29 de outubro de 2012

Filme: Cinderela
Palestra sobre Bolsas de Estudos e Treinamento no Japão - JICA

Com o re-re-lançamento do filme Cinderela, da Disney, nada melhor do que aproveitar o momento para comentar sobre um grande clássico da animação.

Cinderela foi uma grande aposta dos estúdios Disney em 1950, quando o estúdio estava em baixa. A aposta era tão forte, que se o filme não vingasse nas bilheterias, Walter poderia ter visto seu reino desabar literalmente.

Tão grande como seus sonhos, Cinderela não deixou seu criador na mão e foi sucesso absoluto naquela época e continua sendo até hoje, no imaginário de todos (ou pelo menos nos das meninas que cresceram ouvindo e lendo um dos clássicos contos de fadas).

A animação foi feita no método de desenho tradicional, à mão, mas pela primeira vez eles incrementaram a edição final com efeitos de computação gráfica. Claro que não é nada parecido com os efeitos atuais, mas era um avanço enorme para a época: o brilho do feitiço da fada.

Encantador, a remasterização melhorou as cores, mas não alterou a imagem, ou seja, os fãs não precisam se preocupar que o desenho tenha ficado com ares digitais, porque não ficou. Deve ser a mesma coisa de quem fala que prefere ouvir vinil, o "chiado" do desenho de 1950 está todo lá, mas com os tons recuperados pelo computador.
__________________________________

Palestra sobre Bolsas de Estudos e Treinamento no Japão - JICA

A palestra que acontece nesta segunda, 29 de outubro, destina-se aos interessados em uma bolsa de estudos financiada pela JICA - Japan International Cooperation Agency.

Os ex-bolsistas explicam como é o processo, quais os requisitos e como é a experiência.

As inscrições podem ser feitas de forma gratuita através do link docs.google.com/spreadsheet
 


Data: 29 de outubro de 12, segunda
Horário: 19h
Local: Bunkyo/SP - R. São Joaquim, 381 - 1° andar - próximo ao metrô São Joaquim)
Infos: abjica@gmail.com

22 de outubro de 2012

Cinema: Looper - Assassinos do Futuro e
Wadaiko Zinka & Kaito Shamidaiko in Concert

Esse é um daqueles filmes que eu escolhi com base no elenco, porque não tinha entendido direito nem o trailler, muito menos a sinopse do filme. E saí do filme certa de uma coisa: não era para entender a sinopse, porque a sinopse não explica do que se trata o filme que eu assisti!

Looper - Assassinos do Futuro (Looper) tem como protagonista, Joseph Gordon-Levitt, que fez, recentemente, o Robin no último filme do Batman, Bruce Willis como a versão do futuro do personagem de Joseph, e Emily Blunt.

Joseph está tão diferente nas telas, que por um momento pensei ter confundido quem ele era, mas a culpa não é minha, porque usaram uma maquiagem que estica o nariz dele e os olhos estão claros. Segundo os produtores, isso era para que o ator lembrasse Bruce Willis. Sinceramente, o diretor de maquiagem viajou, porque não parece nada.

A história é baseada na experiência da viagem no tempo, no qual um grupo de extermínio envia ao passado criminosos para serem, literalmente, apagados no tempo. Eis que os tais assassinos do passado, depois de um determinado tempo são enviados ao passado para serem mortos por eles mesmos, fazendo com que eles saibam quanto tempo a mais eles têm de vida.

No dia em que Joe (Joseph) dá de cara com sua versão mais velha é que a coisa sai de controle e começa uma corrida contra o tempo para manter o presente e o futuro como deveria ser.

Destaque para a atuação de um menino (o personagem tem 5 anos, mas o ator não deve ter mais do que isso), Pierce Gagnon. Ele é genial!

Não posso negar que sai meio decepcionada com o filme. Tem uma parte que parece cena de filme de terror, outras que são um poucos paradas e, no geral, é surreal! O final faz sentido no contexto do filme, mas te deixa com uma sensação de "acabou?".

O filme não é ruim, mas não acho que valeu quase 1h de fila na bilheteria, no feriado.
__________________________________

Wadaiko Zinka & Kaito Shamidaiko in Concert

Aproveitando a visita dos integrantes do grupo Wadaiko Zinka, do Japão ao Brasil, o grupo Kaito Shamidaiko, muito conhecido dentro da comunidade japonesa por seus shows, cursos e por ser fabricante dos instrumentos de percussão e sopro, se apresentarão em conjunto, no show intitulado Wadaiko Zinka & Kaito Shamidaiko in Concert.

A abertura do show será com os grupos Shinkyo Daiko de São Caetano do Sul e Tenryu Wadaiko de São Miguel Paulista, no Pequeno Auditório do Bunkyo de São Paulo, com entrada de R$10,00.

Na mesma data, antes do show, acontecerão palestras, com inscrições antecipadas e gratuitas por email.

Os temas são:
  • Hokkai Daiko, sua história e fundamentos, por Masahiro Kanazawa do grupo Wadaiko Zinka;
  • Técnicas e formas de utilizar o corpo para melhorar a potência e qualidade do som do Taiko, por Ayaka Kanazawa do grupo Wadaiko Zinka; e
  • Trocas de experiências, informações, bate-papo, curiosidades, tira-dúvidas com todos os participantes, intermediado por Yoohey Kaito do Grupo Kaito Shamidaiko.
Palestras sobre Taiko
Data: 27 de outubro de 2012 (sábado)
Horário: 16h

Local: Pequeno Auditório do Bunkyo/SP - Rua São Joaquim, 381
Inscrições gratuitas pelo e-mail: kaitoshamidaiko@yahoo.com.br

Show Wadaiko Zinka & Kaito Shamidaiko in Concert
Data: 27 de outubro de 2012 (sábado)
Horário: 19h
Local: Pequeno Auditório do Bunkyo/SP - Rua São Joaquim, 381
Infos: (11)95797-5966 / e-mail: shinkyo.daiko@gmail.com / www.kaitotaiko.com.br
Convites limitados: R$10,00
__________________________________

Exposição de Ikebana - Jubileu de Ouro da Associação de Ikebana do Brasil

A Exposição que celebra os 50 anos da Associação de Ikebana do Brasil, acontece desta sexta até domingo, no Auditório do Bunkyo de São Paulo, com a participação de 13 diferentes escolas.

Dois diferentes ambientes serão usados para a exposição: o hall do Grande Auditório e o Salão Nobre, que fica no 2° andar do mesmo endereço, com entrada livre aos visitantes.

Abertura: 26 de outubro de 2012, sexta-feira, às 20h
Exposição: 27 e 28 de outubro de 2012, das 10 às 20h
Demonstração: das 14 às 16h, no Grande Auditório
Local: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social - R. São Joaquim, 381 (próximo ao metrô São Joaquim)
Infos: 3208-1755

15 de outubro de 2012

Dicas para chegar tranquilo para o Exame da Ordem

Se você caiu aqui pensando que eu vou dizer o tema que vai cair ou como fazer sua prova, sinto dizer que não tem nada disso no texto abaixo.

Já faz 3 anos que faço parte da Comissão do Exame de Ordem da Seccional de São Paulo e desde antes disso, quando eu era uma das examinandas, sempre reparei numas coisas que não fazem sentido para mim.

A primeira delas: por que uma pessoa que está se candidatando a ser advogado faz sua inscrição sem ler o edital completo?

Passado essa incógnita sem uma resposta lógica, sigo: por que as meninas vão vestidas de forma tão desconfortável para uma prova que tem duração mínima de 2 e máxima de 5 horas, em carteira universitária?!?

O edital não exige trajes formais, mas menciona que o candidato vá trajado de forma adequada, sendo assim, morando na cidade de São Paulo, dá para imaginar que moda praia não seja adequado.

Por fim, o eterno problema do material não autorizado ou de conteúdo duvidoso. Tem gente que insiste em bancar o espertinho. Já adianto: não funciona!

Todo material é conferido e se houver dúvida, será feita uma consulta para a Comissão de Exame de Ordem em Brasília, e quando o Conselho Federal diz não, acabou! Pode ameaçar (como aconteceu no último exame), pode espernear, gritar, xingar que não vai poder usar e se insistir, já sabe, prova anulada.

Após essas exposições, se me permitem, gostaria de deixar umas dicas e sugestões para o dia da prova (algumas válidas para qualquer candidato, outras somente para quem é da capital de São Paulo).

1 - LEIA O EDITAL: faça um favor a si mesmo, leia com atenção todos os itens que dizem respeito a prova. Não só o local, data, horário, prazo e taxa de inscrição. Vá ciente do que você NÃO pode levar e nem leve. Não adianta ir de boné, porque vão mandar tirar, não precisa levar relógio, porque não vai poder usar, não leve squeeze que não tenha o corpo transparente, porque não vai poder usar, e assim segue a lista. E dê uma conferida na última publicação no site da FGV sobre uso de post its e marcações. São novidades que vão causar muito mal-estar se você não estiver ciente.

2 - NÃO LEVE EXCEDENTES: não leva a farofa completa, nem a biblioteca inteira no dia da prova, porque vai te atrapalhar. Só vai fazer volume e pode causar desconfiança, o que pode fazer com que os fiscais fiquem o tempo todo em cima de você. Depois vai reclamar que está sendo perseguido...

3 - SÓ CANETA PRETA OU AZUL: não adianta levar borracha, lápis, lapiseira, corretivo, marca-texto entre outros apetrechos de papelaria, porque não vai poder usar! O mais seguro é levar a tradicional Bic Cristal, já que o corpo da caneta DEVE ser transparente. Canetas bonitinhas serão retidas e você corre o risco de ficar sem ter como escrever na prova.

4 - ALIMENTE-SE: não se deixe consumir pela ansiedade e procure se alimentar normalmente. Muita gente passa mal por não almoçar antes de ir para o local de prova. Lembre-se, você pode ter que ficar no local até às 19h ou mais.

5 - LEVE SEUS COMES E BEBES: como se sabe, a prova é longa, então vai chegar um momento que você vai ficar com fome. Barrinhas de cereal são boas por segurarem melhor a fome e não sujarem a prova, já que é um alimento seco. Chocolate é bom para dar energia e é prático como a barrinha. Para beber, e não ter nenhuma implicância, eu levaria em uma garrafa transparente com um suco doce. Açúcar durante a prova ajuda a manter o cérebro funcionando.

6 - NÃO ESQUEÇA O SEU RG ORIGINAL E EM BOAS CONDIÇÕES: parece besta dizer isso, mas não é. Já tivemos um caso de candidato que ficou no portão aguardando a mãe ir e voltar de casa por causa do esquecimento. E sem documento não entra na sala para fazer a prova. Carteira de estudante não vale como documento. Lembre-se que só documentos oficiais com foto e sem sinais de adulteração são aceitos.

7 - ARRUME TUDO O QUE PRECISA LEVAR NO DIA ANTERIOR: outra dica boba, mas que muita gente parece não seguir. É um tal de "ai, esqueci isso ou aquilo" que dá dó. E não adianta a gente ficar com dó, porque não temos o que fazer. As regras são as mesmas para todos e, com exceção da caneta e da água que podem ser comprados na porta de ambulantes, o material tem que vir de casa. Até tem um shopping perto (em São Paulo estamos perto do shopping Paulista), mas a livraria não abre antes do início da prova, aos domingos.

8 - ESCOLHA COM BOM SENSO SUAS ROUPAS: como eu comentei, conforto deve ser o primeiro pensamento na hora de escolher a roupa. A cadeira é desconfortável, você vai querer se mexer e ainda precisa equilibrar o código no seu colo para copiar as partes que interessam para sua peça. Pensa fazer isso com uma saia curta ou um short que vão te deixar exposta? No verão, minha recomedação é para que você use a tradicional combinação: calça jeans + camiseta + tenis e uma blusa leve ou uma manga comprida. Na Uninove Vergueiro* não tem ar condicionado, mas vai que muda o local e vocês tem que enfrentar um arzinho?

9 - VÁ DE METRO: a atual locação é um lugar infernal para ir de carro, porque não há estacionamentos próximos, os poucos que abrem tem poucas vagas para avulsos, as ruas são estreitas, incluindo a Rua Vergueiro, onde não se pode estacionar nem aos domingos, a rua lateral é super conhecida por furtos e assim seguem os aspectos negativos. Se você vem da zona sul, pare seu carro até a região da Ana Rosa. Mais do que isso e você já esbarrará no trânsito sentido centro (o trânsito começa perto do metrô Paraíso). Se você vem da zona oeste, acho melhor parar ali pela região da Consolação e seguir de metrô. Quem vem da zona norte ou leste pode chegar até a altura da Praça da Sé, mais do que isso, ainda vai ter que encarar a muvuca da feira da Praça da Liberdade.

Não sabe como chegar do metrô até a Uninove? Moleza. Saiu da catraca procure a saída que indica Rua São Joaquim. Você vai sair de frente para o Hospital Santa Helena. Siga a Rua Vergueiro sentido Paraíso. Você vai passar o hospital, passar pela Rua Pirapitingui, continue reto no quarteirão que tem um bar numa esquina e na outra esquina o banco Bradesco, passe pela Rua Siqueira Campos, que tem na sua esquina um prédio administrativo da Esan, depois uma associação de japoneses (Shizuoka Kenjinkai), mais alguns passos e você estará na porta principal da Uninove. Fácil assim. Já de carro... só se for de carona pra na hora do desespero desembarcar e seguir a pé.

Acho que isso basta de sugestões e espero que você possa aproveitá-las para ir um pouco mais tranquilo para esse dia tão importante e tenso em nossas vidas.

Desejo boa sorte, uma véspera fazendo o que você curte para relaxar (só não vale encher a cara de álcool) e que seu domingo comece com um bom café, um almoço tranquilo e uma prova relaxada, para depois poder celebrar a conquista.

* o local é mesmo a Uninove Vergueiro, mas o tempo de São Paulo é imprevisível, então melhor levar uma blusa. Você não vai querer perder a concentração por causa de frio, certo?
__________________________________

Japan Experience 2012

Tenho que confessar um carinho especial pelo evento do qual fiz parte da edição inaugural, em 2005.

O evento idealizado pela Comissão para as comemorações do centenário da imigração do Japão no Brasil e batizado pela grande empresária Chieko Aoki, teve como ideia principal permitir a todos os que participassem do evento a experimentação da nossa cultura e não a simples apresentação.

Então, além dos shows diversos de grupos representantes de diversas artes e esportes, o público tem a oportunidade única de participar das atividades e se interessar já fazer o contato para saber onde praticar depois que o evento terminar.

Ninguém paga nada para entrar ou participar das atividades. Algumas tem quantidade limite de participantes, então fique de olho nos horários e esteja cedo para fazer sua inscrição.

Nos vemos por lá!

Data: 20 e 21 de outubro de 2012
Horário: 10 às 18h
Local: Bunkyo/SP - Rua São Joaquim, 381 (próximo ao metrô São Joaquim)
Infos: www.japanexperience.com.br

8 de outubro de 2012

Filmes: Carros 2 e O Estranho Mundo de Jack

Na semana do dia das crianças, nada mais apropriado que comentar sobre filmes infantis... ou não, já que O Estranho Mundo de Jack pode causar um bocado de crises de pesadelo em crianças.

Ambos os filmes estão longe de ser lançamento. O mais recente dos dois é o Carros 2 (Cars 2) lançado em 2011. O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas) foi lançado em 1993.

Eu não lembro por que não assisti O Estranho Mundo de Jack e Carros 2 no cinema, mas no geral é porque tenho problemas de encontrar quem queira me acompanhar para assistir animações. Já não tenho mais esse problema: se ninguém quiser, eu vou sozinha! rs

Carros 2 chega a ser melhor que o primeiro pelo visual super modernoso, mas é claro que o começo é sempre o mais marcante.

Aqui, o protagonista deixa de ser o McQueen, para se tornar, como eu acredito que para muitos já era desde o primeiro, o enferrujado guincho, Mater (em português o nome do personagem perde o R final), um tipo abobalhado, mas de coração puro e apaixonado, como uma criança.

Essa pureza de espírito o faz ser alvo de gozações por muitos e neste filme, ele acaba sendo confundido com um espião secreto que acreditavam estar fingindo ser bobo para passar despercebido.

Umas cenas me deixaram com lágrimas nos olhos por conta dos sentimentos do Mater e um desentendimento entre ele e o seu melhor amigo, McQueen.

Não sei se os adultos vão morrer de amores pelo filme, mas não tem como deixar de torcer para que o "italiano" se dê muito mal no final.

O Estranho Mundo de Jack ao contrário, é um filme para gente grande. Nem pense em deixar uma criança na sala, porque você vai ter que deixar a luz acesa e dormir com ela pelo próximo ano. É sério!!!

O criador é Tim Burton e acredito que isso já diga o suficiente sobre o tipo de filme que estamos falando: animação com humor sombrio.

Eu lembro que na época assisti só porque descobri que a animação era de "stop motion", ou seja, bonecos de massinha "fotografados" movimento por movimento, o que eu acho incrível.

A história mostra um esqueleto, conhecido como o rei das abóboras da cidade Halloween, entediado de ser o responsável somente pelo Halloween e buscando algo a mais, quando decide que quer fazer o Natal. Dentro do que ele acha divertido e do que ele entende por "espírito natalino" após estudar sobre o Natal, cria todos os aparatos e cria uma confusão que assusta ao invés de agradar os mortais.

Para arrumar a confusão ele conta com a ajuda de uma espécie de boneca frankestein, Sally, apaixonada por ele e do Papai Noel.

O 3D do Blu-Ray lançado em 2006 é muito melhor do que os outros filmes que a Disney andou lançando em seu 3D não tão 3D e tem uma única cena onde seu reflexo faz com que você abaixe a cabeça para não levar uma abóbora na cabeça. rs

Não sei se vale a pena comprar agora, já que Blu-Ray em 3D ainda custa muito caro, mas vale a locação com certeza.

1 de outubro de 2012

Koleston Espuma = roubada!


Pensa num arrependimento?

Eu já sou usuária da tintura Koleston há alguns anos. Foi ainda na época da faculdade que eu decobri as cores chamadas fantasia e tudo começou com luzes, que viraram mechas destacadas e por fim, o cabelo todo mais por preguiça do que por radicalismo.

Sou do tipo alérgica a um monte de coisas, inclusive tintura de salão (que é mais concentrado ou coisa do tipo, ainda que seja da Wella), mas com essa, nunca tive problemas. Tem outras marcas que eu uso vez ou outra, quando não encontro a minha ou decido testar algo diferente, que também não me dão reação, mas hoje eu quero falar sobre essa tintura espuma.

Quem nunca viu uma novidade no anúncio de TV ou revista e saiu em busca da novidade para comprar que atire a primeira pedra, mas tem coisas que eu vou atrás mesmo, porque a curiosidade mata! Dessa vez eu estou numa daquelas situações em que bateu o arrependimento.

Calma, não é uma crítica à marca. A Wella tem cosméticos maravilhosos. A linha de tinturas, nas versões com ou sem amônia tem as cores mais interessantes e eu vou continuar usando Koleston, mas em creme, nada de espuma.

A propaganda diz que a aplicação é mais prática. MENTIRA!!!

Começa pelo detalhe: precisa de pelo menos 10 minutos a mais que a versão creme para pegar a cor, segundo as instruções da embalagem, e faz 10 vezes mais sujeira, principalmente quando está no final do frasco.

O frasco espirra pra todos os lados. Fiquei toda manchada de bolinhas dos espirros do frasco e até a parede eu tive que limpar depois de aplicar a espuma. =S

Para não dizer que as vantagens são zero, misturar o descolorante com a coloração é mais fácil, porque tudo é líquido.

O resultado final, em termos de cor, foi satisfatório, mas o cabelo não fica gostoso como quando você usa a tintura creme, isso sem contar o cheiro ruim que fica no cabelo mesmo depois de ter passado shampoo e o creme gloss (foram 3 dias seguidos lavando até o cheiro parar de me incomodar).

Resumo:
Prós: mistura mais fácil
Contra: preço, tempo, sujeira, cheiro, cor
__________________________________

 Eleições Municipais 2012

No domingo, acontecem as eleições municipais para eleger o próximo prefeito e os vereadores do próximo mandato.

Para votar, você deve estar com sua situação perante à Justiça Eleitoral em dia e apresentar um documento oficial com foto na sua seção.

Não adianta aparecer com carteirinha de estudante ou a credencial do seu serviço, que não serão aceitos e você vai ter que voltar pra casa sem votar. RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira profissional (OAB, CRC, CRM, CREA etc) ou passaporte são aceitos desde que estejam em boas condições. Se não, é melhor correr no Poupatempo e fazer a sua antes do final de semana.

E se você não sabe onde colocou seu título de eleitor e não lembra qual sua zona e/ou seção de votação, você pode consultar no site do TSE, informando seu nome completo, nome completo da mãe e data de nascimento. O link é www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome

Lembre-se: o ato de votar não é brincadeira, não é palhaçada. Palhaço é aquele que vota em qualquer coisa, porque tem preguiça de pesquisar os candidatos que merecem o nosso voto para nos representar neste cargo de tanta importância, mas que as pessoas desaprenderam que é.

Sabe quem é que cria as leis tão odiadas por todos? São aqueles que a gente escolhe para ser vereador ou deputado!

Ainda se acha esperto por votar em qualquer coisa? Pense bem.