair. A da última quinta rendeu 300 litros de água. Pena que eu não tinha mais recipientes para guardar a água, senão, teria coletado mais do que os 300 litros.

Nem garrafas de 1,5 litro são desprezadas em casa. Eu junto a água onde der, porque a água que eu junto nas bacias não podem ficar armazenadas nelas, para que eu não acabe trocando o problema da falta de água por criadouros de dengue.

Aliás, as lixeiras que eu menciono têm tampa, exatamente para guardar a água sem transformá-las em criadouro de insetos.

NA COZINHA

Quem tem TOC pode sofrer com uma dica dessas, mas para economizar água, o ideal é que você deixe a louça acumular o dia todo para lavar tudo de uma só vez.

Deixe os itens mais sujos, como as panelas, no fundo da pia e os demais itens fora. Encha um copo ou prato com água e vá transferindo essa água de uma louça para outra. Ensaboe tudo o que está fora e os enxague em cima do que está dentro da pia. Deixe essa água de detergente caindo sobre as panelas. Quando terminar de lavar os outros itens da louça, a sujeira mais pesada já terá se dissolvido (se não, é melhor pegar a panela com a água de detergente e voltar no fogão para aquecer. Isso ajudará a soltar a gordura), tornando a limpeza mais leve e rápida.

E evite usar 1 única vez seu copo. Se você só bebeu água, que tal ficar com esse copo por perto e usá-lo de novo sem lavar?

Se você é louco por muitas xícaras de café como eu, que tal usar uma mesma xícara só sua e só dar uma leve passada de água a cada café? Deixe para lavar só no final do dia.

EM OUTROS AMBIENTES

Outras pequenas mudanças também são importantes, como escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira fechada, usar um copo de água para escovar e limitar a quantidade de água que você vai usar, regar as plantas com água da chuva, não lavar o carro (nem sei se a sujeira do meu sai mais), entre outras pequenas adaptações que você pode fazer dependendo da sua realidade.

São as pequenas atitudes que farão toda a diferença para que sobrevivamos a este período crítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário