28 de março de 2016

Cadastramento biométrico e atualização do título de eleitor no TRE-SP

Como você já deve estar cansado de ver na televisão e em alguns outros meios de comunicação, estamos em período de cadastramento biométrico para o título de eleitor no Brasil.

Já tem uns anos que iniciaram a atualização cadastral do título, mas como é um processo que envolve muita gente, eles começaram com cidades menores e agora passaram para todas as cidades do país. Ainda assim, como é muita gente, o período para fazer o cadastramento biométrico será de agora até 2018.

Como sempre minha recomendação é que você não deixe isso para fazer em 2018, afinal, teremos outra eleição até lá e em ano de eleição é aquela loucura para conseguir um horário ou ficar na fila do Poupatempo.

Ainda há outro prazo a ser considerado caso você tenha interesse em alterar seu domicílio eleitoral para as eleições deste ano: dia 04 de maio de 2016.

Eu aproveitei o final de semana do carnaval para deixar feito o meu cadastramento biométrico, porque do jeito que eu sou, ou eu ia agora, ou ia acabar esquecendo até 2018! rs

Primeiro entrei no site do TRE-SP para verificar como e onde era feito o cadastramento. Para minha grata surpresa existem opções.

Se você pode dispor de tempo durante o horário comercial, é melhor fazer por agendamento no seu colégio eleitoral ou no TRE-SP, que fica no centro da capital. Pelo que eu vi, o TRE tem os horários mais concorridos do que o colégio eleitoral (pelo menos no meu caso era). De qualquer jeito, se você pode optar pelo agendamento, faça, porque segundo uma amiga, ela não levou mais do que 15 minutos para fazer o cadastramento agendado no colégio eleitoral.

Se sua disponibilidade de horário se limita aos sábados, aproveite que nos Poupatempos da capital (exceto o que fica na Praça da Sé), você pode ir sem agendar horário, porém isso pode exigir um pouco de paciência. Nada que uma revista ou um livro não ajudem a resolver. Eu fui no sábado umas 10h e sai de lá 50 minutos depois com o título novo nas mãos. Eu achei rápido, considerando que tinham 15 pessoas na minha frente.

Atenção para o detalhe, eu fui tarde, porque o Poupatempo abre às 7h da manhã aos sábados. Certeza que se tivesse ido às 7h, ia levar uns 20 minutos, porque eles não enrolam.

O que você precisa levar?

  • Documento oficial com foto (RG, CTPS, OAB, CRC, CRM...)
  • Título de Eleitor
  • CPF
  • Comprovante de residência
Como funciona no Poupatempo
  • Procure o setor do TRE e entre na fila de atendimento para entregar seus documentos e retirar a senha.
  • Quando chamarem sua senha, ela vai confirmar os dados e se você quiser mudar o local de votação, a/o atendente vai informar quais as escolas têm vagas. Se não quiser mudar, não é obrigatório, você pode seguir votando onde está alocado.
  • Depois de esperar mais um pouco, outra/o atendente vai chamá-lo pelo nome para tirar uma foto (só para o banco de dados, não vai no documento) e cadastrar suas digitais.
  • Mais um pouco de espera e eles te entregarão seu novo título de eleitor, com os dados atualizados.
Não é complicado, só vai exigir que você se dirija até um dos locais disponíveis com algum tempo. Cedo ou tarde você será obrigado a fazer, então que seja cedo, assim você não corre o risco de ficar com a situação do título de eleitor irregular.

E se você tiver pendências de outras eleições (ausência não justificada, por exemplo), melhor verificar como proceder a regularização antes de ir para o cadastramento. Eu não estava prestando atenção, mas eu só ouvi o senhor que estava na minha frente tendo que ir embora sem fazer, porque estava com pendências no título.

Para maiores informações acesse o site do TRE-SP ou ligue para 148.

21 de março de 2016

Livro: A mágica da arrumação de Marie Kondo

Esse livro virou um best seller no mundo inteiro e é um tanto quanto interessante de se ler, ainda que você acabe não colocando em prática o que você leu.

Ela faz uma prévia descrição sobre ela e você até ri, porque a impressão que ela passa é de ser uma pessoa com algo bem próximo de um TOC com organização, prática que iniciou quando ainda era criança.

A mágica da arrumação, apelidada de MariKon, uma abreviação do nome da autora, não é bem mágica, vai dar um pouco de trabalho no início, mas não parece nada tão mirabolante e utópico quanto o titulo.

A base de tudo é praticar o desapego das coisas e criar um lugar para cada item para que tudo sempre tenha o lugar certo para ficar.

O "desapega" não é tão difícil quanto parece quando você lê as dicas da autora, mas algumas coisas não podem ser levadas a ferro e fogo. Por exemplo, aqui no Brasil (lembrando que ela é japonesa) eu não recomendo que você se livre das embalagens de qualquer produto durante o período de garantia do mesmo. Em muitos casos, as empresas exigem que o produto seja devolvido na embalagem original para que seja efetuada a troca.

O mesmo vale para cupons e notas fiscais. Sem elas, você não tem como comprovar o prazo de garantia, então melhor guardar. O que eu faço para que isso não vire uma verdadeira bagunça é colocar as notas dentro das caixas dos produtos e assim que acaba o prazo de garantia, eu jogo tudo fora, nota e embalagem.

Ela apresenta casos de clientes dela, tão bagunceiros quanto você pode imaginar e que conseguiram mudar suas rotinas para deixar seus cantinhos mais organizados e sem a necessidade de super faxinas anuais para dar um jeito na bagunça.

Recomendo a leitura, nem que seja só por curiosidade. Acho que tem coisas que não são praticáveis por pessoas comuns, mas tem outras dicas que podem transformar seu espaço.

14 de março de 2016

Hora do Planeta 2016

E chega a hora de participar de um movimento que não custa nada e ajuda a chamar a atenção para um tema importante, os problemas ambientais, como o aquecimento global.

Para participar você não precisa se inscrever em nada, não precisa pagar nada, na verdade você vai economizar na sua conta de luz, não precisa fazer nada além de desligar todas as luzes da sua casa e deixar todos os equipamentos que puder fora da tomada.

Claro que se você tem pessoas enfermas na casa, cujo uso de energia seja necessário ou situações que exijam o uso de energia elétrica, use. O movimento não quer que as pessoas se machuquem ou se prejudiquem pela causa.

Se você pode, use esses 60 minutos para fazer algo diferente de ficar na frente da TV, usando o computador ou o celular. Aproveite para sair ou, se tem crianças, fazer atividades lúdicas sem luz. Que tal um piquenique sob as estrelas?

Em algumas cidades há programações para a Hora do Planeta, com pedaladas. Busque na página do Facebook da WWF Brasil e fique por dentro das ações.

7 de março de 2016

Root do Motoactv - links, vídeos e instruções traduzidos


Eu não tinha intenção de criar esse post, porque achava que mais ninguém teria interesse nisso, até ser procurada por uma usuária do Motoactv que buscava informações sobre como fazer o tal do root no Motoactv e eu não saber responder um monte de perguntas.

Por sorte, eu havia guardado os links do site onde estão os programas necessários e o link do vídeo do Youtube que eu usei quando fiz o root do Motoactv pela primeira vez.

O problema é que tudo o que se encontra sobre o processo está em inglês e mesmo entendo inglês, você pode acabar se perdendo nos termos usados, já que eles falam em "fastboot", "adb mode", como se fossem palavras triviais. Eu admito que não entendo nada dessa linguagem tecnológica e só consegui fazer o root com a ajuda do vídeo, afinal, não precisa ser muito genial para seguir os passos de um vídeo.

Claro que é bom ler as instruções antes, mesmo que lhe falhe uns termos, porque a coisa mais importante que você precisa saber é que quem faz root "FAZ POR SUA CONTA E RISCO"!!!

Nada é garantido no processo e uma besteirinha qualquer e você pode entrar no "fastboot loop" que pode causar o tal do "brick", nome dado ao aparelho que só serve de "tijolo", tradução da palavra "brick".

Tendo consciência disso, é hora de tentar. 

A parte "boa" é que esse aparelho não tem mais suporte, nem garantia da fabricante, ou seja, você já dançou mesmo, então não vai perder muita coisa. Se você acabou de comprar, caiu numa bela roubada, porque o aparelho é ótimo, mas se você não pagou muito barato ou ganhou daquele amigo da onça, devia ter pesquisado melhor e comprado um Moto 360 1ª geração, que já é obsoleto, mas pelo menos tem garantia, suporte da fabricante e é compatível com todos os aparelhos de celular mais modernos.

Os links

Para fazer os downloads principais

Para as instruções gerais - https://motoactv.wikispaces.com - esse link tem todos os alertas e instruções possíveis, além de links para os downloads. Leia tudo com muita atenção. Os alertas que os caras deixaram lá não são piada. Um pouco exagerados, mas com razão: se você errar, pode perder tudo!

Para o vídeo mais detalhado que eu encontrei no Youtube - https://youtu.be/xIAsELNQHJU?list=WL - abaixo do vídeo, o cara colocou links para downloads. Os links que eu coloquei acima são das últimas versões disponíveis no wikispaces. O Root Tool, por exemplo, tem interface diferente do vídeo, porque se trata de versão mais nova do que o do vídeo, mas não muda o passo-a-passo. É só uma questão de procurar o botão que tenha o mesmo nome.

Algumas instruções prévias

Primeiro e mais importante alerta: carregue seu aparelho 100% antes de começar, porque se a bateria acabar no meio do processo, JÁ ERA!!! Talvez não seja tão "já era", mas como interromper o carregamento de algum dos programas pode bloquear o aparelho, é recomendável não ignorar os caras experientes que disseram isso.

Se você não quiser perder os dados de treino que ficaram "presos" no seu MotoACTV, porque ele não está sincronizando com nada, melhor anotar tudo num caderno, que seja, porque esses dados serão necessariamente perdidos. Eu guardei todas as anotações no Endomondo, que eu instalei no meu MotoACTV agora que eu refiz o root e instalei o Cleardroid que me permite ter acesso ao Google Play. Antes disso tinha montado uma planilha no Excel para anotar todos os dados.

Você precisa ter o programa que faz a conexão do seu MotoACTV com o seu computador. Sem isso não dá nem para começar o processo. Se não tem o Moto Cast, baixe, instale, sincronize, atualize se possível.

Pelo seu computador, transfira o arquivo do Cleardroir para qualquer lugar dentro do Motoactv. Qualquer lugar mesmo. Não se preocupe, ele não vai apagar durante o processo, mas você precisa deixar feito isso antes de começar o processo, senão pode não conseguir passar mais o arquivo, porque enquanto o aparelho estiver no tal de ADB mode, o computador não consegue visualizar o Motoactv como um drive.

Instruções para fazer o Root

Eu insisto, leia as instruções do wikispaces e assista ao vídeo antes de começar, porque é bom você saber tudo o que pode e vai acontecer ao longo do processo.

1 - desligue seu Motoactv
2 - abra o programa Motoactv Root Tool
3 - clique em "Flash Boot Image and Root"
4 - Na tela ele vai te pedir para colocar em "Fastboot mode". Para fazer isso é só segurar os botões "start" + "power" juntos até que a tela dê uma piscada. Logo que a tela piscar solte os 2 botões. Caso o aparelho inicie, aguarde, desligue e faça novamente até que apareça uma tela comente com textos que lembram a tela do DOS.
5 - aperte qualquer tecla do seu teclado e aguarde.
6 - se seu Motoactv reiniciou e ligou de novo, desligue outra vez e coloque em Fastboot mode de novo.
7 - Clique no Motoactv Root Tool o botão "Root Motoactv".
8 - aperte qualquer tecla do seu teclado e aguarde.

Como instalar o Cleardroid

Para que você consiga instalar apps Android no seu Motoactv, você vai precisar instalar o Cleardroid, Pelo menos esse é o único jeito que eu conheço. Se alguém conhece outro jeito, por favor me ensine para, quem sabe, eu mudar o meu.

Agora vamos usar o Motoactv Easy Modder by Jansen

1 - Vamos instalar primeiro um novo sistema, digitando na tela "03" e enter
2 - Você pode instalar a opção que quiser, mas a opção "03", Replace Stock PackageInstaller.apk faz você ter 2 launcher: aquela com a cara original e uma que fica acessível pelo botão de menu, que é a tela do Android.
3 - no final da instalação, após pressionar qualquer tela, a opção "06", Remap Buttons, vai servir para você criar um botão que lhe leve à tela alternativa. Você pode configurar do jeito que melhor lhe convier. Eu mudei o botão de "music" para "menu". O restante dos botões seguem com as funções originais.
4 - Retorne para o menu principal "98"
5 - Entre em Tools "04"
6 - Desligue seu aparelho
7 - Vamos partir para o Reboot into Recovery "02"

Ele vai abrir o menu de Recovery na tela do seu Motoactv. Nessa tela, os botões volume funcionam como botões para subir e descer no menu e o botão de ligar funciona como "enter".

1 - selecione "Install zip from sdcard"
2 - selecione "choose zip from sdcard"
3 - localize onde você salvou o arquivo da rom do Cleardroid
4 - selecione "Cleardroid_Motoactv _1.1.2"
5 - selecione "Yes Install Cleardroid"
Aguarde
6 - selecione "Go Back"
7 - selecion "reboot system now"

Agora seu Motoactv está root, com o Cleardroid instalado e você só precisa logar na sua conta do Google para baixar apps possíveis pela Play Store. Como a versão do Android aqui é o Honeycomb, fique ciente de que nem todos os apps que você queira serão instaláveis, mas os mais básicos para exercícios funcionam.

O Endomondo, que eu uso, tem um problema. Ele não reconhece a cinta peitoral do monitor cardíaco, o que é uma pena, mas o GPS funciona e se o wi-fi estiver configurado, ele faz a sincronização dos dados para o site do Endomondo.

Espero ter ajudado, mesmo não sendo especialista no assunto.