Desde que eu entrei num grupo de estudos do PPG em Psicologia da UFMA (programa de pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão) e comecei a fazer terapia, assuntos sobre psicologia e terapia passaram a me interessar mais.
Já assisti palestras diversas com psicólogos especialistas nas mais diversas áreas, sobre os principais teóricos para além do mais conhecido, Freud, e quando li a sinopse desse livro, decidi ler.
O livro é super gostos de ler e apresenta os bastidores da vida de uma terapeuta americana, chamada Lori Gottlieb, que vai contando o dia a dia do seu trabalho, com a apresentação de alguns casos que ela atendeu em seu consultório, além das suas próprias sessões como paciente.
O "talvez você deva conversar com alguém" que dá nome ao livro, é a frase dada como sugestão por uma colega de profissão, quando ela se vê com problemas que ela saberia resolver se fosse um paciente falando com ela, mas não acontecendo com ela.
Então, ela vai em busca de alguém com quem ela possa contar os seus problemas e as dificuldades para encontrar tal profissional, sendo ela mesma uma, e por isso sabendo exatamente o que não lhe serviria.
Enquanto ela tenta lidar com seus problemas, aparecem pacientes novos com questões complicadas, um dilemas éticos na sala de espera, outra questão com marido e mulher desesperada para ser salva, outra que buscava conforto para lidar com seu prazo final.
O mais interessante é ela discorrendo sobre a necessidade que o terapeuta tem de também fazer terapia, afinal, quem lida com tantas questões sensíveis de tantas pessoas, também precisa de cuidado e atenção para não explodir no final, pois são todos seres humanos, com sentimentos e uma vida que, pode ou não, estar passando por um período complicado e que não pode transparecer isso para seus pacientes.
Eu entendo que quem cuida precisa ser cuidado, pois enquanto fui cuidadora principal dos meus avós (já falecidos, ela aos 74 e ele aos 97) esse cuidado comigo foi negligenciado, mas eu tive a oportunidade de buscar, por mim (e para mim) mesma, ajuda para seguir a vida mesmo depois das mortes.
Um livro que todos devem ler, independente de fazer ou não terapia ou gostar de assuntos relacionados à psicologia. Mostra que todos temos problemas, mas que buscar ajuda sempre será o melhor remédio.
Super recomendado!!! Boa leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário