9 de fevereiro de 2009

Rodízio de Sushi: Restaurante Yokozuna

A foto de mau-gosto ímpar, publicada na revista Época, que aponta o Yokozuna como melhor rodízio de sushi da cidade, não peca só pela imagem, mas pela escolha. 

Concordo que o atendimento é super simpático e a casa, apesar de pequena, é bem jeitosa, inclusive na decoração delicada. 

Os meus elogios vão para o corte do sashimi, realmente muito bem cortados e peixes de boa qualidade, e para o temaki de atum com tudo que se tem direito, feito com nori (folha de alga) muito bom. 

Razoáveis estavam também a anchova, o yakisoba, o guiozá e o misoshiru, que teria ficado melhor sem o aguê (massa de soja). 

O resto, é resto. O arroz do sushi está mais para um simples oniguiri (bolinho de arroz comum) de shirogohan (arroz branco típico japonês) do que para o verdadeiro niguirizushi. O único acerto do sushi é que eles não vem "comprimidos" como fazem as churrascarias e alguns lugares que vendem algo com o nome de sushi, ou seja, os do Yokozuna são macios e no tamanho certo para comer. 

O tarê (molho à base de shoyu adocicado) é excessivamente doce, o que estragou o temaki de skin (pele de salmão frito), e o shimeji vem excessivamente temperado e lambuzado, o que o torna enjoativo. Talvez seja para agradar o paladar brasileiro, que gosta de coisas mais temperadas, mas que fique claro que comida japonesa de verdade não é assim. 

Para beber, além de chá (comida japonesa pede chá), pedi uma caipirinha que era qualquer coisa, menos caipirinha. As frutas não foram socadas e, acho eu, esqueceram que tinham que colocar açúcar no preparo. Em compensação, o copo veio cheio de saquê. 

Veredito? Se você mora na região de Pinheiros, muito pertinho, não é de todo uma má opção, já que o preço é bom para um rodízio. Se você vai ter que se deslocar mesmo e quer comer um rodízio de verdade, vá até a Liberdade. É mais caro, mas pelo menos não é fingimento de comida japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário