16 de dezembro de 2013

Verão e minhas alergias a insetos: um sofrimento anual

Com a proximidade do verão, eu já tive os primeiros contratempos da estação: guerra com os pernilongos!

O meu maior problema já deixou de ser a alergia, a coceira horrível, os inchaços, aqueles vergões vermelhos, as vezes até roxos, resultantes da picada. Eu costumo dizer que os pernilongos foram se adaptando e se modificando até gerarem a atual leva de pernilongos mutantes de outro planeta!

Esses pernilongos geneticamente modificados picam e me fazem ir pro hospital com quadros de infecção. A última foi no braço, 2 semanas atrás. Começou com a picada (eu juro que não fico coçando, uso álcool no local e até pomada com antibiótico), que começou a ficar inchada, de repente uma mancha se alastrava pelo meu braço, quente e 3 dias após a picada eu acabei no pronto-socorro onde tomei antibiótico e anti-histamínico na veia, além de 1 semana de antibiótico, corticoide e anti-histamínico oral.

Nessa hora decidi que tentaria mais um artifício para tentar me livrar dos malditos pernilongos, o repelente ultrassônico. Foi quase coincidência, porque eu estava xingando os bichos e recebi um email do Walmart com a promoção de 4 repelentes Amicus Zen de fabricação deles, por um preço amigável. Decidi comprar.

A experiência de compras no Walmart pela internet é boa: o site tem vídeo explicativo, informações bem completas e muitas opiniões de usuários, além, é claro, de um preço amigo e cumprimento de prazos de entrega.

Já o produto deixou a desejar. Apesar de ter vários comentários positivos no site de pessoas que compraram o produto, pra mim não funcionou. O aparelho tem recomendação de 1 a cada 30m². Eu estou com 2 em 15m², além de outro num espaço de 5m². O quarto aparelho está no escritório, mas no escritório quase nunca tinha pernilongo. Eu estou testando para se eu consigo ficar livre das muriçocas, mas não posso emitir opinião ainda, porque não tivemos dias com muriçocas por aqui.

Enfim, a quantidade de pernilongos até diminui, mas para mim isso não basta, porque um único que reste no meu quarto e eu acordo toda mordida e dolorida.

Aproveitando, vou falar dos outros métodos que rolam por aí.

O único que realmente funciona pra mim é o velho e bom inseticida. Eu uso o Raid com óleo de citronela, porque morro intoxicada, mas sem sentir o cheiro ruim. rs

Outra coisa que eu costumo usar durante o dia é aqueles inseticidas de pastilha. Já testei todas as marcas e todas funcionam bem, mas o cheiro é muito forte, então eu dou preferência para os que são neutros ou, de novo, o com óleo de citronela. O mesmo vale para os que tem refil líquido. O cheiro é forte, mas funciona, principalmente durante o dia, com as janelas abertas.

Repelente para a pele, eu estou usando um que se chama Exposis Extreme (o frasco preto da foto). Ele é novo e, segundo meu dermatologista, é mais forte que o Off. Tem cheiro forte na hora da aplicação, mas não deixa aquele cheiro esquisito do Off na pele quando seco. Tem funcionado, mas eu só confio por curtos períodos de tempo, ainda que a embalagem diga que aguenta até 10 horas!

Já usei o Off na versão creme e gostei da textura e do cheiro, mas passar repelente a cada 2 horas, ninguém merece, além de preferir a praticidade de um spray, que eu borrifo por cima da calça quando estou de legging, por exemplo.

Das opções naturais, eu tentei o óleo de citronela. Tem um que vende na C&C para usar em tocha, mas, sinceramente, não vi o efeito desejado. O negócio até faz uma fumaça boa, o que afasta os insetos das proximidades da fumaça, mas é só.

Daí eu coloquei o óleo em frascos para fazer um difusor do óleo. Isso, definitivamente, não funciona.

Já tentei o limão com cravo. Enquanto você consegue sentir o cheiro do limão com cravo até que os insetos também somem, mas é só o cheiro forte do limão com o cravo sumir que os insetos aparecem todos! Ou seja, isso funciona por um par de horas e nada mais. Haja limão e cravo.

Eu não sei mais o que fazer, porque nada parece funcionar, exceto me mudar para dentro de uma bolha. =(

Nenhum comentário:

Postar um comentário