13 de março de 2023

App: Food to Save

 

Eu tinha visto uma postagem, há muito tempo, de uma amiga comentando sobre esse projeto de salvar alimentos que seriam descartados, mas na época eu nem dei muita bola, porque ela já estava num outro nível de sustentabilidade, da qual eu achava que não me encaixava.

O tempo passa, a gente evolui e cada vez mais venho procurando melhorar meus hábitos de consumo, evitando comprar mais do que o necessário, procurando aproveitar e reaproveitar tudo quanto é possível, buscando não desperdiçar recursos de qualquer espécie.

Agora, bom mesmo é quando a gente pode juntar vários conceitos num só e ajudar um círculo de pessoas.

Pois é esse a ideia do Food to Save, um aplicativo criado para unir quem vende alimentícios e o consumidor final que esteja disposto a pagar menos para levar produtos que estão muito próximos do vencimento ou não tem lá uma aparência muito boa para colocar na vitrine.

Se você não é da cidade de São Paulo, pode conferir no site https://www.foodtosave.com.br se a sua cidade já está entre as participantes do projeto e conferir todas as informações a respeito do conceito para não dizer depois que foi enganado ou coisa do tipo, muito comum do brasileiro que curte usar tecnologia, mas odeia ler instruções de funcionamento de qualquer coisa.

A sessão de FAQ tem as dúvidas mais comuns respondidas pela equipe do aplicativo, mas se sua dúvida não está respondida ali, você pode entrar em contato com o suporte via email que consta no site.

Eu nem lembro o que eu estava procurando quando esbarrei no aplicativo, na Play do Google (tem para iOS também) e decidi instalar para ver o que tinha perto da minha casa ou do trabalho e descobrir se valia a pena usar o app.

Achei uma relação interessante de estabelecimentos que eu já conhecia e nos quais eu costumo consumir vez ou outra. Para fazer o teste, escolhi uma padaria perto de casa, cujo valor da sacola surpresa era de R$22,90.

Eles aceitam pagamento via Pix ou cartão de crédito, mas como era um teste, preferi pagar com Pix para não dar dados de cartão, ainda que eu use o cartão temporário nesses casos de compra única para saber qual cartão deu em caso de necessidade.

Pedi na sexta, véspera do carnaval, fim de semana que ficaria em casa e já teria que passar em algum lugar para comprar o que eu chamo de suprimentos para fim de semana.

Comprei antes de sair do trabalho e passei na volta na padaria.

Que show de bola! Primeiro o susto com o tamanho do pacote e quando cheguei em casa fiquei pensando como faria para comer tudo aquilo! Eu recebi umas 4 a 5x o valor que paguei em mercadoria. Algumas coisas eu coloquei no fundo da geladeira, onde chega a congelar, já pensando que, mesmo que o consumo fosse ser logo, itens de padaria podem ser "salvos" no micro-ondas ou forno elétrico.

Rendeu o fim de semana e mais.

Então, no outro dia fui procurar por padaria que tivesse uma sacola com itens salgados. Encontrei outra desconhecida, que fazia a entrega. Arrisquei comprar. Não me arrependi. Veio bastante coisa gostosa que eu esquentei no forno elétrico e ficou como a versão fresca.

Fiz outros 2 testes que valem a pena contar: lojas de shopping, um de donuts e outro de salgados. 

No dia que eu comprei o de donut, passei no quiosque, retirei o pacote, fui no Starbucks e comprei um café, sentei na mesa e comi 1 dos 3 donuts que vinham no pacote, levando os outros para comer em casa no dia seguinte.

Já na loja de salgados, eles me entregaram os salgados quentes (eu não sabia que iriam entregar quentes, até porque a ideia é que sejam produtos do dia anterior ou que ficaram na vitrine e não foram vendidos), então eu peguei uma bebida da própria loja (ok, eu estava no Rei do Mate e eu adoro os mates deles), sentei e comi um dos meus salgados. Só não comi todos, porque eu tinha acabado de almoçar.

O teste feito com o hortifruti só não foi mais bem sucedido, porque minha mãe não gostou de ter produtos não perfeitinhos para consumo, mas se fosse por mim, compraria sempre, porque eu gostei de tudo o que veio, só tive que me ater aos produtos que estavam mais maduros, quase passando, e consumi-los antes daqueles que estavam até meio verdes, caso das bananas que recebi.

Eu ainda estou testando outros estabelecimentos, mas posso dizer que até o momento a experiência tem sido super incrível, sem arrependimentos e com tudo devidamente consumido, sem desperdício.

Se você gosta da ideia de ajudar os estabelecimentos a não jogarem mercadoria no lixo por bobagem e quer ajudar seu bolso, economizando nas compras, recomendo muito instalar o app e começar a usar já.

Se você for do tipo "só como se for feito na hora" ou "só compro produtos com 12 meses de validade", você pode fazer o que eu vi sugerido em algumas lojas: "compre e doe o que não for consumir". Você continuar a ajudar os estabelecimentos e pode ajudar quem não pode pagar nem esse preço mais em conta. Pense nisso e compre a ideia.

_______ atualização em 10/04/2023 _______

Como nem tudo é perfeito, tive uma grande decepção ao tentar comprar uma sacola da Nestlé, que é feita, pelo que eu entendi, direto da central da própria Food to Save. A entrega deveria ser feita até às 13h e nada. Entrei em contato por mensagem no app (não tem como falar com eles) e a justificativa para a demora era porque não havia entregador disponível (isso nem pode ser verdade, porque se tem uma região que não falta entregador é no centro de São Paulo). Enfim, no fim do dia, ninguém me deu satisfação, não recebi nada, no dia seguinte fizeram o cancelamento do pedido sem explicarem o porquê e recebi um aviso de estorno pela central do cartão de crédito. Total descaso. Registrei a reclamação no Reclame Aqui e eles levaram quase 1 mês para responder.

Fiz outros testes de estabelecimento. E 1 deles, eu decididamente não compro mais, porque os produtos são ruins e em outro que eu comprei porque dizia que eram produtos de mercado, eles enviaram só pães (ciabata, preto, croissant, cinamon roll e pão doce). Esses até estavam bons, a questão é que dizia produtos de mercado e eu esperava que viesse coisas do tipo óleo, maionese, sei lá, coisas que a gente compra empacotado ou envasado. Quando são produtos de confeitaria ou padaria, costuma estar escrito isso na descrição da sacola. Enfim, com isso vou criando a lista dos meus favoritos, que são, até o momento: Rei do Mate SP Market, B.Lem, The Good Cop Donut, Padarias Santa Micaela e Salamanca (ZS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário