4 de junho de 2012

Comércio Eletrônico: Dafiti.com.br

Já que eu faço posts por tipos de experiências, por cada filme visto ou restaurante experimentado, vou começar a comentar minhas experiências com as novas lojas de comércio eletrônico onde eu fizer compras para quem for tentar depois saber se é roubada de cara ou se vale tentar.

Existem as lojas com anos de mercado que dão problema, a exemplo do Submarino, que me entregou uma caixa cheia de saquinhos de ar (de verdade) e que levou quase 2 meses para entregar o produto comprado, assim como tem lojas como a Livraria Saraiva, que até hoje não me deu problemas e sempre entregou tudo no prazo, como escrito no site.

Enfim, minha mais nova experiência foi na loja que mais faz propaganda na TV e em tudo quanto é lugar, a Dafiti.com.br, que vende calçados e acessórios de moda para todas as idades e sexos.

Eu sempre tive em mente que comprar sapatos pela internet não dá certo, porque se já é difícil acertar o tamanho e a marca indo na loja, testando 50 pares (não, eu nunca consigo isso, porque na minha numeração quando o vendedor encontrar 2 modelos eu já tenho que comemorar), imagina olhando num catálogo?

Infelizmente a indústria de calçados brasileira não tem um padrão de tamanhos e qualidade muito apurado, então, o meu 34, às vezes é 33/34, outras 33, no geral 34. Eles lembram de colocar o tamanho do salto, da meia pata, mas nunca quantos centímetros o calçado tem efetivamente, e isso torna a compra de calçados complicada.

Para não dizer que eu nunca comprei sapatos pela internet, já comprei Melissa, a única marca que mantem a mesma forma desde quando foi lançada no Brasil e tem a numeração perfeita para meus pés. Esses eu compro de olhos fechados.

Voltando a Dafiti, advinha, comprei 1 par de sapatos para meu avô (eu sempre compro calçados pra ele) e ficaram enormes.

Ok, a Dafiti faz trocas de graça até 30 dias corridos da data de recebimento, mas e o trabalho que isso dá?

Eles usam o sistema que muitas outras lojas virtuais usam (eu sei que a Saraiva usa, porque já tive que devolver produto pra eles) que é o Logística Reversa, um serviço que gera um número de autorização para que você envie o produto pelos Correios por conta da empresa.

A remessa até é de graça, mas e o tempo para ir até uma unidade dos Correios e esperar na fila? E não pode ser qualquer unidade, porque as franquias não recebem esses pacotes, somente as lojas próprias dos Correios, o que significa que nem sempre (quase nunca) será na loja mais próxima.

Quis pagar um pouco mais barato pelo produto? Isso tem um custo!

O prazo para entrega após a compra foi cumprido. O site dizia que em 3 dias úteis após a confirmação do pagamento e eu receberia o produto. Eu fiz a compra no final da noite de 23/05/2012, realizei o pagamento no almoço de 24/05/2012 (no boleto bancário tem 5% adicionais de desconto), com confirmação do pagamento no mesmo dia para a loja, e a entrega foi feita no dia 28/05/2012 na parte da manhã. Até aqui, ok!

Quando o sapato chegou, veio numa embalagem forte, com a caixa do sapato limpa e inteira, e os sapatos eram até mais bonitos do que nas fotos do site. Aliás, ponto positivo para o site que coloca muitas fotos, em todos os ângulos, para que você tenha a melhor noção do que está levando.

Meu avô testou o sapato e (tadinho) ele achou que o pé dele encolheu. E pra explicar que muitas marcas andaram mudando suas numerações por conta?

Lá vou eu verificar como faz para trocar. Entrei no site e testei o SAC online. Apesar de ter entrado em espera, nem deu tempo de esperar e a resposta foi rápida e direta, ainda assim educada e cordial, como eu gosto. Entrei no meu cadastro, cliquei no "trocas e devoluções", pra minha sorte havia a numeração desejada, selecionei "troca" (existe a opção devolução, como reza o código de defesa do consumidor nas vendas pela internet) e recebi a mensagem em tela de que deveria aguardar o email com as intruções seguintes para envio pelos Correios por conta da empresa.

Pensei que ia demorar dias, mas em pouco mais de 3 horas recebi o email dos Correios, com o código de autorização, e um email da Dafiti dizendo como eu deveria embalar o sapato para envio. Levei mais que correndo, já que estava com pressa para a troca, já que esse sapato foi comprado para ser usado numa ocasião específica.

Nos Correios não há burocracia alguma. Você leva o pacote, mostra o código que vem na mensagem (imprimir o email que eles enviam facilita), pelo computador o funcionário dos Correios já sabe qual a empresa que vai recepcionar a encomenda, que segue via Sedex no caso da Dafiti.

O envio realizado em 29/05/2012 foi confirmado como recebido pela Dafiti no dia seguinte via email. No dia 31/05/2012 recebi uma mensagem dizendo que o sapato novo já estava com a transportadora e hoje, 04/06/2012, pouco depois do meio dia estava com o novo sapato em mãos.

Não posso dizer que foi ruim. O serviço é cumprido tal como é anunciado, tudo dentro do prazo e devidamente informado, passo a passo. Mas eu ainda vou preferir comprar os meus sapatinhos na loja física.

Para quem não tem problema de numeração ou tem suas marcas favoritas à venda na Dafiti, eu recomendo a compra, principalmente na modalidade boleto que rende um desconto. E veja se alguma empresa que você tenha contrato (tv a cabo, clube de vantagens e afins) não tem uma parceria especial, porque os descontos do boleto e o das parcerias são cumulativos!

Boas compras.
__________________________________


O Festival do Japão de Campinas conta com muitas apresentações e atividades culturais, shows musicais e uma praça de alimentação com comidas típicas do Japão.

Entre os shows, destaques para os cantores vindos do Japão, M
ariko Nakahira e Roberto Casanova, e os nikkeis, Joe Hirata, Karen Ito, Edson Saito entre outros grandes nomes da colônia.

Na parte cultural, além de shows de taiko, dança, artes marciais e outros instrumentos típicos, os visitantes terão a oportunidade de participar de workshops e ter um pouco mais de contato com as artes milenares.

Veja as programações de sábado e domingo clicando aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário