12 de maio de 2014

Projeto mais saúde: Motoactv Watch e Monitor Cardíaco

Eu estava pesquisando sobre o Galaxy Gear e de repente, numa das buscas, apareceu o Motoactv smartwatch. Como sou curiosa fui ver do que se tratava e lembrei que na época de seu lançamento, em 2011, eu achei muito legal, mas muito caro, e deixei no esquecimento.

Nessa mesma pesquisa cheguei a revisitar o iPod Nano quadradinho, mas para comprar o iPod mais a pulseira, fora a parte que eu não gosto que é a comunicação somente via iTunes para carregar e descarregar dados, sairia mais caro do que a versão da Motorola. E aparelho obsoleto por obsoleto, escolhi aquele que me pareceu a melhor opção.

Lá atrás, quando o Motoactv foi lançado a preço de ouro, eu acabei comprando o monitor da Nike, que se conectava aos iGadgets como o iPhone ou iPod Touch e era bem mais em conta, mas era também o mais porcaria e eu só descobriria tempos depois. O sensor não calibrava com precisão e a bateria do transmissor que se colocava no tênis tinha uma vida curta e tornava o aparelho descartável. Lixo!

Voltando ao Motoactv, depois de muita pesquisa e de estar ciente de que a Motorola descontinuou a produção de seu melhor produto em tempos que voltou à moda ter um smartwatch (não entendo isso), eu decidi comprar um kit no Mercado Livre, que veio, além do smartwatch, a cinta com o monitor cardíaco (vendidos separados).

O kit do relógio vem com o Motoctv, que lembra muito o iPod Nano de uns tempos atrás (outro aparelho que eu não entendo por que pararam de fabricar), a pulseira de borracha (como o da imagem), um clipe para prender na roupa, um fone com microfone, um cabo micro USB e um adaptador para carregar na tomada.

Foi a melhor compra que eu fiz sem dúvidas e ajuda a controlar a atividade física que eu tenho feito desde a aquisição, com a frequência média de 5 vezes por semana.

Para o pulso de mulher (o meu tem 14,5 cm na altura que eu coloco o relógio) a coisa fica enorme, então não dá para usar na rua... se bem que na rua não daria para usar pelo medo que eu tenho de ser assaltada. Apesar do tamanho, a pulseira é extremamente confortável, então uso na academia sem problemas e o relógio não esquenta como me disseram que o iPod esquenta em uso. Existe uma tira, que pode ser comprada à parte, para usar no braço, mas eu prefiro no pulso para usar o cronometro para exercícios isométricos.

O Motoactv é multifunção: tem rádio, toca mp3 e pode ser carregado com podcasts, faz contagem de passos, calcula calorias com base no peso e altura informados nas configurações, funciona como monitor cardíaco com o uso de cintas que funcionem no padrão ANT+, transfere informações diretamente para a sua conta do site motoactv.com via Wi-Fi, pode se comunicar com seu smartphone Android 2.1 em diante via bluetooth mostrando SMS (texto completo somente para leitura) e permitindo que você atenda ligações se estiver usando fone com microfone (que acompanha o produto) ou com um fone bluetooth, tem GPS e mapas do mundo todo que podem ser baixados e carregados no aparelho para atividades outdoor.

As atividades podem ser registradas por tipo: caminhada, bicicleta, transport, musculação, pilates, yoga etc. Aquelas que envolvem distância, ele mostra a distância baseada nos passos dados e pode ser calibrado na esteira ou pelo GPS quando feito na rua. Nas atividades paradas, como musculação, ele calcula calorias.

Eu uso para monitorar o tempo e a frequência cardíaca durante as atividades anaeróbias e para marcar tempo e distância na esteira. O legal da esteira é que ele acusa se você conseguiu melhorar, igualar ou se não atingiu o desempenho do seu último treino. E ainda permite classificar um treino como muito fácil, fácil, difícil ou muito difícil para acompanhar a sua evolução.

No site, para onde ele leva todos os dados dos treinos, você pode criar objetivos, treinos e até competir com outras pessoas. O site eu uso para ver os gráficos de treino e saber se estou mantendo minha média para cada tipo de treino.

Para não dar a impressão que ele é só prós, vou apontar os contras.

Além do tamanho incompatível com meu pulso, ainda que eu ache o tamanho da tela muito bom, a duração da bateria não é lá essas coisas. Deixando ligado direto com Wi-Fi, mas sem bluetooth, ele dura 2 dias de treinos. Quando eu faço mais de 2 horas de treinos, eu preciso carregar de um dia para o outro, senão ele não chega no final do segundo treino. A parte boa é que ele não perde as informações que ele tiver computado até o momento do término da bateria. Sei disso, porque num dos treinos a bateria acabou 15 minutos antes de eu terminar a esteira, mas ele guardou o treino da esteira até o último segundo que ele esteve ligado. 

Com esse suporte e a dica do post passado, o site Fat Secret, sigo batalhando o peso que eu considero ideal e saudável para mim. =)

Editado em 01/03/2015 - A Motorola, sem aviso, desativou o site www.motoactv.com e, apesar do aparelho fazer o sincronismo automático quando entra na rede wifi configurada, os dados não aparecem nem no aplicativo para smartphone, muito menos no site que só "funcionou" até a semana do carnaval de 2015. Os dados seguem no aparelho, mas os mais velhos serão perdidos em breve, então eu estou carregando tudo na unha para o site Endomondo, que tem app para smartphone. Se você tiver paciência, pode tentar fazer um root do seu motoactv e transformá-lo num gadget Android, onde poderá, inclusive, instalar outros apps esportivos como Runkeeper, Strava e até o Nike+. Procure por "root motoactv" no Google e encontre um monte de vídeos e tutoriais para fazê-lo.

6 comentários:

  1. Já arrumaram o site e o app do Android tem atualização. A dica para durar mais é modificar, nas configurações, o tempo de atualização. Mude a opção "bateria para treino" para maratona. Qualquer dúvida me pergunte, pois sou heavy user de MOTOACTV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica da bateria, Marcos, mas eu no mais eu já desisti de confiar na Motorola. A mancada de deixar o site fora do ar por tanto tempo e os usuários sem resposta no fórum me fizeram "rootear" meu Motoactv, que agora tem o Endomondo instalado. Eu prefiro assim, já que cedo ou tarde eles podem acabar desativando o site de vez e eu não estou a fim de ficar à merce da vontade deles de me forçar a mudar de gadget.
      Bons treinos.

      Excluir
  2. Já arrumaram o site e o app do Android tem atualização. A dica para durar mais é modificar, nas configurações, o tempo de atualização. Mude a opção "bateria para treino" para maratona. Qualquer dúvida me pergunte, pois sou heavy user de MOTOACTV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos,

      Eu não consigo acessar de maneira alguma o site.Você sabe me informar se ainda é possível.

      Excluir
    2. Olá, Maria. O site está com problemas de novo e isso já tem um tempinho. Desde a última vez que isso aconteceu, eu passei a cadastrar todos os dados no Endomondo, que tem site sincronizado com o uso de seu aplicativo, disponível para smartphones.
      Ainda uso o Motoactv, porque é mais prático olhar a evolução no pulso e ouvir as músicas sem gastar a bateria do celular, mas tenho usado o app Endomondo junto, que também consegue receber os dados da cinta peitoral de monitoramento cardíaco. Assim, não perco mais meus progressos, nem passo nervoso com o site da Motorola que funciona quando dá vontade.

      Excluir
  3. Olá Celina,obrigada pela resposta.
    Gostaria de "rotear" o meu aparelho mas não estou conseguindo, será que você poderia me ajudar. Segue meu e-mail gutaviani@msn.com

    ResponderExcluir