26 de dezembro de 2011

Último Post de 2011: Natal na churrascaria South's Place


Chegamos ao final do ano que tinha o tal do 11/11/11, 11h11m11s... e que nada demais aconteceu. rs

Vou aproveitar para fazer como no blog antigo, comentar quando visito um lugar diferente. Dessa vez vou falar sobre o meu natal na South's Place Churrascaria.

Na minha família, não celebramos o natal, mas na família da minha cunhada, sim, então fomos à churrascaria que ela frequenta desde pequena, mas que agora está em lugar novo.

A casa continua na Av. Roque Petroni, mas como o dono do imóvel decidiu vender o terreno do endereço anterior para uma construtora que vai levantar mais um daqueles enormes edifícios na região, ele se viu obrigado a mudar de endereço para o outro lado da avenida (antes eles estavam no sentido Marginal, agora eles estão no sentido contrário).

O local que foi recém reformado, ficou no mínimo estranho. A contrução é bem parecida com a anterior, mas dentro mudou, mas não foi para melhor.

Nota-se que o ambiente está muito melhor iluminado, muito mais claro, mas é difícil caminhar depois que se passa da porta de entrada, porque o piso parece encebado e é extremamente escorregadio. O pior que o mesmo piso foi usado em toda a churrascaria, incluindo banheiros. Pensei que fosse a sola do meu sapato, mas os meninos que estavam de tênis patinaram no piso como eu.

Dentro do salão, existe uma área para reservas, que em dias de pouco movimento deve ficar fechada. Para a divisão das áreas existem portas que correm por trilhos no piso. O problema disso é que o trilho é tão largo que ficar enroscado ali e cair é fácil, um perigo para quem leva crianças e idosos, mas não menos perigoso para os mais jovens.

Não sei se era por ser natal, mas a casa estava vazia. Já estivemos antes, no endereço anterior, mas nessa noite, vimos pouca carne rodar e só não voltei com fome, porque enchemos o prato de frutas, que estavam na mesa de buffet especial de natal (vide foto), além dos sucos e a sobremesa que estavam incluídos no preço do nosso pacote de natal.

Exceto pela companhia e pelas risadas da noite, o jantar foi um pouco decepcionante.

No almoço do dia seguinte fomos para a casa da cunhadinha comer de montão. E, vou confessar que trocaria facinho aquele jantar por 2 almoços dela, que tem uma mão muito boa para fazer comidinhas.

Espero que a passagem de ano seja tranquila para todos, sem trânsito, sem confusão e que 2012 seja um ano de muita saúde, paz e trabalho para todos!
 __________________________________

Claro que no final de semana não tem eventos, afinal, é ano novo, então ficam umas dicas para começar bem o ano novo.

Uma delas, e talvez a mais interessante, é o fato do rodízio municipal de veículos estar suspenso até o dia 15 de janeiro, quando as pessoas voltam às atividades normais e o trânsito também.

Se quiser confirmar essa e outras informações sobre o trânsito de São Paulo, agora e durante todo o ano, visite www.cetsp.com.br (sim, apesar de ser um órgão do governo, o domínio deles é .com).

Precisa usar o banco? Lembre-se que o expediente bancário só vai até dia 29 de dezembro. Dia 30, sexta, os bancos estarão fechados.

Esqueceu das compras para o jantar de ano novo? Os supermercados e mercados da cidade tem horário reduzido de funcionamento e filas enooormes para quem deixa tudo para a última hora. Se for, acorde muito cedo para ter tempo de comprar com um pouco mais de calma e menos filas.

Você também odeia receber no seu telefone ligações de telemarketing? Você quer matar o infeliz que está do outro lado da linha, te acordando num dia que você poderia dormir até mais tarde, ou que teve que trabalhar até muito tarde?

Seus problemas estão resolvidos! Faça seu cadastro em http://www.procon.sp.gov.br/BloqueioTelef/?modulo=consumidor&pagina=home e impeça que te liguem quando você não quer. Lembrando que você precisa ser o titular da linha, ou seja, o número deve estar vinculado com o seu CPF.

Se ainda assim receber uma ligação no número cadatrado, basta anotar o nome da empresa que ligou, data, e horário e denunciar no Procon-SP.

Por fim, não esqueça que o ano fiscal está chegando ao fim e separe todos os documentos para a inevitável Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda. Quanto antes você deixar tudo separado, melhor, pois quando a Receita Federal liberar o programa, você já vai poder baixá-lo e fazer o devido envio.

Espero que isso te ajude a terminar o ano mais tranquilo e começar 2012 com o pé direito!!!

19 de dezembro de 2011

Missão cumprida: Kouhaku The Friends. E compras de Natal

Hoje é segunda? Nossa... tô precisando da sexta. rs

Pós-evento é assim. Quem faz, sabe. A gente se sente aliviado, realizado, mas inevitavelmente acabado!

Ontem foi o 15° Kouhaku do The Friends, beneficente, com sua renda líquida e doações recebidas a título de entrada revertidas ao Ikoi no Sono. Pena que eu estava correndo tanto que não lembrei de fotografar a pilha de sabão em pó.

Foi um dia corrido, muito quente para vestir kimono (como um evento de cultura japonesa, acho que faz parte do dress code do show pelo menos 1 kimono entre as minhas trocas. Ah, sim, eu sou apresentadora no evento, além de assistente de produção), mas que a gente sofre com alegria (que contraditório) porque sabe que é tudo por uma boa causa: ajudar os outros!
 __________________________________

E para quem ainda precisa fazer compras de Natal (leia-se presentes) tem a ajudinha do... shopping (pensou que papai noel ia te salvar? rs). Começa a semana dos horários especiais. Na verdade, começaram na sexta passada, mas como eu só posto de segunda e o Natal é neste sábado, ainda estou dentro do prazo para escrever sobre o assunto.

Eu só curto fazer compras em 2 shoppings na cidade, mas busquei mais alguns para ajudar quem não mora na zona sul.

Boas compras e Feliz Natal!
__________________________________

Horários Especiais de Shoppings em São Paulo

Para mim, o melhor shopping para fazer compras é o Ibirapuera. Tem gente que não gosta de lá por causa do estacionamento (o caracol que deixa qualquer um meio zonzo), mas deixando esse detalhe, em termos de lojas, acho que nenhum se compara.

O horário especial deles começou na sexta, 16, mas tem mais até o natal. Entre os dias 16 e 22, as lojas ficam abertas até a meia-noite, e no dia 23, para as compras de muito última hora, o horário se extende até às 2h da matina!

No Morumbi, o segundo no meu ranking, que tem uma vantagem por ser ao lado do Market Place que ajuda a complementar a gama de lojas e com o Cinemark, já que o Cine Tam que fica no Morumbi é bem fraquinho, e foi o precurssor nos horários diferenciados, tendo testado o
esquema "non stop" por 2 anos e depois preferindo só extender o horário na semana do natal, segue o mesmo cronograma do Ibirapuera. Se bem que o mais justo seria dizer que o Ibirapuera é que imitou o horário do Morumbi.

Depois desses 2, tem outros que eu frequento, mas não é por amor, é porque tem umas lojas que só tem nesses outros ou por alguma outra razão fora do normal, como um aniversário, ou porque um filme que eu quero tem o melhor horário lá.

Um desses é o Eldorado, shopping bonito, mas com um estacionamento muito bagunçado. No quesito alimentação talvez seja o melhor.

O horário deles é quase o mesmo que do habitual. Na semana do natal eles ficam abertos até às 24h, mas atenção, porque a praça de alimentação fecha às 23h. Só fica aberto até mais tarde quem quiser.

E deve ser o shopping mais pobrinho entre os que atendem a classe média. Vai sortear um JAC, enquanto seus concorrentes diretos estão sorteando BMWs e Audis.

Já o Market Place, que está mais para centro empresarial do que para shopping acresce somente 1 hora ao seu horário de funcionamento, ou seja, não muda muita coisa.

A promoção deles não é pobre como a do Eldorado e sorteia uma Land Rover e na troca dos cupons você leva uma caixa de alfajores Havanna.

Outro shopping que só adicionou 1 hora ao seu horário de funcionamento é o SP Market. Apesar de ser um bom lugar para compras já que concentra um grande número de lojas ponta de estoque (outlet para os mais chiques) eu não cogito ir em épocas de chuvas por lá.


Podem dizer o que for, mas eu sei que até hoje o córrego que passa do lado sobe em dias de chuva intensa, para ir no Cinemark lá eu tenho que levar repelente (já sai com as pernas roxas de tanta picada num verão) e como as reformas estão longe de serem finalizadas, tenho receio de virar estatística por ter ido passear lá (lembram das 2 quedas de parte da construção, num intervalo de 3 meses, com alguns feridos, por causa das chuvas caindo sobre a construção?).

Mas eles estão sorteando um Veloster! =P

Quer mais? O Villa Lobos também incrementa seu horário em 1 hora apesar de eu achar que o shopping segue o mesmo conceito do Market Place: um centro empresarial com umas lojas. O Villa Lobos ganha em quantidade e qualidade de lojas sem dúvidas, mas eu não escolheria ele para fazer compras.

O site deles é tão cheio de informações (das lojas) que eu não descobri se eles têm alguma promoção para o Natal.

Eu sei que a cidade tem muitos shoppings, mas vou me restringir aos que eu conheço ou que pelo menos já visitei alguma vez, então, para finalizar, o Shopping Jardim Sul, que tem uma promoção de natal bem interessante: vale-compra de R$10mil com personal shopper. Essa é para convencer as mulheres, porque carro até é interessante, mas se fosse para ganhar, nada melhor do que algo que tenha a sua cara.

Não, eu não fiz minhas compras lá, mas me chamou a atenção o prêmio diferente do convencional. Ah, e eles também são da turma 1 hora a mais.

12 de dezembro de 2011

Avaliação resumida do Milestone 3 XT860 e eventos

Eu disse que na semana que faltasse assunto eu voltaria para comentar sobre minha nova aquisição, o celular Motorola Milestone 3, XT860.

Começando do básico, vamos ao sistema operacional. O Android é um sistema baseado em free.... e se encontra na versão 2.3, apelidada de Gingerbread, ou biscoito de natal!

O sistema operacional é bem versátil e, na minha humilde opinião, não deve nada ao seu concorrente, o iOS.

A quantidade de aplicativos disponíveis também agrada e a variedade de aplicativos gratuitos é imensa. A vantagem do Android Market (onde você consegue os apps) em relação ao da maçã, é que os usuários deixam suas opiniões, além das avaliações em estrelas (de 1 a 5), geralmente dizendo em qual versão do sistema e aparelhos funcionou ou não.

Vamos ao aparelho.

O Motorola Milestone 3, XT860, tem como principal atrativo seu teclado Qwerty completo e físico, que classifica o aparelho como "slide", pois o teclado desliza. O teclado mudou um pouco sua configuração e perdeu o "mouse", mas ganhou um teclado numérico que ajuda bastante. Só me atrapalho com o "shift" que só existe do lado esquerdo agora.

A tela dele aumentou em relação às versões anteriores, passando de 3,5" para 4". A diferença de tamanho das telas parece pouca, mas faz toda a diferença.

O aparelho perdeu o botão da câmera, que foi motivo de críticas na primeira versão, pois o acabamento dourado desaparecia, restando um botão plástico branco após algum tempo de uso. Eu senti falta dele e não posso me queixar do acabamento, porque após quase 2 anos com o meu Milestone 1, o botão da câmera continua dourado.

A resolução da câmera passou de 5MP para 8MP, mas eu não sei se é só impressão, mas as fotos que eu fazia com o Miles 1 me pareciam melhores e mais nítidas. Mas a necessidade de usar flash diminuiu. Mesmo com iluminação fraca, fotos sem flash saem bem nítidas.

Apesar do manual dizer que o peso dele é maior que o Miles 1, eu achei ele até mais leve, mas na mão eu sinto que ele grandão. Não consigo mais esconder o celular com a mão.

O touchscreen é mais sensível e responde muito melhor que o Miles 1. Para desenhar a "senha" de desbloqueio eu não preciso sofrer mais. Isso é muito bom!

No mais, o aparelho é igual, mas sem a neura de espaço interno, já que a memória interna dele não é de meros 256Mb e passou para 16Gb. Agora baixar apps deixou de ser algo sofrido, para se tonar algo muito divertido!!!

Por fim a bateria. Pode ser só impressão, mas tenho a sensação de que ele me dá uma autonomia um pouco melhor do que a do Miles 1. Nada de muito impressionante, mas 1 ou 2 horinhas fazem sua diferença.
 __________________________________ 

XV Gran Kouhaku Beneficente - Grupo The Friends

O Kouhaku do The Friends encerra o calendário do karaoke no estado de São Paulo. É um show com música ao vivo e alguns dos melhores cantores da colônia japonesa do Brasil (os cantores vem de diversos estados).

Além da diversão, o evento tem cunho social, pois destina sua renda líquida, além das doações recebidas a título de entrada, para uma entidade filantrópica escolhida, sendo a deste ano, a Ikoi no Sono.

No local serão vendidos "obentos" (PF para viagem japonês), bebidas e haverá um mini bazar com produtos diversos.

Data: 18 de dezembro de 2011
Horário: das 10 às 17h
Local: Grande Auditório do Bunkyo de São Paulo
Rua São Joaquim, 381 (esquina com a Rua Galvão Bueno - Liberdade)
Entrada: 1kg de sabão em pó


__________________________________ 


Curso de Pintura Infanto-Juvenil

Nas férias, o maior problema é descobrir como manter as crianças ocupadas. Como uma alternativa, o Bunkyo de São Paulo promove o tradicional Curso de Pintura Infanto-Juvenil para crianças de 5 a 15 anos.

O curso é uma oportunidade para a criança desenvolver algumas noções sobre desenho e pintura na prática, além de ser um ótimo ambiente para conhecer outras crianças e fazer novos amigos (na minha época muitas mães ficavam no local e ajudavam a monitorar as crianças enlouquecidas com o guache e toda aquela sujeira deliciosa... para nós, não para quem tinha que lavar nossa roupa rs).

Inscrições:
Data: 19 a 23 de dezembro de 2011
Horário: 11 às 17h
Local: Na Secretaria do Bunkyo
Infos: 3208-1755 / bunkamatsuri@bunkyo.org.br com Aurora

Curso: 09 a 13 de janeiro de 2012
Horário: das 9 às 12h
Local: Rua São Joaquim, 381 – 1º andar, sala 15 – São Paulo/SP
Exposição: 14 e 15 de janeiro de 2012
Horário: das 10 às 17h
Taxa de inscrição (incluindo material para as aulas): R$ 150,00 / Associados: R$ 120,00

5 de dezembro de 2011

Más experiências como consumidora: Submarino, Privalia, Concessionária Tokio da Nissan e Vivo Celular

Recentemente, passei por 2 "perrengues" com compras online, um na Submarino (que nem é tão recente) e outro com o Privalia.

Eu sou do tipo que gosta, conta para todos os conhecidos, mas se eu vejo alguma coisa errada, reclamo e faço valer os estudos de marketing, que algumas empresas estão precisando rever e estudar, "que comprovam que um cliente satisfeito faz um marketing positivo para aproximadamente 4 pessoas enquanto um insatisfeito faz um marketing negativo para no mínimo 11 pessoas"¹.

O do Submarino (1 das empresas da B2W - Cia. Global do Varejo) foi uma verdadeira novela (segundo o Procon eu ainda dei sorte, porque consegui resolver meu problema em "apenas" 45 dias. O prazo médio dos processos no Procon com a Submarino são de 2 a 3 meses).

Primeiro, me entregaram uma caixa enorme cheia de saquinhos de ar (aqueles para acomodar melhor o produto dentro da caixa) no lugar de um umidificador de ar comprado na época de ar muito seco e que chegou junto com as chuvas de primavera.

Um dos problemas é que eu nunca imaginei que tamanha má fé existisse e sempre autorizei que a portaria do prédio recebesse e assinasse os protocolos de entrega.

Foram 45 dias entrando em contato pelo SAC que dizia que o caso estava na Ouvidoria, mas a Ouvidoria do Submarino não atende chamadas, nos obrigando a aguardar, sem nenhum sinal de vida, o retorno deles.

Reclamações postadas aos montes no site Reclame Aqui, no Confiômetro do Ebit, por email direto para o Submarino, muito tempo gasto com atendentes mal educados, e o que funcionou mesmo foi a mensagem enviada para o quadro "Boca no Trombone" da Rádio Bandeirantes (recomendadíssimo, por sinal).

Impressionantemente, 24 horas após o envio da mensagem a pessoa da Ouvidoria do Submarino me ligou. Eu nem acreditei quando ela ligou. E eu não saberia que ela só estava retornando por conta da reclamação para a rádio, se ela não tivesse se entregado, toda miudinha, "você entrou em contato com a mídia, né... posso dizer que já entramos em contato e estamos dando atenção ao seu caso?". Eu ri.

3 dias depois desta ligação, finalmente, o umidificador chegou, inteiro e funcionando, com a nota fiscal com nova data, porque a garantia do produto é contada pela data da nota fiscal e aquela que veio com a caixa de ar já estava defazada em 45 dias!

Decidi trazer todos esses assuntos chatos, mas necessários, para o blog, porque fui surpreendida com um email marketing (autorizado por mim, porque nem todo email marketing é spam) do Privalia, dizendo que eu tenho um vale de R$5,00 na minha conta com prazo a expirar. Vale? Por quê? Hein?

Uns tempos atrás eles fizeram uma promoção para quem baixasse o app para smartphone e deram um vale, mas eu já usei, então, que vale? Acessei minha conta e lá está a descrição "vale por problemas na entrega da campanha da Zona Criativa". Isso é um vale de consolo? Um pedido de desculpas? Pode ser, mas vou ser bem sincera, não me fez feliz.

Daí vão dizer "agora você é quem está sendo chata"! Eu respondo que não e explico a razão.

Primeiro, eu nem sabia que tinha o vale à disposição e ainda que eu soubesse, depois da confusão que foi a última compra, eu não tenho coragem para comprar nada no site, já que eu descobri que eles colocam itens em quantidades pré determinadas para a venda (o que nos faz supor a existência de um estoque), mas sem ter os produtos da campanha de fato em estoque. Ou seja, a loja vende sem saber se vai ter para te entregar! Isso não me parece postura de empresa honesta.

Resumindo, compras no Privalia (sou adepta do "nunca diga nunca") só se eu estiver com instinto masoquista, porque conscientemente eu não quero me torturar tão cedo.

E aqui terminaria a historinha da semana não fosse um acréscimo de "causos", já que eu vou escrevendo o post ao longo da semana. Quando você pensa que não tem mais nada, as pessoas nos surpreendem... pena que seja no mal sentido.

Por que tem vendedor que acha que nos atender é como fazer um favor???

Não sei se eram os trajes (calça jeans, camiseta e tênis), se eu tenho cara de pobre, se ele viu o carro que eu tenho, mas concorda que tem gente que anda de terno e gravata, mas não tem onde cair morto? E ainda que fosse o caso, o vendedor não deveria pensar que se alguém entra numa loja, pode ser um cliente em potencial, e que venda é venda? Estou errada???

Enfim, entrei na concessionária Tokio, da Nissan, e fui atendida por um tal Diego. Fiquei é com inveja da mulher que estava na outra mesa, retirando o carro dela, mas com uma vendedora muito simpática. O meu consultor (como adoram inventar nome de função) tinha cara de quem foi forçado a ir trabalhar e, mais, obrigado a me atender contra todas as vontades dele.

Pontos negativos:
1 - Talvez eu esteja mal acostumada com a Honda, mas ele não me ofereceu o test drive, mesmo eu perguntando sobre o modelo, que na escala de 5 níveis, é o 2° melhor.
2 - Eu tive que perguntar tudo, porque ele não me apresentou o carro.
3 - Eu pedi um valor base de avaliação no meu carro e não fosse minha total insistência, ele não teria dado.
4 - Eu tive que pedir o cartão dele!

Nem vendedor de sapatos faz tão pouco caso de um possível comprador. Me impressionou a falta de vontade. Era quase como quem diz "eu sei que você não vai comprar meu carro, então não me faça perder meu tempo"... sendo que não havia mais ninguém além de mim e da mulher que estava retirando um carro que foi vendido por outra consultora.

Por fim (será?) um fato inusitado com a atendente da Loja Virtual da Vivo (celular). Estava precisando mudar meu plano para gastar menos na conta e pensei em aproveitar para trocar de aparelho... eis que a atendente, que falava com o mesmo linguajar de uma doméstica (e eu já conheci doméstica que fala melhor), me questionou "seu celular funciona?", ao que respondi "sim" e ela retrucou "então pra que você quer comprar outro aparelho?"!

Como assim??? Se eu digo que eu quero comprar, a vendadora não deveria pular de alegria e começar a me empurrar os modelos mais caros do catálogo???

Enfim, acabei indo para uma loja física e resolvendo meu problema num lugar onde tinha vendedores, dentro do meu conceito, normais!

Cada coisa...

¹ Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/cliente-insatisfeito-custa-mais-caro/23713/, mas o referido estudo encontra-se em qualquer livro de administração e marketing.
__________________________________ 


Aniversário do Imperador Akihito
 
A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social em conjunto com a Aliança Cultural Brasil-Japão, Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil e Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões do Brasil organizam anualmente a cerimônia em comemoração ao aniversário do Imperador Akihito do Japão, que completa 78 anos no dia 23 de dezembro.
 
A solenidade é aberta ao público e acontece anualmente nas dependências do Bunkyo, em frente aos quadros de pintura do casal imperial, de autoria do artista Takehiko Miyanaga, de 1974. 
 
Data: 7 de dezembro de 2011 (quarta-feira)
Horário: das 9 às 11h
Local: Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil - Rua São Joaquim, 381 - 9º andar - São Paulo/SP
Infos: 3208-1755 / contato@bunkyo.org.br
__________________________________ 

Natal Dez no Atelier Naomi Uezu

A proposta de Naomi Uezu, uma das idealizadoras do evento, é possibilitar que as pessoas possam criar seus próprios presentes e lembranças de natal em oficinas de artes de papel, como origami, oshi-ê, kirigami, washiê, vitriart, papel artesanal, cartonagem e encadernação. A participação nas oficinas dependem de inscrição prévia e seus valores variam de R$10,00 a R$70,00.

Para os que preferem comprar artesanato pronto, acontece no mesmo espaço um bazar com café. e amigo secreto.

Data: 09 e 10 de dezembro de 2011
Horário: das 9 às 20h
Local: Atelier Naomi Uezu - Rua Bertioga, 610 - São Paulo/SP (metrô Praça da Árvore)
Infos: 5078-6255 / naomikirigami@gmail.com / www.nataldez.wordpress.com

__________________________________


Tea Road - O caminho do chá

Este evento é a oportunidade para os amantes da cultura japonesa poderem imergir numa das mais tradicionais e emblemáticas cerimônias japonesas: a do chá.

Serão apresentados conceitos teóricos sobre o ritual, além da demonstração do cerimonial com a degustação de sete tipos de chá. A inscrição para participar deste evento é de R$150,00.

Data: 10 de dezembro de 2011 (sábado)
Horário: das 14 às 16h
Local: Centro de Chadô Urasenke do Brasil - R. São Joaquim, 381 - sala 44, São Paulo / SP
Infos: info@japanbrazilgroup.com / 5574-0045

28 de novembro de 2011

Motorola Milestone 3 (XT860) e cinema: Saga Crepúsculo - Amanhecer Parte 1

A semana foi de compras para trocas: carro e celular.

Acho engraçado, vendedor de carro parece pensar que a decisão de comprar um carro é igual a de comprar um par de sapatos! Você entra para conhecer o carro, perguntar valor e eles já querem te empurrar o contrato!

Nem fui em muitos lugares. Dei uma olhada no Webmotors, conversei com meu irmão (meu guru sobre carros, ainda que eu seja uma garota atípica, que curte carros), visitei 3 concessionárias, negociei com 2.

Foi estranho descobrir que ainda tem gente (jovem) que resiste em se comunicar por email. Não espero que um vendedor que não sabe quem eu sou queira negociar um carro comigo, mas eu fui na loja, conversei com ele e quando eu tentei dar continuidade na nossa conversa por email, ele não me retornou.

Na minha única tentativa de entrar em contato com ele por telefone, fui colocada na espera, mas estava sem tempo para ficar ouvindo musiquinha, então desliguei!

Não vou dizer que ele não deu sinal de vida, mas ele tentou me ligar 1 vez no celular, num dia em que eu avisei que estaria em trânsito e que precisava de informações por email, porque eu NÃO ATENDO CELULAR quando estou dirigindo!

Hoje o tal vendedor ligou (um japonês) perguntando se eu já tinha trocado de carro e eu disse que sim. Só acabei não contando a razão real e atribui a decisão somente à questão financeira (não é mentira, mas pela oferta inicial eu até ia comprar com ele).

Depois disso, veio a troca do celular. Sabe quando o celular que você tem começa a parecer uma carroça? Explico. Tinha um Motorola Milestone 1, também conhecido pela sigla A853 ou Droid (apelido usado nos EUA), que é a melhor compra que eu fiz. Ele é pesado comparado com seus concorrentes, mas tem um item que eu não dispenso: teclado QWERTY completo FÍSICO!

Com o avanço do sistema Android (que tem apelidos de comida e agora está na versão chamada de Gingerbread, como aqueles biscoitos de natal em forma de boneco) e dos aplicativos, o processador do Milestone 1 começou a capengar e travar adoidado.

Oficialmente, o Milestone 1 só teve atualização até o Android 2.2.1 (Froyo de frozen yogurt), mas eu consegui a atualização extra oficial, do Cyanogen Mode, para o Android 2.3.4 (já tem mais, mas a preguiça de começar do zero as configurações me fez parar por aqui. O procedimento é "por sua conta e risco", faz uma formatação geral e eu só recomendo fazer depois que tiver passado a garantia de fábrica, porque se der problemas, eles vão alegar que o defeito é por culpa da atualização não oficial), que nos primeiros dias tinha ajudado a melhorar aparência e funcionalidade, mas é reinstalar os apps que o celular praticamente trava.

Cansada de brigar com meu celular, decidi aproveitar para mudar de plano (para uma versão mais em conta) e com isso usar os descontos para pegar o celular que eu queria por um preço menos absurdo (valor sugerido de fábrica é R$1899,00, nas lojas saem por R$1799,00, mas com subsídios das operadoras o aparelho pode chegar a módicos R$450,00).

Eis que eu comprei o Milestone 3, que leva o mesmo nome de 2 versões anteriores, mas recebeu o código de identificação diferente (XT860, sendo que os anteriores eram A853 e A855).

Nos reviews das revistas especializadas a crítica continua a mesma: ele é quadrado e pesado.

Ok, não nego que ele não tenha um lindo e fino design como o Sony Ericsson Arc (o primeiro a receber o Gingerbread), nem tem uma câmera com lentes Carl Zeiss, mas nenhum outro tem teclado QWERTY somado a uma tela de 4".

Mesmo o IPhone, sonho de consumo de 10 entre 9 amigos meus (não errei a ordem, é para dar ênfase à paixão que os outros têm pela maçãzinha), que tem como acessório um teclado completo que pode ser acoplado ao celular e funciona com conexão bluetooth, e mudaria seu peso, suas formas, me fariam desistir do Miles, porque ele fica maior e feio!

Não posso tecer comentários sobre desempenho, bateria, fotos, praticidade, porque acabei de fazer a primeira carga, mas dia desses, quando me faltar assunto, eu volto a escrever sobre o aparelho e minhas impressões.

Aproveitando (na verdade eu aproveitei que ia no cinema para passar na loja da Vivo), eu fui com uma amiga assistir ao filme Amanhecer Parte 1 (Breaking Dawn), da Saga Crepúsculo.

Ao final, eu sai num misto de quero ver o resto com a revolta de "pqp, de novo o Brasil é retratado como terra de floresta e carnaval".

Depois daquele estardalhaço todo, com os atores vindo pro Rio de Janeiro filmar, eu pensei que iam mostrar algo além do Cristo Redentor. Sonho meu...

Tirando esse detalhe, a cena do casamento é linda, tem até os micos familiares, com discursos, dança e comentários maldosos de convidados. Tudo como seria um casamento normal. Além dos efeitos dos lobos e o tórax moreno do Jacob. rs

Dá para dar umas risadas também, quando o maravilhoso Cedric, ops, isso é no Harry Potter... Edward fala em "português" (tem coisas que ele falou direitinho, mas tem outras... só rindo. E o pessoal no cinema riu mesmo, apesar de serem cenas tensas).

O filme é bem dinâmico e você não tem tempo para perceber que se passaram as 2 horas do filme. Não vejo a hora de assistir a parte final.

Ah, mas já aviso: se você não assistiu nenhum dos anteriores, não leu o livro e não sabe o que está acontecendo, faça um favor para quem curte, vai assistir outro filme ou fica em casa!!!

21 de novembro de 2011

Game: Just Dance 3, Filme: Coincidências do Amor

Eu comentei no post passado que comprei o jogo Just Dance 3 (JD3) e que após os testes voltaria para comentar. Promessa é dívida!

Sempre que compro um jogo novo (ou qualquer coisa que tenha garantia), a primeira providência é testar se o disco roda, porque a troca em loja precisa ser feita em 7 dias corridos da data da compra (depois disso, existe a garantia da marca/fábrica, mas você vai ter que enviar para eles, aguardar o processo interno, para somente ver o produto substituído ou consertado).

DVD iniciado é hora de ver se o jogo está ok e, mais importante, se é divertido, porque gastar R$99,00 em jogo chato (ainda que esteja barato para um game lançamento original no Brasil), ninguém merece.

Quem conhece a franquia Just Dance (JD) sabe que ele andou rendendo vídeos engraçados na internet, inclusive o que eu acho o mais fofo (link para o Youtube) e aparece no vídeo de divulgação oficial do JD3.

O objetivo do jogo é conseguir dançar exatamente como o dançarino que aparece no vídeo. Ele se baseia na captação do seu movimento (no caso do Wii, ele acompanha o movimento feito com o braço direito usando somente o wiimote, sem o nunchuck, pois seria impossível movimentar os braços na amplitude necessária) e quanto mais ritmado e preciso, mais pontos você consegue para ganhar versões das músicas disponíveis no jogo.

Se você tem vergonha de fazer as aulas de dança da academia, mas morre de vontade de mexer o esqueleto, essa pode ser a saída. Você começa errando quase tudo até entender a coreografia, que pode ser solo ou com até 4 jogadores, mas depois que pega o jeito é bem divertido (e cansa no bom sentido. Eu termino minhas sessões suada).

Video game não é mais coisa só de menino (eu nunca achei que fosse, mas...) e muito menos de quem gosta de ficar sentado. Só fica parado quem quer! E num momento em que todos estão neuróticos para emagrecer e caber no biquini, essa pode ser uma ótima alternativa para queimar as suas calorias.

Mas depois dessa agitação (joguei 3 dias seguidos e depois... rs), um filminho na TV.

Já tem um tempo que uma amiga comentou sobre o filme Coincidências do Amor (The Switch), por lembrar a história que uma amiga em comum está planejando realizar.

O filme, uma comédia-romântica, é protagonizado por Jennifer Aniston, uma mulher bem sucedida profissionalmente, com uma situação financeira confortável e o desejo de ser mãe, ainda que não tenha encontrado alguém para constituir sua família e conceber o filho dos sonhos de forma tradicional.

Eis que ela decide buscar um doador e, apesar de ter um amigo muito próximo, vivido por Jason Bateman, que chega a questionar por que seu material genético não foi solicitado, ela diz que quer buscar a fonte perfeita (e, veja só, nem no filme o cara perfeitamente perfeito existe rs).

A história tem um desenrolar interessante e o tema por si só chama a atenção, já que cada vez mais, mulheres que sempre sonharam em ter um filho, vêem a idade passando e o tal príncipe encantado não aparecendo, e decidem realizar seus sonhos sozinhas.

Vou torcer para minha amiga conseguir o mesmo happy end pra ela.

__________________________________ 

Cursos de Kirigami e Origami Natalinos

Para que gosta de artes e artesanato vai adorar os cursos sazonais da Aliança Cultural, com o tema natalino. Para quem não sabe, kirigami é a arte que consiste em fazer esculturas com papel e estilete. Cartões no estilo pop up podem ser feitos com essa arte. Já o origami, muito mais popular e simples, é a conhecida dobradura de papel.

Eu posso emitir opiniões sobre os cursos, pois eu os frequentei na minha infância, na mesma Aliança, com a professora Mari Kanegae, autora de alguns livros do assunto.

Os cursos são voltados para qualquer nível e são ótimos para crianças e adultos. Claro que ter alguma habilidade e destreza ajudam, mas acredito que todo mundo que faz o curso aprende a fazer as peças das aulas, já que as turmas costumam ser pequenas e a professora consegue dar uma atenção especial para quem tem mais dificuldade.

Haverá 1 turma de Kirigami e 3 turmas de Origami. Confira abaixo as datas, dias da semana e horário de cada turma.

Local: Aliança Cultural Brasil-Japão - R. Vergueiro, 727 - 5º and. - próximo ao metrô Vergueiro

Curso de Kirigami Natalino com a Prof. Naomi Uezu
Data: 21 de novembro de 2011 - segunda-feira
Horário: 19 às 23h
R$65,00

Curso de Origami Natalino com a Prof. Mari Kanegae
Data: 23 e 30 de novembro de 2011 - quarta-feira
Horário: 14 às 16h30 ou 18 às 20h30
R$90,00

Curso de Origami Natalino com a Prof. Alice Haga
Data: 26 de novembro e 03 de dezembro de 2011- sábado
Horário: 14 às 16h30
R$90,00
__________________________________ 
 
20° Festival de Motitsuki do Hokkaido

O departamento de jovens do Hokkaido Kenjinkai, conhecido como Higuma-kai, realizará no próximo domingo um festival que tem como protagonista o moti, um bolinho de arroz, símbolo de boa sorte e alimento obrigatório na primeira refeição do ano para os japoneses.

O motitsuki é a forma tradicional para fazer os bolinhos, no qual se bate com um "martelo" dentro de uma grande vasilha o arroz especial para fazer moti, até que se forma a massa que vira o moti.

O cardápio do evento terá ozoni (sopa com moti), oshiruko (caldo de feijão doce com cubinhos de moti), churrasco, bingo e apresentações do grupo de Yosakoi Soran da casa, o Ishin.

Data: 27 de novembro de 2011 - domingo
Horário: das 11 às 15h
Local: Hokkaido Kenjinkai - R. Joaquim Távora, 605, próximo ao metrô Ana Rosa
Infos: 5084-6422 ou www.hokkaido.org.br
__________________________________ 
 
Workshop de Sertanejo Universitário

Organizado pela Comissão de Jovens do Bunkyo de São Paulo, acontecerá no domingo, um workshop de Sertanejo Universitário, com 3 horas de aula prática e coffee break ao final.

O Sertanejo Universitário, surgiu como outras modalidades que levam a mesma classificação, com uma mescla entre o ritmo original e uma toque moderno dado pelas rodas de universitários.

O professor Felipe Trizi é professor, coreógrafo e dançarino, especializado em dança de salão, forró e swing.

Data: 27 de novembro de 2012 - domingo
Horário: das 17h às 20h
Local: BUNKYO - Sala de Exposição - R. São Joaquim, 381 - Liberdade
Infos: 9595-7764 (Tatiane) ou 9861-5900 (Fábio)
Investimento: R$ 20,00 a serem pagos no dia (Promoção leve um amigo: os 2 juntos pagam R$35,00 no total)

14 de novembro de 2011

Compras e Cinema: O Preço do Amanhã

Depois de muito tempo sem sair da toca para me divertir, decidi aproveitar o domingo, supondo que a cidade estaria vazia por conta do último feriado prolongado de 2011, para ir ao shopping antecipar as compras de natal e assistir a um filminho no cinema.

As compras até que foram bem sucedidas. Não consegui comprar a lingerie nem a roupa de ano novo, porque isso exige um toque de "amor a primeira vista" (cada qual com o seu ritual, o meu envolve roupa nova e as comidinhas), mas já tenho o presente das sobrinhas, da cunhada e pra mim, afinal, eu mereço.

Aliás, depois eu volto para comentar sobre um dos meus presentes de natal: o novo Just Dance 3!!!

Como prometido à Lia, uma amiga que lê de forma compulsiva, vou comentar sobre o filme "O Preço do Amanhã", escolhido do domingo.

Eu havia postado no Twitter que o filme não me causou a excitação esperada e ela já desanimou. Para ninguém me xingar depois, quero deixar bem claro que eu tinha altas expectativas ao sair de casa para assistir ao filme e talvez isso o tenha "estragado".

A temática do filme pode ser considerada uma crítica às políticas de distribuição de renda, numa linguagem clara e direta, e num dado momento o filme lembra a história de Robin Wood.

Também aborda a velha história da pobre menina rica e do ditado popular que diz "o dinheiro não traz felicidade", esse último tratado de diversos pontos de vista, tanto de quem tem muito como de quem não tem quase nada.

A sinopse do filme diz que num futuro próximo as pessoas serão geneticamente modificadas de tal forma que ao atingir 25 anos não envelhecem mais (coitado dos cirurgiões plásticos e médicos em geral), porém há a necessidade de se conseguir tempo, a moeda nesse futuro. Assim sendo, os ricos podem conseguir a imortalidade enquanto os pobres vão lutando para chegar ao final do dia vivos. Quem não consegue tempo suficiente, simplesmente, morre.

A parte mais interessante é quando Will Salas (Justin Timberlake) conhece Sylvia Weis (Amanda Seyfried), a filha de um dos homens mais ricos do mundo e, juntos, vão viver no limite do tempo (ou da falta dele).

Para fãs de seriado, do The Big Bang Theory, uma rápida participação de Leonard, ops, Johnny Galecki (a voz dele ficou diferente no filme) como o melhor amigo de Will e da Olivia Wilde, a 13 de House, no estranho papel de mãe de Will.

Resumindo, o filme é legal, mas eu não me animaria a assistí-lo novamente, porque faltou alguma coisa.

Lia, depois me conta o que você achou.
__________________________________

Lançamento do livro Coletânea de Artigos de Direito Civil, de Felícia Ayako Harada

A advogada Felícia Ayako Harada, que já foi fiscal do município e juíza arbitral na Câmara do Mercosul, lança seu livro “Coletânea de Artigos de Direito Civil”, em parceria com o Bunkyo, para a qual será revertida toda a renda obtida através da venda dos livros.

Data: 17 de novembro de 2011
Horário: a partir das 18h
Local: Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil - Rua São Joaquim, 381 - 9º andar - São Paulo/SP
__________________________________  

 Jantar-Show Beneficente

De uns anos para cá, as conhecidas como "4 entidades" da colônia nipo-brasileira (Ikoi no Sono, Kibo no Ie, Kodomo no Sono e Yasuragui Home) realizam diversos eventos em conjunto e, quando outras entidades realizam eventos beneficentes, o fazem para ajudar as 4 entidades.

No dia 18, haverá um jantar com show da cantora Karen Ito e sorteio de carro, viagem e outros artigos de valor, aos que comprarem o convite deste evento.

Data: 18 de novembro de 2011
Horário: das 19 às 24h
Local: Espaço Hakka - Rua São Joaquim, 460 - Liberdade - São Paulo/SP
Convite: R$250,00 (estacionamento no local, pago a parte)
Infos: 3208-7248 - sede@ikoinosono.org.br - www.ikoinosono.org.br
__________________________________

Concerto Primaveril do Coral Bunkyo

O Coral Feminino Bunkyo, composto por 41 integrantes, e sob a regência de Teruo Yoshida e acompanhamento de Lissa Kawashima no piano, farão apresentação de importantes peças clássicas de diversas origens européias e, até, latino americanas, como o “Quebra Nozes” de Tchaikovsky, “Coppelia” de Mozart, entre outras.

O evento tem cunho beneficente com entrada franca, porém pede-se a doação de 1kg de alimento não perecível que serão doados ao Kodomo no Sono e ao Kibo no Ie.

Data: 19 de novembro de 2011
Horário: às 20h
Local: Pequeno Auditório do Bunkyo - Rua São Joaquim, 381 - Liberdade - São Paulo/SP
Entrada Franca, se possível com a doação de 1kg de alimento não perecível
__________________________________ 

I Paella Solidária em prol da ABDIM

Todos os anos a ABDIM realiza eventos para arrecadar fundos e ajudar as famílias que sofrem com a Distrofia Muscular, doença ainda sem cura e que causa degeneração dos músculos, o que impede o doente de ser independente.

Nos últimos anos a associação realizava um festival de Teishoku com o sanma, um peixe importado do Japão e, que em consequências dos recentes acontecimentos naquele país, ainda encontra-se em falta no mercado.

Como eles não podem ficar sem realizar um evento antes das festividades natalinas, ocasião esperada pelos doentes e suas famílias, o grupo Hamonia Solidária irá realizar sua I Paella Solidária, no qual serão servidos a paella (R$25,00) preparada pelos chefs Ademar e Célia, além de yakisoba (R$15,00).

Durante o almoço haverá uma seleção de vídeos musicais, além de um animado bingo com várias rodadas.

A ABDIM pede ainda a colaboração de quem puder doar roupas, brinquedos, livros e outros tipos de itens, novos ou usados em bom estado, para serem vendidos no Bazar da Penchincha, realizado durante o Natal Solidário, no próximo mês.

Data: 20 de novembro de 2011
Horário: das 11 às 15h
Local: ACE Saúde - Rua Diogo Freire, 307 (atrás da Loja Nippon da Av. Cursino)
Reservas e Infos: 8461-7654 e 7199-8964 ou harmonia.solidaria@gmail.com
Preço: Paella - R$25,00 e Yakisoba - R$15,00
__________________________________ 

Bingo Beneficente do Requios Taiko

O grupo de taiko okinawa, o Requios Matsuri Koku Daiko, realiza um bingo para arrecadar fundos para manutenção de suas atividades.

Por R$25,00, tem-se direito às cartelas das rodadas principais, cujos prêmios são 1 TV de Led, 1 IPad e 1 câmera digital.

Data: 20 de novembro de 2011 (domingo)
Horário: a partir das 14h
Local: ACREC - Rua Nunes Balboa, 299 - Vila Carrão
Infos: Silvio Kuba - 7855-5062 ou 2855-2780

7 de novembro de 2011

Restaurante Japonês no feriado e Mexicano no sábado

Novembro é o mês dos feriados. Pelo menos dia 02 caiu numa quarta e assim não teve aquela palhaçada da emenda e o transtorno que isso causa para os negócios. Os únicos negócios que se beneficiam com as emendas são aqueles localizados em áreas predominantemente turísticas. Nem os hotéis de São Paulo (capital) gostam disso, porque eles dependem de dias de expediente por serem, em sua maioria, destinados à executivos.

Além da tranquilidade de saber que só 1 dia é perdido por conta do feriado, uma surpresa: depois de anos, vi o cemitério cheio no dia de finados. Diferente do dia das mães (parece que a maioria só tem mãe mesmo) que é aquela muvuca para entrar no cemitério, no dia de finados as pessoas costumam ir antes para aproveitar o feriado, que costuma ser prolongado.

Não que estivesse lotado como num dia das mães, mas estava bem cheio e tinha até fila para entrar. Quem deve ter comemorado foram as floriculturas nos arredores, que estavam com pessoal extra para atender mais ligeiro.

Como sempre, depois do cemitério... mudamos! Ao invés da churrascaria de sempre, fomos ao rodízio do Nanako Brooklin.

Quem me conhece sabe que eu sou extremamente exigente com o sabor e apresentação de sushis e sashimis, apesar de engolir a grande maioria, e depois de ter lido um post intitulado "sashimi grelhado" que me fez contorcer todos os músculos da face e do corpo (para quem não sabe, sashimi é precisamente peixe CRU fatiado), vou aproveitar para emitir minha opinião sobre o local (um Q de crítica gastronômica emanou após reassistir ao filme Ratouille da Disney).

A unidade visitada foi a da Rua Nova York, no Brooklin, um restaurante de fachada pequena, interior simples, mas bem aconchegante, num ambiente familiar. Tem 2 pisos e a única falha nisso é que em dias de menor movimento, como era o dia de finados, somente o piso superior fica aberto, o que inutiliza a acessibilidade do estabelecimento, que conta com uma rampa de acesso a cadeirantes da rua para o restaurante.

Eu sempre reparo nesse detalhe, porque ando muito com meu avô que caminha com as próprias pernas e sem bengala, mas não tem mais a mesma agilidade ou força de um garoto e sofre com ladeiras, calçadas esburacadas e escadas de degraus irregulares e altos demais.

A comida do Nanako eu considero honesta para o preço cobrado. Não é o melhor sushi da cidade, mas está longe de ser aquelas farças vendidas como sushi por ai. Tem uma boa variedade de quentes e frios e tem acompanhamentos que muitas vezes a gente só come em casa, porque no restaurante não vende, como "konyaku" (como quase tudo na culinária japonesa, é feito à base de peixe e tem textura similiar a uma gelatina aerada, com uma cor acinzentada quando cru e marrom, porque é cozida com shoyu. A aparência é horrível, mas o sabor é bom).

O atendimento simpático e atencioso (os donos costumam estar na porta para recepcionar e agradecer pela visita, além de garçons atentos) ajudam a chamar atenção para a casa e o valor do estacionamento não vai te matar do coração depois de encher a barriga de tanto comer sushis (não é um sushi autêntico, mas o enrolado com acelga e salmão picado é gostoso). Vale a visita.

Como a semana fica com 2 finais de semana, como costumam dizer os entusiastas por feriados, eu também sai para comer 2 vezes numa mesma semana! No sábado foi a vez de "viajar" até a zona leste e conhecer um rodízio de mexicano (depois reclama que está gorda rs).

O Don Miguek Mexican Bar visitado fica na Rua Itapura, que lembra muito as movimentadas ruas de bares e resturantes de Moema ou da Vila Madalena.

O salão é pequeno, então, se você quer ir de galera, melhor ir cedo e segurar a mesa para os atrasadinhos, porque lota rapidinho.

O ambiente tem uma decoração bem típica, ou seja, não é muito bonita. As paredes estão forradas de quadros um tanto assustadores, pobres samambaias adornam o teto com 2 fortes luzes viradas para cada uma delas (eram 3 no total), a iluminação bem fraca e o banheiro é bem mal cheiroso (e eu estou me referindo ao banheiro feminino).

A comida é boa, mas acho que só vale a pena comer no esquema rodízio, que inclui batatas skin (muito boas mesmo, são batatas fritas com a casca, cobertas com requeijão e cheddar), nachos, tacos, taquitos (parecem harumaki), quesadillas e enchilladas. Uma coisa eu aviso: se você quiser comer bastante, fique pegando no pé dos garçons, porque eles demoram uma eternidade para trazer o que você pede de repetição e não traz tudo o que você pediu.


O refrigerante pode ser pedido no esquema refil. Se você pretende tomar mais de 1 latinha, o valor compensa. E eles tem todos os típicos drinks com tequila e outros que dá medo até de pensar no efeito, porque parece a lista de todos os alcoolicos disponíveis no bar misturados num copo. No tempo que ficamos ali deu para perceber que os campeões do bar são a tequila sunrise e o mojito.

Se você curte o apimentado de um mexicano de verdade, vai precisar pedir pela pimenta, porque nada vem com pimenta. Acho que foi por isso que eu gostei.

Conclusão: se eu quisesse um restaurante mexicano não me daria ao trabalho de rodar até o outro lado da cidade só pra ir lá. A cidade tem outras opções menos distantes onde eu gastaria, provavelmente, a mesma coisa.

__________________________________


Show do Begin

O show que está dando o que falar é o do grupo Okinawa, Begin, que vem pela primeira vez ao país para realizar um documentário junto à comunidade okinawa brasileira e para celebrar os 85 anos da Associação Okinawa Kenjinkai do Brasil.

O grupo que aterrisou em terras brasileiras no último final de semana, faz única apresentação no dia 12 de novembro, às 15h, com ingressos esgotados, pois foram distribuídos de forma GRATUITA em pares, para cada CPF apresentado nos pontos de distribuição.

Um sorteio para quem curtiu a página do show no facebook acontece hoje, 07 de novembro e distribuirá os ingressos que foram destinados para esta promoção.

A organização do evento alerta que NÃO EXISTEM PONTOS DE VENDAS e quem estiver comercializando ingressos para o show ou está vendendo convites falsos ou está agindo de muita má fé, porque ganhou os convites de graça e está tentando tirar vantagem. Cuidado.

Mais informações em www.beginbrasil.com.br

31 de outubro de 2011

Fórum de Integração Bunkyo

No último sábado e domingo aconteceu no Bunkyo de São Paulo um forum que busca a aproximação das entidades nikkeis brasileiras e versou sobre o tema "Repensando a Cooperação".

O fórum foi muito interessante, com pessoas vindas de muito longe (nem sabia que tinha comunidade nikkei na região norte. Vieram 2 representantes: 1 de Manaus e outro representantes os estados do Pará, Roraima e Rondônia) outros e mais perto, uns mais velhos, outros mais novos.

A parte da comissão de comunicação foi focada em mídias sociais, que incluem Facebook, Twitter, entre outras ferramentas. O foco era mostrar, principalmente aos mais velhos, como elas podem ser utilizadas para aproximar as diversas gerações de nikkeis e manter viva a cultura japonesa pelos próximos 100 anos.

E que venha o próximo FIB. Se quiser saber mais acesse www.facebook.com/bunkyo ou siga no Twitter @bunkyonet
__________________________________

57° Tooro Nagashi de Registro

Nos dias 01 de 02 de novembro, acontece o Tooro Nagashi na cidade de Registro, interior de São Paulo, um cerimonial para homenagear os antepassados.

Os "tooro" são barquinhos feitos com papel colorido, que são colocados no rio com velas acesas dentro, pedindo paz às almas daqueles que já se foram.

Além das cerimônias religiosas, acontecerão apresentações de dança e taiko, e ao final, após os barquinhos já estarem depositados no rio, uma grande queima de fogos.

Os barcos confeccionados por internos da APAE, podem ser comprados no local por R$15,00.

Data: 01 e 02 de novembro de 2011
Horário: 01/11 das 18h30 às 22h30, 02/11 das 16h30 às 22h30
Local: Parque Beira Rio, Registro/SP
Infos: (13)3822-4144/2865 ou acnbrgt@uol.com.br


__________________________________




V Exposição de Oshibana Art

A artista e professora Mirian Tatsumi organiza uma exposição de peças feitas com a arte do oshibana, que consistem em criar imagens diversas utilizando flores naturais prensadas.

Data: 05 a 15 de novembro de 2011
Horário: 10 às 19h
Local: Rua Tamandaré, 355 - Liberdade (ao lado da Igreja N.S. do Líbano)
Infos: www.oshibana.com.br

24 de outubro de 2011

ENEM, Vestibulares, Concursos...

Na minha época não existia ENEM, em contrapartida, não existia admissão em faculdade de qualquer nível sem um vestibular de verdade.

Estava lendo uma coluna do site da Veja com dicas do que não pode fazer/levar no dia da prova do ENEM. Parece ridículo alguém escrever o que é tão óbvio, mas depois de ter participado de algumas provas da OAB/SP (como membro da comissão do exame de ordem) eu creio que, sim, tem gente que ainda precisa ouvir o óbvio para ainda assim provar que tem gente que não escuta o que os outros dizem.

A primeira delas é chegar no horário. Por que as pessoas custam a entender que 13h é igual a ponteiro grande no 12 e ponteiro pequeno no 1??? E que isso não é o mesmo que ponteiro grande no 01 e ponteiro pequeno no 1??? Depois reclama que a vida não é justa, que o cara da portaria é um filho disso e daquilo, sem coração etc.

E ler edital? As pessoas acham mesmo que alguém perdeu um tempão escrevendo, revisando, decidindo o que constaria ou não no tal edital para nada?

Edital foi feito para ler. Se não quer ler, não participa do processo por que as chances de você se dar mal por besteira são grandes. E para não dizer que eu sou muito radical, basta ver o que a televisão mostrou: pessoas dando de cara com a porta fechando ou já fechada, e o caso da moça que foi desclassificada e colocada para fora do recinto, porque insistiu em usar lápis e borracha na prova.

__________________________________ 

 3° Temaki Fest do Kodomo no Sono

A Associação Pró-Excepcionais Kodomo no Sono, que faz um trabalho muito bonito em prol de deficientes intelectuais (Kodomo significa criança em japonês e era a condição de todos os internos quando chegaram à instituição que, muitas vezes, esquecidos pelos familiares, já se tornaram adultos) realiza mais um evento, juntamente com os voluntários do Hospital Nipo Brasileiro.

Além dos temaki, quem for terá a oportunidade de saborear outras delícias preparadas pelos voluntários e equipe do próprio Kodomo no Sono para o dia, e assistir aos shows de Karen Ito e do grupo de taiko da Tangue Setsuko.

Apesar de não estar escrito no cartaz nem no site, os internos costumam fazer apresentações emocionantes, resultado do trabalho de Musicoterapia, iniciado há uns 10 anos e que ajuda muito no tratamento.

Há estacionamento gratuito no local e o convite de R$40,00 dá direito a comer temaki à vontade.

Data: 30 de outubro de 2011
Horário: das 11 às 15h
Local: Na sede - Rua Prof. Hasegawa, 1198 - Itaquera - SP/SP
Convite: R$40,00 (menores de 10 anos acompanhado de pagantes não pagam)
Infos: www.kodomonosono.org.br
__________________________________


Lamen Matsuri de Fukushima

A associação que representa a província de Fukushima, a província que recentemente virou noticia no mundo todo em decorrência de um acidente nuclear em sua estação geradora de energia, faz um evento com o tradicional Lamen da região.

Os convites, que podem ser adquiridos diretamente com o kenjinkai por R$20,00, dão direito a 1 lamen e 3 cartelas de bingo.

Data: 30 de outubro de 2011
Horário: das 10 às 15h
Local: Associação Fukushima Kenjinkai - R. da Gloria, 721 - Liberdade
Infos: 3208-8499 com Sogabe san
Entrada: R$20,00 (1 lamen + 3 cartelas de bingo)
 __________________________________

Festival da Primavera no Mie-Ken

A festa, que tem fins arrecadatórios para melhoria das instalações da associação, será repleta de atividades de entretenimento para as crianças e atrações para os adultos, além da comidinha feita pelo fujinkai do Mie-Ken.


Data: 29 de outubro de 2011
Horário: das 12 às 20h
Local: Mie Kenjinkai - Av. Lins de Vasconcelos, 3352 - ao lado do terminal de ônibus do metrô Vila Mariana
Infos: 5449-1886 ou adm.mie@hotmail.com
29/10 - Festa da Primavera no Mie Kenjinkai (metro Vila Mariana / SP), das 10 às 20h - Infos no adm.mie@hotmail.com / (11) 5549-1886

17 de outubro de 2011

Brincando de "boneca" no Dia das Crianças

Como não sou católica, o dia 12 de outubro é somente o dia das crianças e um feriado para mim. E sendo feriado, aproveitei para fazer uma visita a uma amiga que teve neném há pouco mais de 2 meses.

É divertido ir lá, porque fica a Mi, que sempre sonhou ser mãe e acaba de realizar seu sonho, a Lu, que está solteira e louca pra ser mãe, e eu, que não quero ser mãe, mas adoro brincar com criança. Rola cada papo doido quando juntam as 3... não tem preço!

A gente faz da filhinha dela um brinquedinho e aproveita pra dar um descanso pra nova mamãe que continua apanhando horrores pra cuidar da filha dela. Dessa vez foi o momento interação, já que agora ela está enxergando (eu nem sabia que filhote de gente nascia cego) e até dá umas risadinhas pra gente.

Eu já avisei, tenho vocação para ser a tia divertida: aquela que sempre tem doce e leva para aprontar (eu disse para a mãe que quando ela quiser fazer a primeira tatuagem ou piercing eu levo a filha dela escondida rs).

Foi um dia brincando de boneca. =)

Ah, mas dia das crianças tem que ter presente! Eu me comprei o box completo do Harry Potter com camiseta, em pré-venda, com direito a um DVD bônus com o documentário sobre a saga. Se bem que eu poderia considerar como presente de aniversário, já que eu paguei pelo box com um vale-presente que minha amiga me deu e o dinheiro que meu avô me deu de aniversário.
 __________________________________

A pianista, Ai Yazaki, faz duas apresentações antes de partir em turnê pelo Japão, nos dias 19 e 26 de outubro, juntamente com o vibrafonista, André Juarez, e o saxofonista, Yoshiya.

O show chamado Braziliando será composto por um repertório de músicas de bossa nova, jazz e, claro, músicas japonesas.
Ela, que destinou a renda de 2 de seus shows no primeiro semestre do ano para ajudar as vítimas das recentes catástrofes naturais no Japão, faz estes 2 shows com entrada franca.

Data: 19 de outubro de 2011 - quarta-feira
Horário: 12h30
Local: Sala de Percussão da UNESP
Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 - Barra Funda
Data: 26 de outubro de 2011 - quarta-ferira
Horário: 11h
Local: Auditória da ECA/USP
Cidade Universitária - Butantã
Infos: ajquarteto@hotmail.com (André)
__________________________________

A cidade de Sorocaba realiza neste final de semana sua Festa Japonesa: TOORO NAGASHI E BON ODORI, no Parque das Águas da cidade.

O evento de entrada franca tem cunho beneficente, sendo que a praça de alimentação está a cargo das entidades que se beneficiarão de suas próprias vendas no dia.

Para entreter o público haverá show de danças típicas entre outras apresentações.

Data: 22 e 23 de outubro de 2011
Horário: sábado das 12 às 22h e domingo das 12 às 20h
Local: Parque das Águas de Sorocaba
Entrada Franca
__________________________________

 O Dream Concert 2011 acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro de 2011, no Teatro Anhembi Morumbi, no bairro da Mooca, em São Paulo.

Neste ano, o show traz uma retrospectiva das músicas japonesas que marcaram história desde os anos 60 e serão interpretadas por um seleto grupo de cantores, acompanhados por banda ao vivo e bailarinos.

Os nomes confirmados para esta edição são: Debora Shimada, Cintia Nishimura, Monica Misawa, Fabia Miasake, Mario Chibana, Renato Chibana, Hideo Tanaka, Humberto Sasazaki, Kunihiro Tanahara, Isadora Kataoka, Norton Miasake, Yuka Ozawa, Melissa Kuniyoshi, Hideo Tachibana.

Data: 22 e 23 de outubro de 2011
Horários: 22/10 às 16h30 e às 21h; 23/10 às 16h30
Local: Teatro Anhembi Morumbi - Rua Dr. Almeida de Lima, 1.198
Infos: (11)3107-6070 ou www.dreamconcert.com.br
__________________________________

E para os karaokeiros de plantão, tem o XIII Kawabata Karaokê Taikai, no Shizuoka Kenjinkai.

Data: 23 de outubro de 2011
Horario: a partir das 8h
Local: Shizuoka Kenjin do Brasil - Rua Vergueiro, 193
Infos: Kozo Kawabata (11)3712-0227 / 9840-1866

10 de outubro de 2011

Varar a noite? Não tô podendo mais... rs

Depois de varar a noite de sexta na companhia de uma amiga, que só fazendo assim para encontrar e bater um papo de mais de 30 minutos, digamos que meu sábado não foi um dia produtivo. Fiz minhas tarefas básicas de sábado e tentei dormir. Difícil  foi dormir com sol na janela e o vizinho arrumando a casa para uma festa naquela noite.

Isso não é uma reclamação, somente uma constatação, afinal, errada sou eu de querer dormir às 10h.

Domingo fui motorista particular do meu pai para visitarmos 4 taikais: Jundiaí, São Bernardo do Campo e 2 em São Paulo. Não é de todo ruim, mas com aquela chuvinha, a minha escolha natural seria ficar de chinelos, em casa, tentando terminar meu trabalho deste semestre, para o doutorado.

Uma constatação: cadê os jovens do karaoke???
__________________________________

Tradicionalmente, o Grupo The Friends realiza seu concurso de karaoke no feriado de 12 de outubro, dia das crianças.

O taikai continua no mesmo local e continua contando com toda a equipe trabalhando voluntariamente, inclusive seus jurados que cedem seu dia de trabalho em prol da arrecadação que, somada à renda obtida durante o ano em outros eventos realizados pelo grupo, é entregue a instituições beneficentes da comunidade nipo-brasileira.

Data: 12 de outubro de 2011 - quarta-feira
Horário: a partir das 7h
Local: Shizuoka Kenjinkai do Brasil - R. Vergueiro, 193 - Liberdade

__________________________________

Nos dias 14  a 16 de outubro, acontece na cidade de Botucatu, interior de São Paulo, o 2° festival de cultura japonesa local, denominado "Tomodati".

O evento que é realizado pela Associação de Cultura Japonesa de Botucatu, em parceria com a prefeitura municipal, tem muitas atrações, entre musicais, de dança, artes marciais, exposições de ikebana, cosplay e comida típica, além, de claro, um concurso de miss do festival.

A programação completa pode ser encontrada no link, bem como detalhes sobre o evento.

Datas: 14 a 16 de outubro de 2011
Horários: 14/10, das 18 às 23h; 15 e 16/10, das 10 às 23h
Local: Espaço Cultural Antonio Gabriel Marao
Informações: tomodati@botucatu.sp.gov.br
(14) 3811-3100 – ramal 3010
(14) 3882-1428 / (14) 8111-4379
__________________________________

Domingo, na sua sede, a ACE Saúde realiza seu 29° Concurso de Karaoke.

Data: 16 de outubro de 2011
Horario: a partir das 8h
Local: Rua Diogo Freire, 307 - Jd. Saúde
Infos: Carlos Shiro Takahashi (11) 3375-6211 / 7809-4980
__________________________________

O Kenjinkai mais conhecido no meio do karaoke da capital realiza seu próprio concurso, já na 23ª edição, neste domingo.

Data: 16 de outubro de 2011
Horario: a partir das 7h30
Local: Shizuoka Kenjin do Brasil - Rua Vergueiro, 193 - Liberdade
Infos: Youko Honda(11)5031-6048 / Eiko Sano(11)2041-1921