26 de dezembro de 2011

Último Post de 2011: Natal na churrascaria South's Place


Chegamos ao final do ano que tinha o tal do 11/11/11, 11h11m11s... e que nada demais aconteceu. rs

Vou aproveitar para fazer como no blog antigo, comentar quando visito um lugar diferente. Dessa vez vou falar sobre o meu natal na South's Place Churrascaria.

Na minha família, não celebramos o natal, mas na família da minha cunhada, sim, então fomos à churrascaria que ela frequenta desde pequena, mas que agora está em lugar novo.

A casa continua na Av. Roque Petroni, mas como o dono do imóvel decidiu vender o terreno do endereço anterior para uma construtora que vai levantar mais um daqueles enormes edifícios na região, ele se viu obrigado a mudar de endereço para o outro lado da avenida (antes eles estavam no sentido Marginal, agora eles estão no sentido contrário).

O local que foi recém reformado, ficou no mínimo estranho. A contrução é bem parecida com a anterior, mas dentro mudou, mas não foi para melhor.

Nota-se que o ambiente está muito melhor iluminado, muito mais claro, mas é difícil caminhar depois que se passa da porta de entrada, porque o piso parece encebado e é extremamente escorregadio. O pior que o mesmo piso foi usado em toda a churrascaria, incluindo banheiros. Pensei que fosse a sola do meu sapato, mas os meninos que estavam de tênis patinaram no piso como eu.

Dentro do salão, existe uma área para reservas, que em dias de pouco movimento deve ficar fechada. Para a divisão das áreas existem portas que correm por trilhos no piso. O problema disso é que o trilho é tão largo que ficar enroscado ali e cair é fácil, um perigo para quem leva crianças e idosos, mas não menos perigoso para os mais jovens.

Não sei se era por ser natal, mas a casa estava vazia. Já estivemos antes, no endereço anterior, mas nessa noite, vimos pouca carne rodar e só não voltei com fome, porque enchemos o prato de frutas, que estavam na mesa de buffet especial de natal (vide foto), além dos sucos e a sobremesa que estavam incluídos no preço do nosso pacote de natal.

Exceto pela companhia e pelas risadas da noite, o jantar foi um pouco decepcionante.

No almoço do dia seguinte fomos para a casa da cunhadinha comer de montão. E, vou confessar que trocaria facinho aquele jantar por 2 almoços dela, que tem uma mão muito boa para fazer comidinhas.

Espero que a passagem de ano seja tranquila para todos, sem trânsito, sem confusão e que 2012 seja um ano de muita saúde, paz e trabalho para todos!
 __________________________________

Claro que no final de semana não tem eventos, afinal, é ano novo, então ficam umas dicas para começar bem o ano novo.

Uma delas, e talvez a mais interessante, é o fato do rodízio municipal de veículos estar suspenso até o dia 15 de janeiro, quando as pessoas voltam às atividades normais e o trânsito também.

Se quiser confirmar essa e outras informações sobre o trânsito de São Paulo, agora e durante todo o ano, visite www.cetsp.com.br (sim, apesar de ser um órgão do governo, o domínio deles é .com).

Precisa usar o banco? Lembre-se que o expediente bancário só vai até dia 29 de dezembro. Dia 30, sexta, os bancos estarão fechados.

Esqueceu das compras para o jantar de ano novo? Os supermercados e mercados da cidade tem horário reduzido de funcionamento e filas enooormes para quem deixa tudo para a última hora. Se for, acorde muito cedo para ter tempo de comprar com um pouco mais de calma e menos filas.

Você também odeia receber no seu telefone ligações de telemarketing? Você quer matar o infeliz que está do outro lado da linha, te acordando num dia que você poderia dormir até mais tarde, ou que teve que trabalhar até muito tarde?

Seus problemas estão resolvidos! Faça seu cadastro em http://www.procon.sp.gov.br/BloqueioTelef/?modulo=consumidor&pagina=home e impeça que te liguem quando você não quer. Lembrando que você precisa ser o titular da linha, ou seja, o número deve estar vinculado com o seu CPF.

Se ainda assim receber uma ligação no número cadatrado, basta anotar o nome da empresa que ligou, data, e horário e denunciar no Procon-SP.

Por fim, não esqueça que o ano fiscal está chegando ao fim e separe todos os documentos para a inevitável Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda. Quanto antes você deixar tudo separado, melhor, pois quando a Receita Federal liberar o programa, você já vai poder baixá-lo e fazer o devido envio.

Espero que isso te ajude a terminar o ano mais tranquilo e começar 2012 com o pé direito!!!

19 de dezembro de 2011

Missão cumprida: Kouhaku The Friends. E compras de Natal

Hoje é segunda? Nossa... tô precisando da sexta. rs

Pós-evento é assim. Quem faz, sabe. A gente se sente aliviado, realizado, mas inevitavelmente acabado!

Ontem foi o 15° Kouhaku do The Friends, beneficente, com sua renda líquida e doações recebidas a título de entrada revertidas ao Ikoi no Sono. Pena que eu estava correndo tanto que não lembrei de fotografar a pilha de sabão em pó.

Foi um dia corrido, muito quente para vestir kimono (como um evento de cultura japonesa, acho que faz parte do dress code do show pelo menos 1 kimono entre as minhas trocas. Ah, sim, eu sou apresentadora no evento, além de assistente de produção), mas que a gente sofre com alegria (que contraditório) porque sabe que é tudo por uma boa causa: ajudar os outros!
 __________________________________

E para quem ainda precisa fazer compras de Natal (leia-se presentes) tem a ajudinha do... shopping (pensou que papai noel ia te salvar? rs). Começa a semana dos horários especiais. Na verdade, começaram na sexta passada, mas como eu só posto de segunda e o Natal é neste sábado, ainda estou dentro do prazo para escrever sobre o assunto.

Eu só curto fazer compras em 2 shoppings na cidade, mas busquei mais alguns para ajudar quem não mora na zona sul.

Boas compras e Feliz Natal!
__________________________________

Horários Especiais de Shoppings em São Paulo

Para mim, o melhor shopping para fazer compras é o Ibirapuera. Tem gente que não gosta de lá por causa do estacionamento (o caracol que deixa qualquer um meio zonzo), mas deixando esse detalhe, em termos de lojas, acho que nenhum se compara.

O horário especial deles começou na sexta, 16, mas tem mais até o natal. Entre os dias 16 e 22, as lojas ficam abertas até a meia-noite, e no dia 23, para as compras de muito última hora, o horário se extende até às 2h da matina!

No Morumbi, o segundo no meu ranking, que tem uma vantagem por ser ao lado do Market Place que ajuda a complementar a gama de lojas e com o Cinemark, já que o Cine Tam que fica no Morumbi é bem fraquinho, e foi o precurssor nos horários diferenciados, tendo testado o
esquema "non stop" por 2 anos e depois preferindo só extender o horário na semana do natal, segue o mesmo cronograma do Ibirapuera. Se bem que o mais justo seria dizer que o Ibirapuera é que imitou o horário do Morumbi.

Depois desses 2, tem outros que eu frequento, mas não é por amor, é porque tem umas lojas que só tem nesses outros ou por alguma outra razão fora do normal, como um aniversário, ou porque um filme que eu quero tem o melhor horário lá.

Um desses é o Eldorado, shopping bonito, mas com um estacionamento muito bagunçado. No quesito alimentação talvez seja o melhor.

O horário deles é quase o mesmo que do habitual. Na semana do natal eles ficam abertos até às 24h, mas atenção, porque a praça de alimentação fecha às 23h. Só fica aberto até mais tarde quem quiser.

E deve ser o shopping mais pobrinho entre os que atendem a classe média. Vai sortear um JAC, enquanto seus concorrentes diretos estão sorteando BMWs e Audis.

Já o Market Place, que está mais para centro empresarial do que para shopping acresce somente 1 hora ao seu horário de funcionamento, ou seja, não muda muita coisa.

A promoção deles não é pobre como a do Eldorado e sorteia uma Land Rover e na troca dos cupons você leva uma caixa de alfajores Havanna.

Outro shopping que só adicionou 1 hora ao seu horário de funcionamento é o SP Market. Apesar de ser um bom lugar para compras já que concentra um grande número de lojas ponta de estoque (outlet para os mais chiques) eu não cogito ir em épocas de chuvas por lá.


Podem dizer o que for, mas eu sei que até hoje o córrego que passa do lado sobe em dias de chuva intensa, para ir no Cinemark lá eu tenho que levar repelente (já sai com as pernas roxas de tanta picada num verão) e como as reformas estão longe de serem finalizadas, tenho receio de virar estatística por ter ido passear lá (lembram das 2 quedas de parte da construção, num intervalo de 3 meses, com alguns feridos, por causa das chuvas caindo sobre a construção?).

Mas eles estão sorteando um Veloster! =P

Quer mais? O Villa Lobos também incrementa seu horário em 1 hora apesar de eu achar que o shopping segue o mesmo conceito do Market Place: um centro empresarial com umas lojas. O Villa Lobos ganha em quantidade e qualidade de lojas sem dúvidas, mas eu não escolheria ele para fazer compras.

O site deles é tão cheio de informações (das lojas) que eu não descobri se eles têm alguma promoção para o Natal.

Eu sei que a cidade tem muitos shoppings, mas vou me restringir aos que eu conheço ou que pelo menos já visitei alguma vez, então, para finalizar, o Shopping Jardim Sul, que tem uma promoção de natal bem interessante: vale-compra de R$10mil com personal shopper. Essa é para convencer as mulheres, porque carro até é interessante, mas se fosse para ganhar, nada melhor do que algo que tenha a sua cara.

Não, eu não fiz minhas compras lá, mas me chamou a atenção o prêmio diferente do convencional. Ah, e eles também são da turma 1 hora a mais.

12 de dezembro de 2011

Avaliação resumida do Milestone 3 XT860 e eventos

Eu disse que na semana que faltasse assunto eu voltaria para comentar sobre minha nova aquisição, o celular Motorola Milestone 3, XT860.

Começando do básico, vamos ao sistema operacional. O Android é um sistema baseado em free.... e se encontra na versão 2.3, apelidada de Gingerbread, ou biscoito de natal!

O sistema operacional é bem versátil e, na minha humilde opinião, não deve nada ao seu concorrente, o iOS.

A quantidade de aplicativos disponíveis também agrada e a variedade de aplicativos gratuitos é imensa. A vantagem do Android Market (onde você consegue os apps) em relação ao da maçã, é que os usuários deixam suas opiniões, além das avaliações em estrelas (de 1 a 5), geralmente dizendo em qual versão do sistema e aparelhos funcionou ou não.

Vamos ao aparelho.

O Motorola Milestone 3, XT860, tem como principal atrativo seu teclado Qwerty completo e físico, que classifica o aparelho como "slide", pois o teclado desliza. O teclado mudou um pouco sua configuração e perdeu o "mouse", mas ganhou um teclado numérico que ajuda bastante. Só me atrapalho com o "shift" que só existe do lado esquerdo agora.

A tela dele aumentou em relação às versões anteriores, passando de 3,5" para 4". A diferença de tamanho das telas parece pouca, mas faz toda a diferença.

O aparelho perdeu o botão da câmera, que foi motivo de críticas na primeira versão, pois o acabamento dourado desaparecia, restando um botão plástico branco após algum tempo de uso. Eu senti falta dele e não posso me queixar do acabamento, porque após quase 2 anos com o meu Milestone 1, o botão da câmera continua dourado.

A resolução da câmera passou de 5MP para 8MP, mas eu não sei se é só impressão, mas as fotos que eu fazia com o Miles 1 me pareciam melhores e mais nítidas. Mas a necessidade de usar flash diminuiu. Mesmo com iluminação fraca, fotos sem flash saem bem nítidas.

Apesar do manual dizer que o peso dele é maior que o Miles 1, eu achei ele até mais leve, mas na mão eu sinto que ele grandão. Não consigo mais esconder o celular com a mão.

O touchscreen é mais sensível e responde muito melhor que o Miles 1. Para desenhar a "senha" de desbloqueio eu não preciso sofrer mais. Isso é muito bom!

No mais, o aparelho é igual, mas sem a neura de espaço interno, já que a memória interna dele não é de meros 256Mb e passou para 16Gb. Agora baixar apps deixou de ser algo sofrido, para se tonar algo muito divertido!!!

Por fim a bateria. Pode ser só impressão, mas tenho a sensação de que ele me dá uma autonomia um pouco melhor do que a do Miles 1. Nada de muito impressionante, mas 1 ou 2 horinhas fazem sua diferença.
 __________________________________ 

XV Gran Kouhaku Beneficente - Grupo The Friends

O Kouhaku do The Friends encerra o calendário do karaoke no estado de São Paulo. É um show com música ao vivo e alguns dos melhores cantores da colônia japonesa do Brasil (os cantores vem de diversos estados).

Além da diversão, o evento tem cunho social, pois destina sua renda líquida, além das doações recebidas a título de entrada, para uma entidade filantrópica escolhida, sendo a deste ano, a Ikoi no Sono.

No local serão vendidos "obentos" (PF para viagem japonês), bebidas e haverá um mini bazar com produtos diversos.

Data: 18 de dezembro de 2011
Horário: das 10 às 17h
Local: Grande Auditório do Bunkyo de São Paulo
Rua São Joaquim, 381 (esquina com a Rua Galvão Bueno - Liberdade)
Entrada: 1kg de sabão em pó


__________________________________ 


Curso de Pintura Infanto-Juvenil

Nas férias, o maior problema é descobrir como manter as crianças ocupadas. Como uma alternativa, o Bunkyo de São Paulo promove o tradicional Curso de Pintura Infanto-Juvenil para crianças de 5 a 15 anos.

O curso é uma oportunidade para a criança desenvolver algumas noções sobre desenho e pintura na prática, além de ser um ótimo ambiente para conhecer outras crianças e fazer novos amigos (na minha época muitas mães ficavam no local e ajudavam a monitorar as crianças enlouquecidas com o guache e toda aquela sujeira deliciosa... para nós, não para quem tinha que lavar nossa roupa rs).

Inscrições:
Data: 19 a 23 de dezembro de 2011
Horário: 11 às 17h
Local: Na Secretaria do Bunkyo
Infos: 3208-1755 / bunkamatsuri@bunkyo.org.br com Aurora

Curso: 09 a 13 de janeiro de 2012
Horário: das 9 às 12h
Local: Rua São Joaquim, 381 – 1º andar, sala 15 – São Paulo/SP
Exposição: 14 e 15 de janeiro de 2012
Horário: das 10 às 17h
Taxa de inscrição (incluindo material para as aulas): R$ 150,00 / Associados: R$ 120,00

5 de dezembro de 2011

Más experiências como consumidora: Submarino, Privalia, Concessionária Tokio da Nissan e Vivo Celular

Recentemente, passei por 2 "perrengues" com compras online, um na Submarino (que nem é tão recente) e outro com o Privalia.

Eu sou do tipo que gosta, conta para todos os conhecidos, mas se eu vejo alguma coisa errada, reclamo e faço valer os estudos de marketing, que algumas empresas estão precisando rever e estudar, "que comprovam que um cliente satisfeito faz um marketing positivo para aproximadamente 4 pessoas enquanto um insatisfeito faz um marketing negativo para no mínimo 11 pessoas"¹.

O do Submarino (1 das empresas da B2W - Cia. Global do Varejo) foi uma verdadeira novela (segundo o Procon eu ainda dei sorte, porque consegui resolver meu problema em "apenas" 45 dias. O prazo médio dos processos no Procon com a Submarino são de 2 a 3 meses).

Primeiro, me entregaram uma caixa enorme cheia de saquinhos de ar (aqueles para acomodar melhor o produto dentro da caixa) no lugar de um umidificador de ar comprado na época de ar muito seco e que chegou junto com as chuvas de primavera.

Um dos problemas é que eu nunca imaginei que tamanha má fé existisse e sempre autorizei que a portaria do prédio recebesse e assinasse os protocolos de entrega.

Foram 45 dias entrando em contato pelo SAC que dizia que o caso estava na Ouvidoria, mas a Ouvidoria do Submarino não atende chamadas, nos obrigando a aguardar, sem nenhum sinal de vida, o retorno deles.

Reclamações postadas aos montes no site Reclame Aqui, no Confiômetro do Ebit, por email direto para o Submarino, muito tempo gasto com atendentes mal educados, e o que funcionou mesmo foi a mensagem enviada para o quadro "Boca no Trombone" da Rádio Bandeirantes (recomendadíssimo, por sinal).

Impressionantemente, 24 horas após o envio da mensagem a pessoa da Ouvidoria do Submarino me ligou. Eu nem acreditei quando ela ligou. E eu não saberia que ela só estava retornando por conta da reclamação para a rádio, se ela não tivesse se entregado, toda miudinha, "você entrou em contato com a mídia, né... posso dizer que já entramos em contato e estamos dando atenção ao seu caso?". Eu ri.

3 dias depois desta ligação, finalmente, o umidificador chegou, inteiro e funcionando, com a nota fiscal com nova data, porque a garantia do produto é contada pela data da nota fiscal e aquela que veio com a caixa de ar já estava defazada em 45 dias!

Decidi trazer todos esses assuntos chatos, mas necessários, para o blog, porque fui surpreendida com um email marketing (autorizado por mim, porque nem todo email marketing é spam) do Privalia, dizendo que eu tenho um vale de R$5,00 na minha conta com prazo a expirar. Vale? Por quê? Hein?

Uns tempos atrás eles fizeram uma promoção para quem baixasse o app para smartphone e deram um vale, mas eu já usei, então, que vale? Acessei minha conta e lá está a descrição "vale por problemas na entrega da campanha da Zona Criativa". Isso é um vale de consolo? Um pedido de desculpas? Pode ser, mas vou ser bem sincera, não me fez feliz.

Daí vão dizer "agora você é quem está sendo chata"! Eu respondo que não e explico a razão.

Primeiro, eu nem sabia que tinha o vale à disposição e ainda que eu soubesse, depois da confusão que foi a última compra, eu não tenho coragem para comprar nada no site, já que eu descobri que eles colocam itens em quantidades pré determinadas para a venda (o que nos faz supor a existência de um estoque), mas sem ter os produtos da campanha de fato em estoque. Ou seja, a loja vende sem saber se vai ter para te entregar! Isso não me parece postura de empresa honesta.

Resumindo, compras no Privalia (sou adepta do "nunca diga nunca") só se eu estiver com instinto masoquista, porque conscientemente eu não quero me torturar tão cedo.

E aqui terminaria a historinha da semana não fosse um acréscimo de "causos", já que eu vou escrevendo o post ao longo da semana. Quando você pensa que não tem mais nada, as pessoas nos surpreendem... pena que seja no mal sentido.

Por que tem vendedor que acha que nos atender é como fazer um favor???

Não sei se eram os trajes (calça jeans, camiseta e tênis), se eu tenho cara de pobre, se ele viu o carro que eu tenho, mas concorda que tem gente que anda de terno e gravata, mas não tem onde cair morto? E ainda que fosse o caso, o vendedor não deveria pensar que se alguém entra numa loja, pode ser um cliente em potencial, e que venda é venda? Estou errada???

Enfim, entrei na concessionária Tokio, da Nissan, e fui atendida por um tal Diego. Fiquei é com inveja da mulher que estava na outra mesa, retirando o carro dela, mas com uma vendedora muito simpática. O meu consultor (como adoram inventar nome de função) tinha cara de quem foi forçado a ir trabalhar e, mais, obrigado a me atender contra todas as vontades dele.

Pontos negativos:
1 - Talvez eu esteja mal acostumada com a Honda, mas ele não me ofereceu o test drive, mesmo eu perguntando sobre o modelo, que na escala de 5 níveis, é o 2° melhor.
2 - Eu tive que perguntar tudo, porque ele não me apresentou o carro.
3 - Eu pedi um valor base de avaliação no meu carro e não fosse minha total insistência, ele não teria dado.
4 - Eu tive que pedir o cartão dele!

Nem vendedor de sapatos faz tão pouco caso de um possível comprador. Me impressionou a falta de vontade. Era quase como quem diz "eu sei que você não vai comprar meu carro, então não me faça perder meu tempo"... sendo que não havia mais ninguém além de mim e da mulher que estava retirando um carro que foi vendido por outra consultora.

Por fim (será?) um fato inusitado com a atendente da Loja Virtual da Vivo (celular). Estava precisando mudar meu plano para gastar menos na conta e pensei em aproveitar para trocar de aparelho... eis que a atendente, que falava com o mesmo linguajar de uma doméstica (e eu já conheci doméstica que fala melhor), me questionou "seu celular funciona?", ao que respondi "sim" e ela retrucou "então pra que você quer comprar outro aparelho?"!

Como assim??? Se eu digo que eu quero comprar, a vendadora não deveria pular de alegria e começar a me empurrar os modelos mais caros do catálogo???

Enfim, acabei indo para uma loja física e resolvendo meu problema num lugar onde tinha vendedores, dentro do meu conceito, normais!

Cada coisa...

¹ Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/cliente-insatisfeito-custa-mais-caro/23713/, mas o referido estudo encontra-se em qualquer livro de administração e marketing.
__________________________________ 


Aniversário do Imperador Akihito
 
A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social em conjunto com a Aliança Cultural Brasil-Japão, Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil e Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões do Brasil organizam anualmente a cerimônia em comemoração ao aniversário do Imperador Akihito do Japão, que completa 78 anos no dia 23 de dezembro.
 
A solenidade é aberta ao público e acontece anualmente nas dependências do Bunkyo, em frente aos quadros de pintura do casal imperial, de autoria do artista Takehiko Miyanaga, de 1974. 
 
Data: 7 de dezembro de 2011 (quarta-feira)
Horário: das 9 às 11h
Local: Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil - Rua São Joaquim, 381 - 9º andar - São Paulo/SP
Infos: 3208-1755 / contato@bunkyo.org.br
__________________________________ 

Natal Dez no Atelier Naomi Uezu

A proposta de Naomi Uezu, uma das idealizadoras do evento, é possibilitar que as pessoas possam criar seus próprios presentes e lembranças de natal em oficinas de artes de papel, como origami, oshi-ê, kirigami, washiê, vitriart, papel artesanal, cartonagem e encadernação. A participação nas oficinas dependem de inscrição prévia e seus valores variam de R$10,00 a R$70,00.

Para os que preferem comprar artesanato pronto, acontece no mesmo espaço um bazar com café. e amigo secreto.

Data: 09 e 10 de dezembro de 2011
Horário: das 9 às 20h
Local: Atelier Naomi Uezu - Rua Bertioga, 610 - São Paulo/SP (metrô Praça da Árvore)
Infos: 5078-6255 / naomikirigami@gmail.com / www.nataldez.wordpress.com

__________________________________


Tea Road - O caminho do chá

Este evento é a oportunidade para os amantes da cultura japonesa poderem imergir numa das mais tradicionais e emblemáticas cerimônias japonesas: a do chá.

Serão apresentados conceitos teóricos sobre o ritual, além da demonstração do cerimonial com a degustação de sete tipos de chá. A inscrição para participar deste evento é de R$150,00.

Data: 10 de dezembro de 2011 (sábado)
Horário: das 14 às 16h
Local: Centro de Chadô Urasenke do Brasil - R. São Joaquim, 381 - sala 44, São Paulo / SP
Infos: info@japanbrazilgroup.com / 5574-0045