10 de junho de 2019

Filme: Aladdin versão live action

Quando fiquei sabendo que a Disney planejava fazer a versão live action do meu desenho favorito, fiquei animada. Aos poucos eles foram anunciando quem eram os atores selecionados para os personagens principais da história e assim ficamos na expectativa.

Estou postando tardiamente, mas eu fui assistir na pré-estreia com ingresso comprado na pré-venda.

Eu preciso admitir que o filme tem partes ótimas, mas eu estaria mentindo se disser que amei tanto quanto amo o desenho. Explico.

O elenco foi muito bem escolhido. Talvez eu buscaria alguém mais alto para ficar mais parecido com o Jafar do desenho, mas Will como gênio, Mena como Aladdin e Naomi como Jasmine ficaram perfeitos.

SPOILER ALERT!!!
Acho bom eu fazer um alerta para eventual spoiler daqui em diante. Leia sob sua conta e risco! Não diga que eu não avisei.

Vamos às discrepâncias: arrumaram uma camareira pra Jasmine... de onde ela apareceu? A atriz fez um bom papel, mas não existia no desenho original. Ficou legal, mas eu queria algo mais fiel... é uma adaptação da Disney para Disney... enfim, aqui não é ponto negativo, só causa estranheza.

E por que não fizeram a cena da Cave of Wonders como no desenho??? Eu queria ver a cena do besouro dourado virando os olhos da caverna e ela surgindo no meio das areias do deserto, enorme, imponente. No lugar, cortaram direto pra caverna falando e o tigre entalhado numa montanha de pedra. Uma pena. Seria uma cena linda demais!

O ator que faz Jafar é meio mirradinho. Até tem cara de mau, mas a altura dele no desenho em relação ao rei baixinho e gordinho era um detalhe importante, do meu ponto de vista, para mostrar a manipulação do feiticeiro sobre o rei. O rei, diga-se de passagem parece mesmo um rei no filme, porque no desenho ele parece um fantochezinho.

Existe uma falha grave de roteiro, na minha opinião. No mercado, quando Aladdin e Jasmine estão fugindo dos guardas, ele deveria dizer "Do you trust me?" para fazer a ligação com a cena em que o Aladdin vai convidá-la, como Prince Ali, para fazer o passeio de tapete mágico, quando ela o identifica pela mesma fala. No lugar disso, ele fala só "Trust Me?" no mercado e na cena do tapete ele fala a frase completa.

Uma coisa bem positiva é a cena da entrada do Prince Ali em Agrabah. Ficou divina. Colorida, animada, acho que esse é um ponto fortíssimo do filme em relação ao desenho.

Agora vamos ao super elogio ao roteiro do filme, grande mudança, mas que ficou maravilhoso!!!

Na verdade são 2 coisas, mas em função da mesma finalidade. Uma é a música Speechless, lindamente e poderosamente cantada pela atriz. Dá até arrepios ouvir a música. Não consigo parar de cantarolar de tão linda. A música quer mostrar uma mulher forte, que não vai se intimidar perante ameaças e que está pronta para o enfrentamento.

A segunda mudança é a força dada a personagem, que não quer ser só a princesinha frágil que casa com o príncipe e vive feliz para sempre. No desenho original ela já não estava a fim de casar com os engomadinhos de outros reinos à força, mas aqui, ela não só rejeita os almofadinhas como quer ser governante, no melhor estilo "mulher pode ser o que ela quiser".

Tirando umas cenas que eu acredito, deveriam ter sido mais fieis ao desenho premiado com 2 Oscar em 1992, por melhor trilha sonora e melhor canção original, essas mudanças ficaram boas, as atuações são ótimas e o filme ficou visualmente muito bonito.

Meu amor à Disney pelo respeito à mulher e à magia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário