8 de setembro de 2014

Exame de Ordem 2014: meu post anual sobre as mesmas dicas

Eu fui verificar quando foi a última vez que eu postei sobre o assunto e descobri que fiz 1 post por ano, nos últimos 4 anos, mas que este ano ainda não escrevi sobre o tema, então vamos falar de novo sobre o Exame da OAB.

A foto (fonte: blogs.estadao.com.br) é da portaria do prédio da Uninove Vergueiro, locação utilizada nos últimos exames na capital de São Paulo. Pena que não dá para ver a rua, mas a imagem seria parecida com a da calçada, o caos!

Sim, carro nesta região é um inferno e não é difícil entender as razões. A Vergueiro, neste trecho, que começa quase no metrô Paraíso, é estreita. Tem apenas 3 faixas, sendo 1 delas para motos e que aos domingos é convertida em ciclovia.

A Rua Siqueira Campos, que a travessa seguinte, costuma ter horários de interdição por conta de obras que estão sendo realizadas nas vias locais, que incluem a Rua Galvão Bueno, próximo da esquina com a Rua São Joaquim.

A escassez de estacionamentos e vagas nas ruas, torna a missão parar o carro uma verdadeira aventura e o acesso para a Rua Siqueira Campos, para quem vem do viaduto Pedroso está fechada há meses.

Acho que já deu para entender como é a situação. Não passa carro, nem ônibus e, com dificuldade, passam somente as motos e bicicletas. Até a passagem de pedestres é complicada, já que a calçada não é das mais largas e os cursinhos e ambulantes se instalam bem no meio do caminho, tumultuando um pouco mais.

A parte boa é que esta unidade da Uninove fica perto do metrô São Joaquim. E com isso eu quero dizer: pelo amor de tudo o que é mais sagrado na sua vida, inclusive conseguir fazer a prova e ser aprovado, NÃO USE CARRO NA REGIÃO!!! Mesmo que seja de carona.

Insisto muito, se você é candidato, deixe seu carro bem longe do local da prova. Se você vem da zona sul e vai usar carro, pare ele até a estação Santa Cruz e siga de metrô. Se você vem da zona leste, deixe seu carro no Tatuapé. Das zonas norte e oeste eu não sei bem onde tem um shopping próximo de metrô, mas não precisa ser shopping, qualquer lugar server, desde que você não tente chegar perto do local com o carro.

Com convicção, digo para não chegar perto da Liberdade de carro, já que domingo é dia de feira e até a praça da Sé fica com o trânsito alterado.

Outra dica importante é sobre o seu estojo: deixe em casa! Sim, porque você não pode usar nada além da velha e boa BIC Crystal preta. Não adianta levar rosa, azul, amarelo... é preta e o corpo da caneta tem que ser transparente, então não inventa moda. Se levar aquelas canetas multi cores que o corpo é branco, não vai poder usar. Se levar canetas bonitinhas, não vai poder usar. Se levar lápis, borracha, apontador, lapiseira, régua, tesoura, estilete e afins, NÃO VAI PODER USAR. Então, não quer ter dor de cabeça e passar por candidato suspeito de cola, NÃO LEVE!

Mais uma frequente: tire os rótulos das garrafas! Eu não entedia o motivo, até me dizerem que já pegaram cola em rótulo de garrafa. Os fiscais de sala costumam avisar, mas tem gente que esquece e fica lá, com a garrafa e o rótulo. Se alguém desconfiar, você será convidado a mostrar que o rótulo era inocente, vai perder tempo e a concentração à toa. Então, preste atenção!!!

Medicação e comidinhas também são muito importantes. Esteja com tudo em mãos e se você tem problemas de saúde, leve tudo o que precisa caso passe mal, coisa super comum, seja pela temperatura da sala, seja pela tensão do momento. É importante se manter hidratado e alimentado durante toda a prova. Ela é longa e cansativa e ninguém passa 5 horas sem comer ou beber. Alongar também é uma boa, só tome cuidado para não dar uma cotovelada nas pessoas que estão sentadas ao seu lado. rs

Vista-se de forma confortável. O edital não exige traje formal, mas evite bermudas, shorts, saias, chinelos, regatas e decotes profundos. Além de ficar esquisito para um/a futuro/a advogado/a, não é confortável usar roupas que possam deixar você mais exposto/a do que o necessário num ambiente desses.

E a mais importante de todas as dicas: LEVE SEU DOCUMENTO OFICIAL COM FOTO ORIGINAL!!! Parece besteira, mas sempre tem quem perca a prova, porque não levou o documento oficial. Não adianta aparecer com carteira funcional, ainda que de funcionário público, porque ela não tem validade como documento de identificação oficial. Ela só vale no seu ambiente de serviço e você irá perder a prova, porque não tem exceção. Sem documento, vai pra calçada! Pode chorar, pode ameaçar, mas o edital é claro e em lugar nenhum que se peça o documento oficial com foto vão admitir que você apresente a carteira de sócio do clube de esporte ou qualquer outra coisa.

Por fim, deixo uma sugestão de programação para a véspera e o dia da prova para os residentes na capital de São Paulo.

Sábado (essa vale para todos os candidatos, de qualquer parte do Brasil):

  • acorde no seu horário normal.
  • verifique se tem todos os itens necessários para a prova: 3 canetas, RG, códigos sem anotações, bebidas de sua preferência, comidinhas, balas, chicletes e mochila para levar tudo.
  • verifique o local de prova, fazendo o percurso de preferência, caso não saiba ao certo como chegar lá (melhor errar o caminho na véspera do que no dia).
  • separe a roupa do dia da prova: calça, camiseta, blusa, meias, calçado, se mulher, elástico ou piranha para prender o cabelo, se usa óculos, não os esqueça (sim, já aconteceu de candidato chegar sem os óculos e não conseguir fazer a prova).
  • passe o dia relaxando (o que você tinha para estudar, já estudou).
  • coma coisas seguras (você não vai querer passar mal justo agora). 

Domingo:

  • acorde no seu horário normal.
  • calcule para chegar ao local da prova com, pelo menos, 2 horas de antecedência (em São Paulo, um carro quebrado no caminho e você vai acabar chegando em cima da hora).
  • caso prefira, você pode tomar café da manhã nas proximidades ou, no pior das hipóteses, no Mc Donalds da São Joaquim (fica na esquina da Rua Vergueiro com o viaduto Pedroso).
  • para almoçar lá perto, não faltam opções, seja na Liberdade ou, se prefere algo leve, rápido, perto e barato, o Sukiya, quase vizinho do Mc, que vende PF no estilo japonês, com versões adaptadas ao gosto brasileiro.
  • até 30 minutos antes do horário de fechar os portões, dirija-se ao local, para não ter que viver as emoções de ouvir o pessoal gritando "tá fechando o portão" e ver o portão fechar na cara!
  • entre no prédio, vá ao banheiro antes de ir para a sala e quando der uns 10/5 minutos para o horário da prova, entre na sala, sente e se acomode.

Seguindo essas dicas, você já garante seu acesso ao local de prova com tranquilidade, o resto é com você!

Boa prova!

obs: os demais posts sobre o tema podem ser encontrados com a tag OAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário