31 de outubro de 2011

Fórum de Integração Bunkyo

No último sábado e domingo aconteceu no Bunkyo de São Paulo um forum que busca a aproximação das entidades nikkeis brasileiras e versou sobre o tema "Repensando a Cooperação".

O fórum foi muito interessante, com pessoas vindas de muito longe (nem sabia que tinha comunidade nikkei na região norte. Vieram 2 representantes: 1 de Manaus e outro representantes os estados do Pará, Roraima e Rondônia) outros e mais perto, uns mais velhos, outros mais novos.

A parte da comissão de comunicação foi focada em mídias sociais, que incluem Facebook, Twitter, entre outras ferramentas. O foco era mostrar, principalmente aos mais velhos, como elas podem ser utilizadas para aproximar as diversas gerações de nikkeis e manter viva a cultura japonesa pelos próximos 100 anos.

E que venha o próximo FIB. Se quiser saber mais acesse www.facebook.com/bunkyo ou siga no Twitter @bunkyonet
__________________________________

57° Tooro Nagashi de Registro

Nos dias 01 de 02 de novembro, acontece o Tooro Nagashi na cidade de Registro, interior de São Paulo, um cerimonial para homenagear os antepassados.

Os "tooro" são barquinhos feitos com papel colorido, que são colocados no rio com velas acesas dentro, pedindo paz às almas daqueles que já se foram.

Além das cerimônias religiosas, acontecerão apresentações de dança e taiko, e ao final, após os barquinhos já estarem depositados no rio, uma grande queima de fogos.

Os barcos confeccionados por internos da APAE, podem ser comprados no local por R$15,00.

Data: 01 e 02 de novembro de 2011
Horário: 01/11 das 18h30 às 22h30, 02/11 das 16h30 às 22h30
Local: Parque Beira Rio, Registro/SP
Infos: (13)3822-4144/2865 ou acnbrgt@uol.com.br


__________________________________




V Exposição de Oshibana Art

A artista e professora Mirian Tatsumi organiza uma exposição de peças feitas com a arte do oshibana, que consistem em criar imagens diversas utilizando flores naturais prensadas.

Data: 05 a 15 de novembro de 2011
Horário: 10 às 19h
Local: Rua Tamandaré, 355 - Liberdade (ao lado da Igreja N.S. do Líbano)
Infos: www.oshibana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário