13 de março de 2017

Aplicativo: My Asics para plano e instruções de corridas

Eu sou daquelas que adora usar apps que são gratuitos, um pouco por receio de ter meus dados roubados, um pouco (bastante) por questão de economia.

Claro que um app não substitui um bom personal trainer, mas isso é para quem pode pagar por um. Gente como eu ou como você (convenhamos, se você está lendo isso, não está sobrando dinheiro na sua conta para bancar por um bom treinador particular), precisamos agradecer essa generosidade de empresas que se dedicam a partilhar o que podem e tem de melhor.

Eu uso vários aplicativos juntos na hora de registrar atividades físicas, de acordo com o que eles têm de melhor, e nas versões gratuitas nenhum deles atende 100% em nada.

No geral, curto o Endomondo, porque ele registra as estatísticas de forma simples e bonita no site, além de permitir a adição de atividades que foram feitas sem o uso do aparelho e até a edição de atividades que não tiveram, por exemplo, a distância computada, como corridas em esteira. São poucos os recursos indisponíveis para quem não paga pela assinatura Premium, como o plano de treino assistido, que eu testei numa promoção, e achei maravilhoso. Se você quiser escolher um único aplicativo que ajude nas corridas e nos treinos, com certeza, eu recomendo o Endomondo, inclusive se você estiver interessado em pagar pelo plano Premium.

Já para quem vai usar a versão gratuita e quer um app que tenha um plano individualizado, com um "treinador" que lhe diga o que e como fazer durante o treino, baixe já o My Asics.

Um detalhe que pode ser problema para alguns usuários é o fato do app não ter a opção "português" para a voz. Fora isso, é o melhor que eu já testei. O da Nike tem instruções em português, mas as instruções são tão confusas, que num treino de tiros eu fiquei sem saber quando era para correr e quando era a pausa*, o que me deixou mais cansada do que deveria.

Outro detalhe que eu gostei, é o controle de pace. Todo treino tem um pace alvo e ele vai te avisando se seu pace "is too slow" ou "is too fast" (muito devagar ou muito rápido).

O meu teste final com esse app foi na minha primeira corrida depois de 1 ano longe das provas. Eu montei um plano de treino que culminava no dia da prova de 5k. No dia da prova liguei o app e fui sendo avisada quando estava muito devagar ou muito rápido. Eu já sabia que faria uma corrida mais lenta do que o programado, já que não consegui fazer o treino completo, mas não queria ficar muito aquém do programa e deu certo. O objetivo pelo app era de 31'11" e eu consegui fazer em 34'52", tempo mais do que satisfatório para quem tinha se programado terminar a corrida no limite de 45'.

O Asics também tem site e mais recursos, mas eu ainda não tive tempo para testar tudo, já que eu uso o Endomondo para as outras funções, mas eu acredito que quem testar o My Asics vai gostar bastante.

Para todos os efeitos, não custa nada testar! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário