9 de junho de 2014

E vai começar o tormento: a Copa do Mundo de Futebol no Brasil

Na quinta-feira, começa o período de muvuca e confusão no país, a Copa do Mundo de Futebol 2014, que teve sua sede definida 4 anos atrás e encheu os sonhadores de falsas esperanças e os realistas de preocupações.

As prévias foram terríveis. Estádios inacabados, muitas críticas mundo afora, o Brasil passando vergonha para todo lado do globo, a presidente sorrindo como se tudo estivesse bem, além de umas celebridades idiotas provando que o silêncio é de ouro, não, é de platina!

Na capital do estado de São Paulo, tivemos, de cara, um feriado inconstitucional decretado, pensando somente no trânsito da cidade para turista não ver. E que se dane o comércio, que perde 1 dia de trabalho por nada (o comércio, restaurantes, lojas de rua, shopping centers e serviços essenciais são exceção à lei conforme Lei 15.996/14 e voltamos ao "que se danem todos", em nova lei publicada, com texto porcamente escrito e sancionado pela porqueira do prefeito dizendo que vai ser feriado geral e que todos tomem prejuízo mesmo, porque o que importa é confeti - Lei 16.009/14). Que se dane o setor de restaurantes, que estão com um problemão para resolver: se dão atenção ao dia dos namorados, ou se privilegiam a Copa, que bem poderia ter sua abertura na sexta-feira para não coincidir com outra data importante comercialmente em nosso país.

Mas quem liga se o faturamento das empresas vai ser diminuído num país como o nosso, que nem precisa disso, certo?

Não, eu não vivo do comércio, nem trabalho em restaurante, mas como contadora, vejo o que as empresas sofrem com essas paradas seguidas e conheço empresários que estão contando os prejuízos por conta da Copa.

Se as promessas de dias melhores que foram vendidas para convencer o brasileiro a aceitar ser a sede da Copa tivessem sido cumpridas, ninguém ia reclamar. Cadê as linhas de metrô e trem que deveriam estar prontas antes da Copa? Cadê os aeroportos super modernos e funcionais? Cadê a melhoria na infraestrutura das cidades-sede?

São Paulo só viu um monte de obras, que não tem data para acabar, dinheiro público investido num estádio que será privado e que matou e feriu um monte de gente por causa do velho "jeitinho brasileiro" de fazer obra, uma super valorização de imóveis, serviços e produtos sem justificativa plausível e um monte de irregularidades que a imprensa local vendida, insiste em esconder.

Claro que eu vou torcer para, pelo menos, o Brasil conseguir o hexacampeonato, afinal, depois de tudo o que estamos passando, merecemos ao menos a alegria de seguir dizendo que essa é a terra do futebol, porque de resto é só vergonha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário