23 de dezembro de 2013

Feliz Natal?!

Todo ano, quando chega o natal, eu me sinto uma estranha na multidão, porque parece que eu sou a única que não entende onde está o tal espírito natalino no fato de alguém se endividar inteiro para agradar pessoas que, muitas vezes, ela não gosta e que a recíproca é verdadeira.

Eu também não compreendo como fazer crianças carentes pensarem que não são boas, já que papai noel não lhes deu nada, pode ser bom. E como toda aquela confusão que acontece em função das festas natalinas pode ser um retrato da paz que a data representa na religião¹ de quem instituiu o Natal como data comemorativa.

Que eu saiba, o natal não deveria ser sinônimo de obrigação de troca de presentes, mas um momento para refletir e se encher de esperanças em razão do nascimento do menino especial, que veio iluminar os seres humanos, correto? Então por quê o desespero consumista?

Só por que a Coca-Cola disse que papai noel existe e criou a imagem de um velhinho gordinho, simpático, com 7 renas e diz que entrega presentes?

Em suma, acho que o natal virou uma data hipócrita e sem sentido, mas que eu aproveito para descansar por ser feriado, uma vez que, de verdade, não celebramos o natal na minha casa².

E se você for como eu e só quer relaxar, segue umas sugestões antes do seu jantar de micro-ondas³.

Cinema: claro que o horário é reduzido, mas as sessões disponíveis são super vazias

Shopping: já que seu jantar vai ser horrível, você pode ao menos almoçar bem. Mas vá cedo, porque muitas pessoas saem atrás do presente de última hora.

Parques: esses são lugares mais vazios, porque a maioria está em casa preparando o jantar ou está a caminho da praia.

Filmes: se você prefere o sossego do seu sofá, compre muita pipoca e limpe as prateleiras da locadora ou acabe com os botões do controle remoto para locar na sua locadora virtual favorita.

Alguns filmes sobre natal para você passar o feriado:
O Estranho Mundo de Jack
Os Fantasmas de Scrooge (Disney's A Christmas Carol)
Esqueceram de Mim (Home Alone)

Esse post ficou meio "O Grinch", mas quem liga. Eu não acredito em papai noel e é isso! rs


¹ Eu sou budista e por isso o natal é só um feriado no calendário. Não estou dizendo que o nascimento de Jesus não significa nada, até porque respeito a crença de todos, mas a minha religião não tem essa data como marco, já que ela é milênios mais antiga.
² Não precisa sentir pena. Quando criança, meus pais faziam como todos os outros, colocavam presentes embaixo da árvore de natal e diziam que papai noel tinha passado em casa.
³ Apesar de sempre pensar em esquentar uma lasanha congelada, alguém me convida para um jantar de natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário