16 de julho de 2012

Filme: Priscilla, a rainha do deserto (The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert)

Eu sempre tive curiosidade de assistir ao filme emblemático, com a trilha sonora hino da comunidade GLBTS, Priscilla, a rainha do deserto, mas nunca me ocorreu alugar o filme.

Eis que estava buscando alguma coisa entre os canais da TV a cabo quando vi que o filme estava começando. A primeira tentativa foi frustrada pela queda do sinal, acredito que por culpa das chuvas excessivas. A segunda parecia que ia ser frustrada, mas o sinal estabilizou e eu consegui assistir até o final.

Não consigo lembrar como foi a receptividade do filme no seu lançamento em 1994, mas deve ter sido no mínimo interessante. A única coisa que eu lembrava era que o filme ganhou um Oscar (melhor figurino).

O tema é colocado como poderia ser abordado ainda hoje: preconceito. Mostra a jornada das 3 drag queens, que tem, cada qual, sua história de vida, e que ao longo de uma viagem vão se conhecendo melhor e vivendo as aventuras de quem tem coragem para assumir a que veio ao mundo.

Divertido foi ver o ator Hugo Weaving, o agente Smith do filme Matrix, que eu conheci assim, com cara de mal, num personagem super masculino, vestido de drag com uma maquiagem super espalhafatosa e fazendo caras e bocas para dublar Gloria Gaynor.

As cores da maquiagem e figurino são ótimas, mas as coreografias são fracas e o final é esquisito. Deixou uma sensação de filme inacabado.

Não que o assunto pudesse ter um final naquele filme, já que até hoje, com toda a educação e conhecimento que temos, muitos ainda associam a AIDS com homossexualismo, e que quem não curte o que se considera "normal", não merece respeito.

Tirando uma parte ou outra, e a trilha sonora que eu sempre gostei, eu não morri de amores pelo filme, porque no final não serve nem como educativo, por ser muito caricato (ok, o filme é classificado como comédia), nem como comédia.

Essa é só minha opinião. Peço desculpas aos que tem outra impressão sobre o filme e, apesar de tudo, recomendo aos que nunca assistiram que assistam ao menos 1 vez.
__________________________________

IX Festival Brasileiro de Taiko
                     Comemoração aos 10 anos de Wadaiko da ABT

O IX Festival Brasileiro de Taiko em Comemoração aos 10 anos de Wadaiko da Associação Brasileira de Taiko (tambores japoneses), será realizado na manhã deste domingo, dia 22, no Grande Auditório do Bunkyo.

Serão 13 grupos da categoria junior, 10 grupos na categoria livre, 2 grupos na categoria master, 2 grupos na categoria especial (campeões de 2011) e 12 tocadores na categoria Oodaiko (os tambores gigantes).

Local: Grande Auditório do Bunkyo - Rua São Joaquim 381 (próximo ao metrô São Joaquim)
Horário: a partir das 9h

Nenhum comentário:

Postar um comentário