5 de outubro de 2015

Corrida Feminina 5K McDonalds 2015 e
Organizadora: SX2

A escolha dessa corrida para o mês de outubro foi baseada no percurso que, apesar de ter largada na mesma Assembleia Legislativa de outras corridas, passava pela Rubem Berta, ou seja, é a primeira que não faria o caminho básico da Manuel da Nóbrega e me permitira passar a pé pela via que eu passo todo santo dia de carro.

Claro que ajudou muito ver a camiseta pink no kit, saber que vinha uma toalhinha e o fato da corrida ser de 5k, meu limite físico, mas me encanta a ideia de poder ter um olhar diferente dos meus caminhos diários.

Na manhã da corrida descobri que o fato da corrida passar na via do corredor norte-sul gera um trânsito insano logo cedo e eu só não me atrasei para a largada, porque eu sempre vou muito cedo e de carona, o que me livra do problema "procure uma vaga". Quem foi de carro sozinha perto do horário que eu fui deve ter suado frio.

O percurso foi legal, com um pouco mais de subida do que eu gostaria, mas o mais interessante foi ver que eles fabricaram uma passagem no final da Rubem Berta para que a gente pudesse ir pela pista sentido bairro e voltasse pela pista sentido centro.

Foram 15 mil mulheres (entre inscritas, pipocas e alguns homens muito perobas) participando da M5k, ou seja, gente demais!!! Nem sei se as outras corridas que eu participei tinha tanta gente assim, mas eu não lembro de ter percebido tamanha muvuca, seja na largada e, principalmente, na chegada. Tinha tanta gente, que para passar na arena, só com muito "com licença".

O que ajudou mesmo foi o tempo. Apesar de ter chovido a noite inteira e o céu estar fechado, não choveu durante toda a corrida e o tempo ameno ajuda a render melhor no percurso. Bem melhor do que a corrida da Venus, 2 semanas antes, que estava um calor do inferno e parecia que o corpo não saia do lugar.


Sobre a organizadora de corridas, SX2.

Essa foi a primeira vez que participei de uma corrida organizada pela SX2 e posso dizer que a experiência foi boa.

A retirada do kit tinha 6 opções de endereço que você selecionava no momento da inscrição. Eu estava fazendo serviço de rua no dia e aproveitei para passar no local escolhido, uma loja de rua em Moema, por volta das 14h30, achando que seria a única.

Que ilusão! Tinha tanta gente, que eu tive que parar meu carro numa travessa com zona azul e fiquei na fila por pelo menos meia hora. Apesar da lotação, estava tudo bem organizado.

No dia, senti uma falta de indicações mais claras e mais pessoal de apoio na área da arena e guarda volumes. Como eles liberaram parte do estacionamento da Assembleia para o público parar o carro, o guarda volumes não ficava na arena, mas no anexo militar ao lado da Assembleia, com acesso pela Manoel da Nóbrega.

Você via todo mundo indo e vindo, porque ia para a arena, pensava que os toldos ao lado do palco era o guarda volumes e descobria que tinha que andar um quarteirão para acessar o guarda volumes, sendo que tinha tanta gente entrando que para sair da arena estava complicado.

Eu aponto essa confusão como um pontinho negativo, mas nada que afetou a mim, mas quem chegasse mais em cima da hora teria que correr com seus pertences.

Os banheiros eram em número suficiente, apesar de que parecia não dar conta, porque num dado momento formou-se uma fila. Eis que eu descobri que era um corredor enorme de banheiros e o povo tem preguiça de andar até o fundo. Eu sempre procuro os que ficam mais ao fundo, porque são os menos usados e, consequentemente, os menos podres.

Antes da largada tinha papel e um funcionário repondo loucamente os papéis, mas ao final, não tinha mais papel. Sorte que meu kit corrida¹ inclui papel e álcool gel para higienizar as mãos, porque eles até disponibilizam pias, mas a água que cabe naquilo é tão pouca que nunca é o bastante nem para antes da largada.

Apesar do problema da distância do guarda volumes, pelo menos a logística do espaço foi bem bolada, bem separada, muito diferente da muvuca ridícula da corrida do Câncer de Mama. Eles usaram sacolas boas para armazenar nossas bolsas e mochilas, e tinha gente o suficiente para não deixar formar filas.

Na chegada, o esquema para entrega dos kits pós corrida estava bem distribuído e só formou fila, porque, convenhamos, com 10 mil inscritas, não há milagre. E foram fornecidas bananas, maçãs e Powerade em garrafa com variação de sabores, à escolha. Eu ainda dei sorte, porque consegui pegar uma bem geladinha.

Saldo geral, gostei da organização, mas vou procurar me informar sobre a quantidade de inscritos numa próxima, para pegar umas corridas menos lotadas.

¹ Você pode conferir minhas dicas para a sua primeira corrida ou para ver minhas dicas de preparo de véspera para não esquecer nada importante no dia da corrida, afinal, a gente acorda cedo pra caramba para largar no horário marcado.
Obs: O nome da empresa organizadora é SX2 Eventos Esportivos, que usou 3 empresas diferentes para as inscrições, dentre elas a Ativo e a Ticket Agora.

2 comentários:

  1. Esta foi minha primeira corrida, embora muito lotada eu curti, foi muito animado e a energia estava muito boa... Aquela quantidade de pessoas, da motivação para não desistir, motiva a ir até o fim... E principalmente eu pude ver que quero correr sempre... Isso me faz superar meus limites... Ainda não consigo correr os 5 km.. Vou intercalando entre corrida e caminhada... Mas esse é o meu objetivo... Obrigada por compartilhar sobre a corrida... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou iniciante, mas descobri o quanto é divertido participar dessas corridas de rua no começo desse ano. E o mais legal é que, mesmo indo sempre sozinha, você nunca se sente só, porque a energia de todos te contagia e faz você querer chegar no final, só por chegar.
      Espero que se divirta bastante nas próximas corridas e como dizem meus amigos corredores, a competição é só com você, para fazer o seu melhor e curtir o momento.

      Excluir