1 de janeiro de 2016

Feliz 2016: Qualidade de vida começa com atividade física

Feliz Ano Novo!!! 

Que 2016 seja repleto de novos sonhos, novos desafios, muitas realizações e alegrias, com muita saúde!!!

O post que originou esse foi escrito quando eu usava o serviço de blog da Globo.com. Quando eles cancelaram todas as contas de graça, migrei para o Blogspot e comecei a resgatar uns posts que me pareciam mais interessantes.

E que post mais apropriado para ser o primeiro do ano, do que um post que fala de uma das nossas resoluções de ano novo: ser mais saudável! rs

Uns anos atrás, eu tive uns problemas de saúde em função de estresse. Você nem percebe que está sobrecarregado até que seu corpo diz "vai continuar me sacaneando, então eu vou te desligar". Não é divertido.

Por recomendação de um amigo, que também é um dedicado profissional da saúde, criei um projeto desestressa naquele ano que... desandou. A gente não aprende mesmo. rs

Mas se tem uma coisa boa que veio com o estresse da última edição do World Bike Tour em 2014, é que eu tenho uma bike, ainda que a duras penas, e preciso usá-la para fazer valer o valor da taxa que não valeu a pena pagar.

Deixando a enrolação de lado, vamos ao que seria o Projeto Desestressa*: fazer yoga, dançar, passear no parque, correr e andar de bicicleta!!!

Para o projeto Yoga, desenterrei um tapete que eu comprei para o meu pai e ele não usa mais, adquiri um box de DVDs  produzido pela MTV, a "Coleção Bem Estar", que tem aulas de Yoga, e abri espaço no chão do quarto. O review do box está no post de 25/11/2013.

O projeto Dançar envolve video game e meus jogos amados: Dance Central e Just Dance. Eles são divertidos e queimam uma boa quantidade de calorias. Ótimo como alternativa para dias chuvosos.

Já os projetos correr e bicicleta dependem de não chover, porque se tem uma coisa que eu não me imagino fazendo, é ficar embaixo de chuva, por livre e espontânea vontade, correndo, muito menos pedalando.

No post original, eu falei da manutenção que tive que fazer na minha bike para poder pedalar, mas agora já não caberia mais, porque a bike está em dia, tenho capacete, luvas, refletivos por toda a bike, colete que brilha no escuro e até um porta smartphone para o guidão, não para ficar na internet, mas para ter como usar o mapa e GPS e conseguir percorrer caminhos desconhecidos.

Na época do primeiro post, lembro que  muitos shoppings não dispunham de bicicletário e para andar de bike pela cidade, só sendo suicida. Se bem que essa parte permanece, porque ninguém se respeita no trânsito em São Paulo. Cansei de ver ciclista mal educado, que queima sinal vermelho, passa na calçada pedalando, pedala na contramão e assim segue. E os carros que estão com bronca das ciclovias agora ficam tentando derrubar os ciclistas nessa terra de ninguém.

Ah, e claro que ler mais sempre pode ser complementar a qualquer plano de bem estar, afinal, ler é uma delícia.

* você pode adicionar as atividades que você acha mais interessante e que te dão mais prazer. Essas são as atividades que me agradam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário